23/11/2009
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Luciana Soares Muniz, Eliana Aparecida Carleto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Com esta aula os/as alunos/as poderão desenvolver a atenção, ampliar a competência para realizar cálculo mental e aumentar a capacidade de concentração, além de exercitar a capacidade de resolver as operações de adição, de subtração e de multiplicação.
Professor/a é preciso que os/as alunos/as já tenham desenvolvido a capacidade para resolver operações de adição, de subtração e de multiplicação.
Professor/a organize os/as alunos/as em grupos de 2 a 5 alunos, fornecendo para cada grupo um “kit” com os seguintes componentes:
1) Uma tabela, medindo 26 cm x 26 cm, conforme modelo abaixo.
2) 2 dados
3) Pinos de cores variadas e na quantidade exata de alunos/as no grupo
4) Recortes com imagens de cães e gatos, medindo 2 cm x 2 cm, conforme figuras abaixo.
Fonte: http://www.imagenscolorir.com/images/imagens-caes-colorir-h.gif
http://www.123colorir.com/paginasparacolorir/animais/gatos/1/images/chats_016.jpg
5) Pedaço de papel branco que poderá ser folha sulfite partida ao meio.
Feito os grupos, oriente os/as alunos/as para decidirem quem iniciará o jogo, o critério poderá ser aquele/a que tirar o menor número no dado.
O/A aluno/a que sortear o menor número no dado colocará sobre o tabuleiro, aleatoriamente, as fichas dos gatos e dos cachorros, com as ilustrações viradas para cima e jogará os dois dados, simultaneamente.
Os valores sorteados nos dados deverão ser multiplicados pelo/a jogador/a, assim: 6 x 2 = 12. O valor da multiplicação deverá ser encontrado na tabela e sobre ele deverá ser posto um pino. Em seguida passa a vez para o próximo/a jogador/a e assim, sucessivamente, até que todos/as realizem suas jogadas.
Quando todos/as jogadores/as estiverem na próxima rodada, os dados serão jogados novamente, porém a regra passa a ser a seguinte: o valor em que o pino se encontra deverá ser adicionado aos dois valores encontrados e multiplicados, ou seja, na primeira jogada o resultado da multiplicação foi 12, agora caíram os dados no 2 e no 4, o/a jogador/a andará 12 + 8 = 20. O pino então irá para a casa 20.
Quando o pião de qualquer jogador/a estiver em um local que tem a carta do gato deverá olhar o número indicado naquela ficha e andar o mesmo tanto de casas. Se ele estiver no 20 e caiu na casa cuja carta do gato valha 5, o/a jogador/a deverá caminhar com seu pino até a casa 25, porque 20 + 5 = 25.
Se cair no cão, movimenta-se para trás, a quantidade de casas indicada no cartão. Se estiver na casa 25 e na ficha do cão estiver o número 10, fará uma subtração: 25 – 10 = 15.
Vence o/a jogador/a que chegar primeiro ao número 100.
Professor/a, para os/as alunos/as do 1º ano do Ensino Fundamental de 9 anos, faça apenas operações de adição e de subtração. Para os/as alunos/as do 2º ano, forneça uma folha em branco para realizarem as operações que forem surgindo ao longo do jogo e para o/as alunos/as dos 3º e 4º anos oportunize-os/as a exploração do cálculo mental, ou seja, leve-os a exercitarem as operações mentalmente, sem o registro em folha de papel.
A avaliação deverá ser realizada em todas as etapas do processo de desenvolvimento da aula. O/A professor/a deverá ainda observar e registrar a capacidade de cada aluno/a em resolver as operações oportunizadas pelo jogo
Três estrelas 1 classificações
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21/11/2010
Três estrelasO jogo é muito interessante, e as sugestões sobre como usar com os alunos menores também são muito válidas, só não entendi muito bem a função dos gatos e cachorros. Acredito que deveremos largar as figuras em qualquer número do tabuleiro e quando o aluno chegar nesse número, por exemplo no 32 deverá somar mais 5 se for a carta do gato. Posso adaptar ao meu modo. Um abraço, Roberta.