Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os adjetivos e a emoção

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
Júlia Maria Cerqueira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Levar os alunos a desenvolverem a percepção dos estados, qualidades e características das pessoas e objetos (de todo substantivo, enfim), e, principalmente, a capacidade de expressá-los por meio dos adjetivos.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidades básicas de leitura

Estratégias e recursos da aula

Etapa 1:

PROFESSOR: Antes de iniciar as atividades propostas para esta aula, peça aos alunos que se reúnam em grupos (que podem ser de 3 ou 4 alunos) e observem as seguintes figuras. Depois de observar a expressão de cada uma, peça-os que para escolher uma palavra que caracterize o humor de cada uma delas. Exemplo: triste, feliz, apaixonado, etc.

1

2

3

4

5

6

7

8

10

11

12

13


PROFESSOR: Após essa etapa, ouça o que cada grupo escreveu sobre a primeira figura, depois o que escreveu sobre a segunda e assim sucessivamente. É importante ressaltar que cada grupo pode ter uma percepção diferente. Por isso, não há uma única resposta correta, desde que seja coerente com a figura.

Etapa 2:

PROFESSOR: Após essa atividade, comunique aos alunos que irão assistir a um episódio do programa “Sua língua”, apresentado pelo professor Pasquale sobre adjetivos. Se necessário, exiba o vídeo duas vezes.


O vídeo encontra-se disponível no Portal do Professor. O link para assistir ao vídeo é:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18841


Etapa 3:

PROFESSOR: Ainda em grupos, após assistirem ao vídeo, proponha as seguintes questões, que podem ser respondidas no caderno:

1) O que é um adjetivo?
PROFESSOR: Ao responder essa questão, observe se os alunos compreenderam que os adjetivos são palavras usadas para atribuir estado, qualidade ou característica às pessoas e às coisas (palavras que modificam, enfim, o substantivo).

2) Em qual situação social, mostrada no vídeo, vemos o uso efetivo dos adjetivos?
PROFESSOR: Nessa questão, explique aos alunos que os adjetivos são muito usados nas propagandas, ou seja, nos comerciais para ressaltar as qualidades dos produtos que estão sendo anunciados.

Etapa 4:

Nessa etapa, os alunos farão uma atividade em grupo em que eles empregarão o conceito aprendido. Peça-os para levar revistas ou recortes para a sala de aula. Eles deverão selecionar e recortar o maior número possível de imagens, para depois, em uma cartolina, colá-las e escreverem cinco adjetivos para cada imagem. Dessa forma, os alunos estarão treinando a percepção e a capacidade em expressar qualidade, estados e características às coisas e às pessoas. Depois de finalizada essa tarefa, exponha os trabalhos em um mural ou parede da escola, para que os alunos de outras turmas e séries os apreciem.

Avaliação

Os alunos poderão ser avaliados durante a realização da atividade anterior, na qual eles terão que dominar não só o conteúdo aprendido, como também saber usá-lo em uma situação real de comunicação.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.