30/11/2009
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Levar os alunos a desenvolverem a percepção dos estados, qualidades e características das pessoas e objetos (de todo substantivo, enfim), e, principalmente, a capacidade de expressá-los por meio dos adjetivos.
Habilidades básicas de leitura
Etapa 1:
PROFESSOR: Antes de iniciar as atividades propostas para esta aula, peça aos alunos que se reúnam em grupos (que podem ser de 3 ou 4 alunos) e observem as seguintes figuras. Depois de observar a expressão de cada uma, peça-os que para escolher uma palavra que caracterize o humor de cada uma delas. Exemplo: triste, feliz, apaixonado, etc.
PROFESSOR: Após essa etapa, ouça o que cada grupo escreveu sobre a primeira figura, depois o que escreveu sobre a segunda e assim sucessivamente. É importante ressaltar que cada grupo pode ter uma percepção diferente. Por isso, não há uma única resposta correta, desde que seja coerente com a figura.
Etapa 2:
PROFESSOR: Após essa atividade, comunique aos alunos que irão assistir a um episódio do programa “Sua língua”, apresentado pelo professor Pasquale sobre adjetivos. Se necessário, exiba o vídeo duas vezes.
O vídeo encontra-se disponível no Portal do Professor. O link para assistir ao vídeo é:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18841
Etapa 3:
PROFESSOR: Ainda em grupos, após assistirem ao vídeo, proponha as seguintes questões, que podem ser respondidas no caderno:
1) O que é um adjetivo?
PROFESSOR: Ao responder essa questão, observe se os alunos compreenderam que os adjetivos são palavras usadas para atribuir estado, qualidade ou característica às pessoas e às coisas (palavras que modificam, enfim, o substantivo).
2) Em qual situação social, mostrada no vídeo, vemos o uso efetivo dos adjetivos?
PROFESSOR: Nessa questão, explique aos alunos que os adjetivos são muito usados nas propagandas, ou seja, nos comerciais para ressaltar as qualidades dos produtos que estão sendo anunciados.
Etapa 4:
Nessa etapa, os alunos farão uma atividade em grupo em que eles empregarão o conceito aprendido. Peça-os para levar revistas ou recortes para a sala de aula. Eles deverão selecionar e recortar o maior número possível de imagens, para depois, em uma cartolina, colá-las e escreverem cinco adjetivos para cada imagem. Dessa forma, os alunos estarão treinando a percepção e a capacidade em expressar qualidade, estados e características às coisas e às pessoas. Depois de finalizada essa tarefa, exponha os trabalhos em um mural ou parede da escola, para que os alunos de outras turmas e séries os apreciem.
Os alunos poderão ser avaliados durante a realização da atividade anterior, na qual eles terão que dominar não só o conteúdo aprendido, como também saber usá-lo em uma situação real de comunicação.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/07/2015
Cinco estrelasgostei muito,quando na verdade aproveita o conhecimento que o educando já desenvolveu.
13/04/2011
Quatro estrelasmuito bom!!
04/08/2010
Cinco estrelasMagnífica a aula. No cotidiano da escola nos perdemos em meio a gramática e não observamos o quanto podemos traze-la para bem perto do aluno. Trabalhar os adjetivos a partir das emoções foi ótimo.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente atividade, eficaz e ao mesmo tempo dinamizada, o que propõe ao aluno uma interação e boa vontade ao realizá-la.