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A Democracia e o Quarto Poder

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Adriana Monferrari Amorim
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
A responsabilidade do cidadão e o papel da mídia no regime democrático.
Duração das atividades
aproximadamente 03 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Revoluções Francesa e Industrial.
Estratégias e recursos da aula
                   

ROTEIRO DA AULA

Apresente o seguinte texto para os alunos:

"O sufrágio é o poder de voto dos cidadãos, dentro de uma ordem democrática. A história do sufrágio começa entre os gregos atenienses, durante o período da democracia de Péricles (século V a.C.). O governo democrático dos gregos era exercido na ágora (palavra grega para praça pública), onde os cidadãos homens, maiores de vinte e um anos, escolhiam, mediante sorteio, os indivíduos que ficariam responsáveis pelos negócios do governo, formando a eclesia. A democracia em Atenas durou cerca de um século, sendo substituída pela monarquia.

http://www.guiageo-europa.com/mapas/mapa/europa-politico.gif

Na modernidade, a democracia foi reinventada no século XVIII, com as revoluções burguesas, ganhando corpo a partir da Revolução Francesa (1789) e da Guerra de Independência dos Estados Unidos (1776). O sufrágio foi sendo gradativamente estendido ao povo, originalmente restringido a participação de mulheres e de negros, ao longo do século XX, na busca pelo reconhecimento desses cidadãos.

No Brasil, com a Constituição de 1988, o voto passou a ser um direito dos maiores de 16 anos, sem distinção de raça, gênero, opção religiosa ou classe social."

Depois de ler o texto e localizar no mapa onde está a Grécia, pois é importante que o aluno tenha também uma visão espacial geográfica do que está sendo abordado, apresentar a charge a seguir:

SUGESTÃO DE CONSULTA:

http://radioloandafm.files.wordpress.com/2008/03/charge-cidadao-e-politico.jpg

http://lh4.ggpht.com/molotov.coquetel/SJbx8JxR6NI/AAAAAAAADL4/8CbcoQQKpTU/charge_171%5B3%5D.jpg

ATIVIDADE

Esta charge e atividade foram retiradas do livro "DEZ LIÇÕES DE SOCIOLOGIA para um Brasil cidadão" de Gilberto Dimenstein, Marta M. Assumpção Rodrigues e Alvaro Cesar Giansanti, editora FTD:

(O professor deverá avaliar a melhor forma de aplicar esta atividade em razão do desempenho da turma, ou seja, ficará a critério do Professor a forma de aplicação da atividade: em forma de exercício escrito e depois comentado ou em forma de debate em que todos participem oralmente sem registro).

1 - De acordo com a charge, quais foram os critérios que a Graúna usou para escolher seu candidato?

2 - Em razão da decisão da Graúna, pode-se dizer que ela priorizou a esfera pública? Por quê?

3 - Caso esse candidato seja eleito, esses motivos contribuiriam para a legitimação do governante no poder em um regime democrático? Justifique.

4 - Que relação, com base na tirinha, pode-se estabelecer entre o fato de a Graúna ser analfabeta e os motivos que a levaram a escolher esse candidato? Explique.

5 - Qual é a resposta da Graúna ao ser questionada ("não é assim que se vota")? Sua afirmação condiz com o processo histórico eleitoral brasileiro? Justifique.

PROBLEMATIZANDO

Agora, convide os alunos a refletirem sobre o seguinte texto:

"Entre os poderes instituídos na organização do Estado, é comum a inserção da mídia co mo uma espécie de 'quarto poder' - complementar ao executivo, ao l egislativo e ao judiciário. Essa associação decorre do fato de a imprensa se colocar como porta-voz da opinião pública, muitas vezes exercendo não apenas uma função informativa, mas também formativa dessa opinião. Em bora seja usual o di scurso de que os mei os de comunicação apenas 'informam' a população , uma leitura atenta desses veículos mostra que é comum que eles venham carregados de um ponto de vista que chega diretamente ao leitor.

Nesse sentido, é importante encarar a mídia como mais do que apenas um modo de se manter atualizado. Os jornais, as revistas, os sites e a televisão são escritos por pessoas e instituições que pensam a realidade social de uma determinada maneira. E a questão é mais complicada do que parece: grande parte dos veículos de comunicação são de propriedade privada, considerados negócios lucrativos. No entanto, o jornalismo é um serviço de utilidade pública, que deveria, em tese, servir aos interesses comuns. Como, então, resolver esse impasse?"

A proposta é:

1ª ETAPA

► Durante uma semana, cada aluno deverá recolher notícias relacionadas aos acontecimentos políticos brasileiros e/ou de sua cidade, em jornais, revistas, sites e telejornais.

► Variar as agências de notícias, evitando escolher programas e publicações de uma mesma empresa.

► Não esquecer que o tema é política e democracia.

2ª ETAPA

► Cada aluno deverá fazer um fichamento das notícias que coletou (uma espécie de ficha na qual deverá registrar as ideias principais de artigos e reportagens organizadas em tópicos). O importante é elencar questões como:

- qual é o tema da reportagem?

- a qual acontecimento ela se refere?

- o que aconteceu?

- quando? Onde? De que maneira?

- quem são os personagens envolvidos?

- há diferentes versões do mesmo fato?

- há indícios que mostram que o autor da reportagem é tendencioso?

- há neutralidade? Como isto pode ser verificado?

3ª ETAPA

► Na semana seguinte, reúna os alunos em grupos de quatro ou cinco pessoas.

► Comparem os fichamentos com mesmo tema: semelhaças e diferenças.

► Registre, por grupo, a resposta à seguinte pergunta: É possível, com base nessa experiência, concluir que a mídia traz, de alguma maneira, os olhares de jornalistas e instituições?

REFERÊNCIAS

DIMENSTEIN, Gilberto, RODRIGUES, Marta M. Assumpção e GIANSANTI, Alvaro Cesar.  Dez lições de sociologia para um Brasil cidadão.  São Paulo: FTD, 2008.

Recursos Complementares

Para trabalhar em outra perspectiva sobre a democracia e o quarto poder recomendamos os filmes "Milk" ou "A Grande Ilusão", ou o documentário "A História Oculta do 3º Reich":

http://baixae.com/filme-milk-a-voz-da-igualdade-2008-download/

http://baixarofilme.net/a-grande-ilusao-dublado/

http://cine-anarquia.blogspot.com/2009/07/documentario-historia-oculta-do-3-reich.html

Avaliação

Cada grupo deverá preparar uma apresentação para a classe sobre a abordagem do tema escolhido na imprensa.

A apresentação deverá ser feita por grupo e os comentários sobre as matérias e reportagens deverão apontar as semelhanças e diferenças entre elas.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 2/3 - 66.67%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniões

  • Dilma Tavares, Escola Estadual Dom Carlos Coelho , Pernambuco - disse:
    dilmasilva56@yahoo.com

    16/06/2012

    Cinco estrelas

    Atividade excelente para reflexão sobre poder e democracia. Adorei!!!!!


  • marly , EEEP Maria Jose Medeiros , Ceará - disse:
    marly.salves@yahoo.com.br

    17/07/2011

    Três estrelas

    O aluno do ensino medio muitas vezes esta desmotivado, na aula apresentada o uso da charge favorece a curiosidade do aluno, a busca pela pesquisa ajuda o aluno a busca por mais informações tornando-o responsavel pela coleta de um bom material. Gostei bastante. Parabéns


  • Gabriel B Fontan, EMEFM Antônio Alves Veríssimo , São Paulo - disse:
    gbfontan@hotmail.com

    13/04/2010

    Três estrelas

    Boa montagem de aula, não fugiu de um roteiro um tanto tradicional mas é uma perpectiva interessante de trabalho.


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