07/12/2009
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Através do desenho do mapa da escola o aluno irá desenvolver a atenção, o gosto artístico e a criatividade, bem como a imaginação e a capacidade para análise e síntese das partes de um todo.
Não há necessidades de conhecimentos prévios.
Dica: Antes de começar esta aula, sugiro ao professor de Educação Física conversar com o professor de Desenho Geométrico da turma, para saber o que eles estão trabalhando nas aulas, e se com isso ele poderá ser um pouco mais exigente com o desenho dos mapas. Também poderá perguntar ao professor de Desenho, se ele tem alguma dica para esse trabalho que será feito com a turma.
O professor iniciará a aula explicando aos alunos que uma das principais “ferramentas” da corrida de orientação é o Mapa, e que sem ele não teria como praticar esse esporte. Em seguida, será pedido que cada aluno desenhe em uma fola de papel A4 um mapa da escola, e para isso, eles terão vinte minutos para circular pela escola e analisar alguns detalhes considerados importantes por eles. O desenho deverá ser livre e cada aluno utilizará os recursos que desejar: lápis preto, lápis colorido, régua, etc.
A idéia desta primeira atividade será o exercitar o desenho do aluno com um objetivo claro. Todos sabem que o desenho é um recurso gráfico que as crianças usam com freqüência e naturalidade, daí a idéia de explorar essa familiaridade que elas têm com essa atividade. A proposição de desenho, embora livre, será a mesma para todos, ou seja, o desenho de um mapa da escola. O objetivo é verificar quais os recursos gráficos usados pelos alunos para representar a escola e como eles são usados.
Após a confecção dos mapas, os alunos irão marcar, com um círculo no mapa, o seu lugar preferido e o lugar que menos freqüenta na escola. Depois cada aluno escolherá um colega e trocará de mapa com ele. Em seguida, o professor perguntará a cada aluno se eles identificaram os locais da escola que foram marcados pelos colegas no mapa desenhados por eles.
No final da aula o professor recolherá os mapas dos alunos e perguntará quais foram as maiores dificuldades encontradas por eles para confecciona um mapa. E para encerrar, o professor colocará para turma que na próxima aula ele mostrará outros tipos de mapas e apresentará também um mapa específico da corrida de orientação.
Sites: Clube de orientação da UFRJ: http://www.eefd.ufrj.br/coufrj
Federação de Orientação do Rio de Janeiro: http://www.forj.com.br/
Orientação.Net: http://www.orientacao.net
No final da aula o professor irá fazer alguns questionamentos:
a) O que foi mais difícil para confeccionar o mapa?
b) O que foi mais fácil na hora de desenhar o mapa?
c) Alguém utilizou algum símbolo para representar um objeto específico?
d) Alguém fez algum cálculo na hora de construir o mapa?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!