Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aula 2: Introduzindo o mapa na aula de corrida de orientação

 

07/12/2009

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através do desenho do mapa da escola o aluno irá desenvolver a atenção, o gosto artístico e a criatividade, bem como a imaginação e a capacidade para análise e síntese das partes de um todo.

Duração das atividades
50 min/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Dica: Antes de começar esta aula, sugiro ao professor de Educação Física conversar com o professor de Desenho Geométrico da turma, para saber o que eles estão trabalhando nas aulas, e se com isso ele poderá ser um pouco mais exigente com o desenho dos mapas. Também poderá perguntar ao professor de Desenho, se ele tem alguma dica para esse trabalho que será feito com a turma.

O professor iniciará a aula explicando aos alunos que uma das principais “ferramentas” da corrida de orientação é o Mapa, e que sem ele não teria como praticar esse esporte. Em seguida, será pedido que cada aluno desenhe em uma fola de papel A4 um mapa da escola, e para isso, eles terão vinte minutos para circular pela escola e analisar alguns detalhes considerados importantes por eles. O desenho deverá ser livre e cada aluno utilizará os recursos que desejar: lápis preto, lápis colorido, régua, etc.

A idéia desta primeira atividade será o exercitar o desenho do aluno com um objetivo claro. Todos sabem que o desenho é um recurso gráfico que as crianças usam com freqüência e naturalidade, daí a idéia de explorar essa familiaridade que elas têm com essa atividade. A proposição de desenho, embora livre, será a mesma para todos, ou seja, o desenho de um mapa da escola. O objetivo é verificar quais os recursos gráficos usados pelos alunos para representar a escola e como eles são usados.

Após a confecção dos mapas, os alunos irão marcar, com um círculo no mapa, o seu lugar preferido e o lugar que menos freqüenta na escola. Depois cada aluno escolherá um colega e trocará de mapa com ele. Em seguida, o professor perguntará a cada aluno se eles identificaram os locais da escola que foram marcados pelos colegas no mapa desenhados por eles.

No final da aula o professor recolherá os mapas dos alunos e perguntará quais foram as maiores dificuldades encontradas por eles para confecciona um mapa. E para encerrar, o professor colocará para turma que na próxima aula ele mostrará outros tipos de mapas e apresentará também um mapa específico da corrida de orientação.

Recursos Complementares

Sites: Clube de orientação da UFRJ: http://www.eefd.ufrj.br/coufrj
         Federação de Orientação do Rio de Janeiro: http://www.forj.com.br/
         Orientação.Net: http://www.orientacao.net

Avaliação

No final da aula o professor irá fazer alguns questionamentos:
a) O que foi mais difícil para confeccionar o mapa?
b) O que foi mais fácil na hora de desenhar o mapa?
c) Alguém utilizou algum símbolo para representar um objeto específico?
d) Alguém fez algum cálculo na hora de construir o mapa?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.