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Aula 3: Conhecendo o mapa de orientação

 

07/12/2009

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar e reconhecer as particularidades de um mapa da corrida de orientação.

Aprender a traçar rotas de um ponto a outro, calculando as distâncias e o caminho mais seguro, tanto no mapa de orientação como num mapa rodoviário.

Duração das atividades
50 min/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Dica: Antes de começar esta aula, sugiro ao professor de Educação Física conversar com o professor de Geografia da turma, para saber se eles já trabalharam com mapas nas aulas, e se com isso, o professor poderá ser um pouco mais exigente com alguns detalhes dos mapas. Também poderá perguntar ao professor de Geografia, se ele teria algum mapa para enriquecer esta aula e se ele tem alguma dica para esse trabalho que será feito com a turma.

Dica: O professor poderá achar o mapa de orientação no site da federação de orientação do rio de janeiro: www.forj.com.br

O professor iniciará a aula explicando aos alunos que existem diferenças entre os vários tipos de mapas, e que cada um tem seus objetivos e suas características particulares. Em seguida, o professor dividirá a turma em grupos de seis alunos e distribuirá três tipos diferentes de mapas: um mapa de orientação, um mapa rodoviário e um mapa Político do Brasil ou Mundial. Cada grupo terá que identificar e anotar numa folha de papel, características comuns e incomuns dos três mapas distribuídos. Dependendo dos mapas utilizados pelo professor, temos como características comuns as escalas e as legendas, como características incomuns no mapa de orientação temos: cores diferenciando vegetação, hidrografia e construções; trilhas; curvas de nível; marcação de organização; cupinzeiro; objetos especiais. Depois o professor perguntará a cada grupo quais foram às características semelhantes e diferentes encontradas por eles.

Exemplo de um mapa de orientação

Fonte: www.forj.com.br

Na próxima atividade, o professor irá trabalhar um detalhe importante para manipular qualquer tipo de mapa, que são as Escalas dos Mapas. Com isso ensinará aos alunos, como calcular quantos metros ou quilômetros equivalem cada centímetro do mapa. Em seguida, distribuirá dois tipos de mapas, sendo um rodoviário e um de orientação. Depois de distribuído os mapas o professor escolherá uma rota de cada mapa e pedirá que os alunos calculem quantos metros ou quilômetros têm essa rota, e quais são as rotas mais rápidas e as mais seguras.

Exemplo de parte de um mapa rodoviário

Fonte: http://www.clickmarilia.com/cidade_marilia/mapa_rodoviario.gif

Por fim, o professor explicará aos alunos que os atletas de corrida de orientação olham a escala do mapa e medem quantos centímetros tem de um ponto a outro e depois calculam quantos metros eles vão ter que percorrer até chegar ao ponto, os atletas calculam essa distância através do passo duplo (cada dois passos representam um passo duplo), eles sabem quantos passos duplos dão a cada cem metros e assim calculam as distâncias.

No final da aula o professor reunirá a turma para fazer uma avaliação da aula.

Recursos Complementares

Sites: Clube de orientação da UFRJ: http://www.eefd.ufrj.br/coufrj
         Federação de Orientação do Rio de Janeiro: http://www.forj.com.br/
         Orientação.Net: http://www.orientacao.net

Avaliação

No final da aula o professor reunirá a turma e fará algumas perguntas para testar o conhecimento da turma sobre o assunto tratado na aula.
Perguntas:
a) quais são os tipos de mapas existentes trabalhados na aula?
b) quais são as semelhanças e diferenças de um mapa de orientação com os outros mapas?
c) para que serve a escala do mapa?
d) o que representa o passo duplo na corrida de orientação?

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