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As organizações sindicais

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Adriana Monferrari Amorim
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da SIlva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Quais são as características e funções dos sindicatos no Brasil.

Duração das atividades
aproximadamente 02 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Para trabalhar com o tema "organizações sindicais", consulte, com os alunos, os seguintes endereços:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sindicatos

http://www.sindicato.com.br/sbrasil.htm

http://buenoecostanze.adv.br/index.php?option=com_content&task=view&id=5658&Itemid=78

https://www.icesi.edu.co/ret/documentos/Ponencias%20pdf/448.pdf

http://www.portalms.com.br/noticias/Sindicato-do-ABC-faz-50-anos-com-bandeiras-trabalhistas-e-politicas/Brasil/Geral/35320.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:1245MC0356.jpg

http://stream.agenciabrasil.gov.br/media/imagens/2007/04/10/1050RP0028.image_materia_horizontal.jpg

Com base na leitura dos textos das referências acima e pesquisas feitas em outras fontes, questionar os alunos:

1 - O que são sindicatos?

2 - Qual é a função dos sindicatos no Brasil?

3 - Quantas organizações sindicais existem no Brasil, hoje?

4 - Quem são os presidentes dos sindicatos?

5 - Por que o sindicato dos metalúrgicos ficou famoso?

6 - Qual é a palavra de ordem dos sindicatos para forçar as negociações?

7 - Quais foram as ocasiões em que o governo atendeu a 100% das reivindicações?

Nesta atividade, o Professor pode dividir a turma ao meio, por sorteio. Isto é, escreva o nome de todos os alunos em pequenos pedaços de papel, dobre-os e sorteie um papel para cada grupo. Os integrantes sorteados para o grupo 1 irão representar o Estado; e os integrantes sorteados para o grupo 2 irão representar o "sindicato dos alunos". 

► os grupos deverão determinar a função de cada integrante. Por exemplo, o Estado deverá ser composto, no mínimo, pelos seguintes personagens: 1 presidente da república, 1 ministro da educação, 1 secretário (que irá redigir a ata da reunião com os sindicalistas), 1 professor e 1 juiz. O Sindicato deverá ser composto, no mínimo, pelos seguintes membros: 1 presidente do sindicato, 1 chefe de departamento (que acompanha de perto os problemas dos alunos), 1 secretário (que também irá redigir a ata da reunião com o Estado), 1 aluno e 1 advogado ( que irá ler as reivindicações dos alunos).

► os integrantes, de ambos os grupos, que excederem a este número de cargos, irão fazer parte do corpo de jurado, votando a decisão que o Estado i rá tomar mediante o que for apresentado pe las partes na reuniã o entre o Estado e o Sindicato dos aluno s. Porém, estes integr antes excedentes deverão participar das discussões do seu respectivo grupo de origem. É conveniente, nesta etapa de construção dos grupos, que os alunos pesquisem o papel e a função de cada personagem do grupo, desde o Presidente até os jurados.

► agendar com os alunos a preparação dos textos das reivindicações e da defesa do Estado. Ou seja, o Sindicato deve apresentar a proposta e sua justificativa (o que os alunos querem e o porque), e o Estado deve apresentar a sua contra-proposta e justificativa (porque a recusa dos pedidos do sindicato e sua última proposta).

► agendar a apresentação da reunião entre Sindicato e Estado.

► primeiro, o GRUPO 2 apresenta as reivindicações por escrito ao presidente da República e oralmente a todos.

► depois, o GRUPO 1 se reúne, à parte (em outro lugar por 5 minutos), e volta para deliberar a decisão do Estado em público e por escrito ao presidente do sindicato.

► os jurados, depois de ouvirem as duas partes, se reúnem (em outro lugar por 5 minutois) para votar a favor ou contra o Estado - se vão aceitar, ou não, a decisão do Estado em face às reivindicações do sindicato. Se votarem contra, o Estado terá que abrir mais concessões às reivindicações até que o voto dos jurados seja a seu favor.

► quem fala pelo sindicato é o advogado, quem fala pelo Estado é o Ministro da Educação e quem fala pelos jurados é o juiz.

Uma vez a reunião (trabalho) agendada, o Professor poderá, no dia marcado, auxiliar na organização das apresentações e deliberações à parte.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar a apresentação do trabalho em sala de aula apontando os problemas e soluções que os alunos encontraram para estabelecerem o acordo entre as partes. Ressaltar a função dos jurados enquanto cidadãos e trabalhadores no processo de decisão do Estado.

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