Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O texto informativo: leitura e compreensão

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
Joseli Rezende Thomaz
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Tavela Weitzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Possibilitar a leitura do texto em busca da identificação de informação, bem como, permitir a leitura e a interpretação de dados apresentados em tabela. Desenvolver a habilidade de escrever e apresentar oralmente textos informativos.

Duração das atividades
3horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As atividades foram elaboradas para alunos do 6° ano do ensino fundamental que já tenham certa autonomia na leitura e escrita de textos.

Estratégias e recursos da aula

Primeira etapa

Professor:  inicie a aula conversando com os alunos sobre a principal recomendação da Organização Mundial de Saúde no combate à gripe suína: o hábito de lavar as mãos com água e sabão e a utilização de álcool gel. Diante do crescimento do consumo deste produto e das polêmicas sobre a eficácia do álcool, convide os alunos para fazerem a leitura silenciosa do texto O teste do gel publicado na Revista Veja, Edição 2132 / 30 de setembro de 2009.

Professor: leve, se possível, a revista em que o texto foi publicado para que os alunos comparem a apresentação do texto original com a apresentação do texto que lhes foi fornecida. Chame a atenção para o fato de que o texto será dividido em duas partes para o trabalho em sala de aula a fim de orientar o aluno para uma melhor sequência na leitura dessas duas partes do texto.

Em seguida, peça a alguns alunos para fazerem a leitura em voz alta da primeira parte do texto.

O teste do gel

Anna Paula Buchalla

Ele já era quase um item obrigatório na bolsa das mães de crianças pequenas – que vivem com as mãos sujas, caem e se machucam o tempo todo. Desde abril, com a disseminação da gripe A no Brasil, o gel antisséptico está praticamente em todo lugar: na pia do banheiro, na porta de entrada das escolas, na mesa do escritório, nos toaletes dos shoppings e por aí vai.


           Com uma concentração de álcool em torno de 70%, o gel é capaz de matar os vírus e bactérias dos ambientes onde circulamos no dia a dia. Isso inclui os causadores de resfriados e gripes, como o temido vírus influenza do tipo A. A exceção são vírus e bactérias de ambiente hospitalar, mais resistentes. A pedido de VEJA, o laboratório Microbiotécnica comparou a capacidade antibacteriana de quatro marcas muito vendidas de gel antisséptico. O resultado: "Um antisséptico só tem o alcance esperado, ao redor de 90%, se as mãos estiverem limpas", diz o biomédico Roberto Figueiredo, que conduziu o teste. De acordo com os resultados, lavar as mãos é, em geral, mais eficiente do que espalhar o gel (aliás, os fabricantes fazem questão de deixar claro que o antisséptico não substitui a lavagem das mãos). Ou seja, ele se torna realmente útil nos locais onde não há água e sabão. O ideal, sem que isso se transforme num ritual obsessivo-compulsivo, é que as duas providências sejam combinadas nas situações de maior exposição à sujeira. Entre as bactérias mais perigosas que podem ser encontradas nas mãos, está o Staphylococcus aureus, que teve uma medição isolada no teste encomendado pela revista. "Quando entra em contato com cortes e outros ferimentos, o Staphylococcus aureus é causa comum de infecções purulentas", diz a microbiologista Rita de Cássia Salomão, diretora técnica do Microbiotécnica.

gel

teste

Professor: após a leitura da primeira parte do texto discuta oralmente com os alunos algumas questões:

1) Qual é o título e o autor do texto?
2) Onde o texto foi publicado?
3) Qual é o assunto do texto?
4) Explique o significado da expressão “E por aí vai” empregada no início do texto.

Professor: A partir dessa conversa realizada com os alunos, proponha-lhes a tarefa escrita abaixo:

I ) Responda às questões propostas:


1) Qual é a intenção comunicativa do autor do texto?
2) O texto inicia com a frase “Ele já era um item obrigatório na bolsa das mães de crianças pequenas”. Quem é “Ele” utilizado no trecho acima?
3) Explique com suas palavras como foi realizado o teste do uso do álcool gel?
4) Por que as aspas foram utilizadas no trecho a seguir: “O re sultado: "Um antissé ptico só tem o alcance esperado, ao redor de 90%, se as mãos estiverem limpas", diz o biomédico Roberto Figueiredo, que conduziu o teste.”
5) Explique com as suas palavras a diferença entre os testes 1, 2 e 3?


Segunda etapa

Professor: após a leitura da primeira parte da matéria, selecione alguns alunos para fazerem a leitura em voz alta da segunda parte do texto. Antes de iniciá-la,  solicite aos alunos que observem atentamente a tabela apresentada. Pergunte lhes quantas marcas de gel foram analisadas.


Texto II

Resultados dos testes de limpeza das mãos

tabela

quadro

Fonte: http://veja.abril.com.br/300909/teste-gel-p-158.shtml

Professor: a partir da leitura do texto e análise da tabela apresentada, proponha a resolução das atividades escritas abaixo:


1) Qual foi o gel com maior eficácia na redução de bactérias totais apresentadas no primeiro teste?
2) Qual foi o gel com menor eficácia na redução da bactéria staphilococcus aureus no segundo teste?
3) Qual foi o gel com maior eficácia na redução de bactérias totais no terceiro teste?
4) Quais as desvantagens do uso constante do gel?
5) A partir dos resultados dos testes o que foi possível verificar?
6) Qual a melhor maneira para o uso de usar do álcool gel em crianças menores de 6 anos.

Avaliação

Professor: divida a turma em pequenos grupos e proponha-lhes a realização de uma pesquisa sobre o hábito de lavar. Construa com os alunos o questionário que servirá de base para a pesquisa e, em seguida, combine o número de participantes que cada grupo entrevistará. Explique-lhes que cada grupo apresentará o resultado da pesquisa para toda a classe através de uma tabela, bem como entregará ao professor um texto informativo escrito com os resultados coletados. Sugira alguns parâmetros para compor a tabela.
1) Quantas vezes ao dia você lava as mãos?
2) Você tem o hábito de lavar as mãos antes das refeições?
3) O local onde você trabalha ou estuda oferece as condições necessárias para você tomar essa medida de higiene?
4) Você utiliza sabão para lavar as mãos ? Com que frequência?
5) Você utiliza álcool gel para higienizar as mãos?
6) A propagação da Gripre A mudou alguma coisa nos seus hábitos de higiene?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 7/10 - 70%
  • Quatro estrelas 3/10 - 30%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maryângela Trindade, Escola Municipal josè Rebouças Leite , Bahia - disse:
    meurytrindade@hotmail.com

    17/10/2010

    Quatro estrelas

    Achei muito bom este texto. Amanhã mesmo aplicarei na minha sala.Valeu mesmo...


  • Susanna de A. Borghi, C E CONSELHEIRO JOSINO , Rio de Janeiro - disse:
    saborghi@terra.com.br

    01/09/2010

    Quatro estrelas

    Trabalhar com textos é sempre prazeiroso. A aula tá bem elaborada. Ele pode ser aproveitado também para se trabalhar Matemática e Ciências.


  • anynha, estadual... , Ceará - disse:
    anynhalegal@hotmail.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    amei essa materia,,´ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii


  • Amanda, amanda , Ceará - disse:
    amandakelly109@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    otimo


  • camila, monsenhor tabosa , Ceará - disse:
    mila_moreninha@yahoo.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ameeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii tudoooooooooooooo


  • susu, murilo serpa , Ceará - disse:
    susugatonahhhhh@yahoo.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii..


  • suenia, monsenhor tabosa , Ceará - disse:
    suenia-sousa@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    adorei tudo isso..................................


  • ana celya, monsenhor tabosa , Ceará - disse:
    anynhalegal@hotmail.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    amei essa aula..............................


  • anynha, Escola de Ensino Fundamental e Medio Monsenhor Tabosa , Ceará - disse:
    anynha@hotmail.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    na minha opnioa essa aula foi muito importante porque todos nos aprendemos um pouco mais sobre essa materia.................................................beijosssssssssssssssssssss


  • karine, karine , Ceará - disse:
    an@karine.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    otimo


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.