Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Rap e o Repente

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Juliana Gomes de Souza Dias

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta Rosangela Menta Mello Antonio Augusto da Silva Dias Neto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • analisar as relações que existem entre o rap e o repente, duas manifestações diversas, mas com muito em comum;
  • valorização da cultura popular brasileira;
  • gravar áudio para publicar na internet.
Duração das atividades
03 a 05 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • músicas de conjuntos de rap nacionais ou internacionais.
Estratégias e recursos da aula

Objetivos específicos:

  • identificar as relações que existem entre o rap e o repente;
  • confrontar os temas abordados nas letras de rap nacionais e internacionais;
  • confrontar também os temas das letras de rap com as letras de repente;
  • criar um rap ou um repente.

Prática social inicial do conteúdo:

O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre quais são suas bandas preferidas de rap, caso algum aluno não goste de rap, o professor deve perguntar se ele conhece alguma banda e instiga-lo a responder por que não gosta do gênero musical.

Instrumentalização/desenvolvimento

Aula 01: Repente é o Rap do sertão?

Após essa discussão inicial, o professor deve apresentar o texto extraído da revista Bravo nº 147, p. 15-16,  disponível no em: http://bravonline.abril.com.br/conteudo/musica/emicida-nossa-aposta-510156.shtml

undefined

Essa é uma reportagem sobre o “Emicida”, Leandro Roque de Oliveira, de 24 anos, um novo talento do cenário do Rap de São Paulo que faz uma relação interessante entre o rap e o repente, além de apresentar suas influências, que vão de Racionais MC’s a Xuxa, passando pelos grupos de pagode dos anos 90, cultos evangélicos e macumba.

Segue o endereço do Emicida no Myspace: http://www.myspace.com/emicida

Atenção professor! Seria interessante que esse texto fosse disponibilizado para os alunos lerem de maneira individual. Também enriqueceria a discussão se fosse disponibilizado o áudio de alguma música do cantor depois da leitura, sugerimos apresentar a música e a letra de “Triunfo”.

Voltando ao que foi dito na reportagem da revista Bravo, dando ênfase à relação que o Emicida faz entre o Rap e o Repente, apresente aos alunos o recurso “Poetas do Repente”. O professor deve provocar os alunos a perceberem a relação proposta por Emicida entre o Rap e o Repente quanto à improvisação.

Poetas do repente

Portal do Professor. Poetas do repente. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=715 Acesso em 16 de Nov. de 2009.

Depois da experiência com a música, a letra, o texto da revista Bravo e o recurso, o professor deve pedir para que os alunos produzam um texto relacionando esse conteúdo com o que eles pensam sobre o Rap em seu contexto cultural (no contexto cultural de cada aluno) e o que eles pensam da relação estabelecida por Emicida entre o Rap e o Repente.

Aula 02: Criando uma rima

Com base nas discussões levantadas na aula anterior, o professor deve fazer uma recapitulação dos principais elementos identificados pela turma sobre o Rap e o Repente.

Os alunos nessa aula irão formar pequenos grupos para a criação de um Rap ou um Repente. Fica a critério de cada grupo a escolha do ritmo. Lembrando que a rima é parte integrante de ambos os gêneros.

Depois de criado o texto, os alunos deverão gravar suas músicas. Para isso o professor deve reservar um gravador.

Atenção professor! Talvez sejam necessárias duas ou mais aulas para essa atividade, pois além da criação da letra, haverá a gravação e a edição desse material para publicação na web. Como gravador pode ser utilizado aparelho de MP3, Pendrive (que tenha essa função), aparelhos de celular e o computador.

Aula 03: Apresentação dos resultados

Os grupos deverão publicar suas músicas em um blog, ficando disponível para todos acessarem sua produção cultural.

Atenção professor! Se houver a possibilidade, os alunos podem também fazer um diário da produção no blog, relatando seu processo, seu desempenho e suas dificuldades na criação de uma letra de música e na produção do áudio. Também é possível criar um único Blog para turma onde todos os alunos terão acesso e poderão postar seus áudios, comentar o trabalho dos colegas, etc. Para isso, o professor deverá escolher um grupo de alunos que ficarão responsáveis por inserir os conteúdos no blog. Lembrando que para comentar os trabalhos todos os alunos tem acesso sem necessidade de senha.

Catarse

Após as apresentações os alunos deverão fazer uma redação sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, dificuldades de aprendizado, influência do conteúdo na prática social, o que mudou após a atividade. Esse processo pode ser potencializado pelos relatos do blog, caso esse procedimento seja adotado com a turma.

Prática social final do conteúdo

Os alunos deverão elaborar um texto individual contando suas experiências com a pesquisa desenvolvida nessas aulas e também relatos relacionados com a produção do áudio e sua publicação na internet, bem como a repercussão desse projeto na comunidade extra-escolar, já que o resultado está na web, disponível para o mundo.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Poetas do repente Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar:

  • articulação das ideias no texto da Aula 01
  • criatividade na elaboração da letra
  • participação e envolvimento com o grupo de trabalho
  • participação do aluno durante as discussões
  • envolvimento com as atividades
  • responsabilidade com o trabalho
  • capricho, criatividade e inovação
  • respeito às datas de entrega
Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • eliane, E. E. Hilda Bergo Duarte. , Mato Grosso do Sul - disse:
    elianemilani-prof@hotmail.com

    01/06/2010

    Quatro estrelas

    Achei interessante a abordagem e a aula pode ser rica e interessante quando o educando se percebe enquanto sujeito histórico.


  • Maria Felicidade Prnha de Lacerda, EEEFM Adolfina Zamprogno , Espírito Santo - disse:
    mar.felicidade@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Gostei da abordagem feita e do estabelecimento de relações entre o RAP e o repente.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.