25/11/2009
Eziquiel Menta Rosangela Menta Mello Antonio Augusto da Silva Dias Neto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Sociologia | Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Objetivos específicos:
Prática social inicial do conteúdo:
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre quais são suas bandas preferidas de rap, caso algum aluno não goste de rap, o professor deve perguntar se ele conhece alguma banda e instiga-lo a responder por que não gosta do gênero musical.
Instrumentalização/desenvolvimento
Aula 01: Repente é o Rap do sertão?
Após essa discussão inicial, o professor deve apresentar o texto extraído da revista Bravo nº 147, p. 15-16, disponível no em: http://bravonline.abril.com.br/conteudo/musica/emicida-nossa-aposta-510156.shtml
Essa é uma reportagem sobre o “Emicida”, Leandro Roque de Oliveira, de 24 anos, um novo talento do cenário do Rap de São Paulo que faz uma relação interessante entre o rap e o repente, além de apresentar suas influências, que vão de Racionais MC’s a Xuxa, passando pelos grupos de pagode dos anos 90, cultos evangélicos e macumba.
Segue o endereço do Emicida no Myspace: http://www.myspace.com/emicida
Atenção professor! Seria interessante que esse texto fosse disponibilizado para os alunos lerem de maneira individual. Também enriqueceria a discussão se fosse disponibilizado o áudio de alguma música do cantor depois da leitura, sugerimos apresentar a música e a letra de “Triunfo”.
Voltando ao que foi dito na reportagem da revista Bravo, dando ênfase à relação que o Emicida faz entre o Rap e o Repente, apresente aos alunos o recurso “Poetas do Repente”. O professor deve provocar os alunos a perceberem a relação proposta por Emicida entre o Rap e o Repente quanto à improvisação.
Portal do Professor. Poetas do repente. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=715 Acesso em 16 de Nov. de 2009.
Depois da experiência com a música, a letra, o texto da revista Bravo e o recurso, o professor deve pedir para que os alunos produzam um texto relacionando esse conteúdo com o que eles pensam sobre o Rap em seu contexto cultural (no contexto cultural de cada aluno) e o que eles pensam da relação estabelecida por Emicida entre o Rap e o Repente.
Aula 02: Criando uma rima
Com base nas discussões levantadas na aula anterior, o professor deve fazer uma recapitulação dos principais elementos identificados pela turma sobre o Rap e o Repente.
Os alunos nessa aula irão formar pequenos grupos para a criação de um Rap ou um Repente. Fica a critério de cada grupo a escolha do ritmo. Lembrando que a rima é parte integrante de ambos os gêneros.
Depois de criado o texto, os alunos deverão gravar suas músicas. Para isso o professor deve reservar um gravador.
Atenção professor! Talvez sejam necessárias duas ou mais aulas para essa atividade, pois além da criação da letra, haverá a gravação e a edição desse material para publicação na web. Como gravador pode ser utilizado aparelho de MP3, Pendrive (que tenha essa função), aparelhos de celular e o computador.
Aula 03: Apresentação dos resultados
Os grupos deverão publicar suas músicas em um blog, ficando disponível para todos acessarem sua produção cultural.
Atenção professor! Se houver a possibilidade, os alunos podem também fazer um diário da produção no blog, relatando seu processo, seu desempenho e suas dificuldades na criação de uma letra de música e na produção do áudio. Também é possível criar um único Blog para turma onde todos os alunos terão acesso e poderão postar seus áudios, comentar o trabalho dos colegas, etc. Para isso, o professor deverá escolher um grupo de alunos que ficarão responsáveis por inserir os conteúdos no blog. Lembrando que para comentar os trabalhos todos os alunos tem acesso sem necessidade de senha.
Catarse
Após as apresentações os alunos deverão fazer uma redação sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, dificuldades de aprendizado, influência do conteúdo na prática social, o que mudou após a atividade. Esse processo pode ser potencializado pelos relatos do blog, caso esse procedimento seja adotado com a turma.
Prática social final do conteúdo
Os alunos deverão elaborar um texto individual contando suas experiências com a pesquisa desenvolvida nessas aulas e também relatos relacionados com a produção do áudio e sua publicação na internet, bem como a repercussão desse projeto na comunidade extra-escolar, já que o resultado está na web, disponível para o mundo.
Nome | Tipo |
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Poetas do repente | Vídeo |
O professor deverá avaliar:
Três estrelas 2 classificações
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01/06/2010
Quatro estrelasAchei interessante a abordagem e a aula pode ser rica e interessante quando o educando se percebe enquanto sujeito histórico.
24/03/2010
Três estrelasGostei da abordagem feita e do estabelecimento de relações entre o RAP e o repente.