25/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
O aluno aprenderá a usar adjetivos no grau comparativo de igualdade.
O aluno deverá saber identificar adjetivos em geral.
Leve para sala objetos/figuras que podem ser comparadas no grau de igualdade. Ex: figuras dos mapas do Brasil e Canadá. Com este exemplo, você poderá dizer: Brazil is as large as Canada. Dê pelo menos três exemplos como o citado anteriormente. Incentive os alunos a perceberem que você está comparando os objetos em questão.
Peça aos alunos que se descrevam, usando adjetivos de aparência e personalidade. Dê idéias: shy/timid, tall, handsome, beautiful, talkative, hardworking, serious, funny, organized, messy, noisy, etc. Anote no quadro as informações que você tiver deles.
(...) is shy/timid.
(...) is talkative. (pergunte quem mais tem essa característica)
(...) is talkative, too.
Enumere quantas respostas você puder.
Depois dessas produções, faça perguntas como "Is (...) as shy as (...) ?"
Use os adjetivos que eles usaram em suas descrições, compare os colegas e se eles não entenderem bem o que você quer saber, explique que a construção "as...as" destaca igualdade (para mais informações sobre as...as, acesse: http://www.coladaweb.com/ingles/adjetivo.htm - acesso em 13 de Novembro de 2009)
Escreva as respostas no quadro.
EX:
Richard is as timid as Paul.
Peter is as tall as Danilo.
Questione, usando os exemplos dados, o que/quem está sendo comparado em cada frase.
Peça aos alunos que formem frases comparativas.
Dê mais exemplos de adjetivos, caso eles não tenham sido citados ainda: big, intelligent, smart, short, safe, dangerous, etc.
Promova produções orais que mencionem também outras pessoas, fora da sala de aula, bem como lugares, objetos pessoais, etc.
Divida a sala em pequenos grupos de quatro alunos e peça-os que procurem por objetos (por toda a escola) que possam ser comparados. Deixe claro que eles poderão explorar apenas a área livre da escola (salas de aula, cantina, diretoria, etc, não poderão ser revistadas). Determine um tempo para que isso aconteça para que todos estejam de volta à sala ao mesmo tempo (20 minutos, por exemplo). Eles deverão selecionar os objetos para posteriormente fazer as comparações. De volta à sala de aula, os grupos deverão produzir as frases a partir do que eles acharam na escola e apresentar ao restante da turma.
Se você tiver a chance de ir ao laboratório de informática, peça aos alunos que façam exercícios disponíveis em http://www.grammarnet.com/ghtml/adjectives/exadjas1.htm, http://www.grammarnet.com/ghtml/adjectives/exadjas2.htm e http://www.grammarnet.com/ghtml/adjectives/exadjas3.htm (acesso em 13 de Novembro de 2009). Sugira aos alunos o uso do dicionário na realização das tarefas, se eles encontrarem palavras desconhecidas.
Sugestão: Caso não tenha oportunidade de acessar o laboratório de informática, imprima os exercícios e distribua aos alunos.
Corrija os exercícios.
Para a aula seguinte, peça aos alunos que tragam figuras diversas de pessoas e objetos e explique que eles produzirão cartazes ilustrando comparações.
Parte 1
EM GRUPOS DE 3 OU 4 ALUNOS: A partir das figuras que os alunos conseguiram trazer para a sada de aula, peça que eles façam mais comparações. Circule pela sala e veja as frases criadas e as figuras associadas a elas e faça correções n ecessárias. Incentive- os a desenhar, também. O cartaz deve ser produzido pelo grupo e posteriormente exposto na sala ou em outro local da escola para apreciação de outros colegas e professores. Lembre-os de que um cartaz tem que ser visualmente atraente e organizado, e o texto deve estar bem colocado entre as imagens. Ajude-os nesta organização também.
Parte 2
Promova um game dentro de sala:
1- Divida a sala em grupos de quatro alunos.
2- Game: prepare com antecedência dois envelopes para cada grupo de quatro alunos. Coloque adjetivos em um deles e no outro, substantivos.
3- Um representante de cada grupo pega seus 2 envelopes e dirige-se ao grupo. Avise-os de que só poderão abri-los quando você der o sinal .
4- Assim que você der o sinal, os grupos abrem os envelopes e estabelecem os pares, formando as expressões corretamente e colando-as numa folha de sulfite.
5- O grupo que terminar primeiro e acertar todas as expressões será o vencedor.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/planos-aula/adjetivos-grau-comparativo-de-igualdade.jhtm (acesso em 13 de Novembro de 2009)
Observação: Se achar necessário, autorize o uso de dicionários bilíngües.
Dicionário bilíngüe - caso haja a chance de um acesso ao site abaixo no laboratório de informática.
RECURSO - Dictionary.com
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
(acesso em 13 de Novembro de 2009)
Considere como avaliação a aula 3. Fique atento às interações aluno-aluno durante o registro das comparações feitas na parte 1 desta aula. Critérios como: entendimento do conteúdo organização e criatividade na produção do cartaz devem ser observados. Durante o game, foque a atenção na internalização da estrutura estudada. Verifique se os alunos sabem como comparar objetos, pessoas, animais, etc, usando o grau de igualdade.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/10/2013
Cinco estrelasmuito boa
07/10/2011
Quatro estrelasBem criativa. Sempre é bom ter pessoas com um bom desempenho no que fazem!