Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Arte Marginal

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Juliana Gomes de Souza Dias

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta Rosangela Menta Mello Antonio Augusto da Silva Dias Neto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • analisar as manifestações artísticas urbanas;
  • conhecer as linguagens do fanzine, do lambe-lambe, do grafite entre outras;
  • métodos de propagação da arte marginal.
Duração das atividades
03 a 05 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • conceitos básicos sobre grafite e pixação (opiniões próprias dos alunos).
Estratégias e recursos da aula

Objetivos específicos:

  • conhecer as manifestações artísticas urbanas;
  • valorizar o uso das linguagens do fanzine, do lambe-lambe e do grafite;
  • publicar um funzine na escola.

Prática social inicial do conteúdo:

O professor deve iniciar a aula questionando os alunos sobre as imagens a seguir.

Qual a opinião deles sobre as imagens, o que elas suscitam, como aparentemente são feitas, enfim, aspectos gerais das obras.

undefined

Disponível em:

http://colunas.epoca.globo.com/files/592/2008/09/urbano1.jpg

undefined

Disponível em:

http://ipt.olhares.com/data/big/26/269158.jpg 

undefined

Disponível em: http://marcadefantasia.sites.uol.com.br/fanzine.JPG

undefined

Disponível em:

http://codigourbis.files.wordpress.com/2008/10/lambe-lambe_1.jpg

Instrumentalização/desenvolvimento

Aula 01: Arte marginal

Depois dessa apresentação o professor deve introduzir os conceitos de gratife, fanzine e lambe-lambe, relacionando esses termos ao que se chama atualmente de “intervenção urbana”. Indicação de sites em Recursos Complementares.

Para complementar a discussão sugerimos que o professor apresente o áudio "Do vandalismo a arte". Que aborda as diferenças entre Grafiti e Pichação.

Do vandalismo à arte

Portal do Professor. Do Vandalismo a arte. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1493 Acesso em 17 Nov. de 2009.

Feita essa apresentação dos diversos tipos de intervenção urbana, o professor deve enfatizar a ideia do fanzine. Separando a turma em pequenos grupos de 4 a 6 alunos, a proposta é a criação de um fanzine, sobre um tema a escolha do grupo.

Funções no grupo:

- roteiro

- criação dos personagens (podem ser dois alunos para essa etapa)

- criação dos cenários

- montagem das revistas (todos do grupo)

- distribuição das revistas (todos do grupo)

As funções dentro do grupo podem ser cooperativas, ou seja, todos ajudarem em todas as etapas, mas é interessante que no máximo 2 alunos sejam os responsáveis por cada uma das 3 funções específicas para que haja uma coesão no projeto.

Aula 02: Criando um fanzine

Na aula anterior foram divididos os grupos, nessa aula será a produção dos fanzines. Solicite aos alunos que tragam materiais para desenho e pintura. Preferencialmente os desenhos devem ser em preto e branco, pois a maneira mais fácil de editar um fanzine é por fotocópia.

Atenção professor! Essa atividade provavelmente demandará de 2 a 3 aulas, então estabeleça o cronograma conforme o ritmo da turma. Apresente também mais alguns modelos de fanzine para que sirva de repertório para os alunos, lem brando que o tema é livre.

Aula 03: Distribuição dos fanzines

A distribuição é parte integrante do projeto de um fanzine e por isso os alunos devem estar engajados nessa tarefa. Prepare com a direção do colégio um momento no inicio ou no final do intervalo para que os alunos possam divulgar seu trabalho aos demais colegas de outras turmas.

Catarse

 Após as apresentações os alunos deverão fazer uma redação sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, dificuldades de aprendizado, influência do conteúdo na prática social, o que mudou no seu ponto de vista com relação à arte marginal e às intervenções urbanas após as atividades.

Prática social final do conteúdo

 Os alunos deverão elaborar um texto individual contando suas experiências com a pesquisa desenvolvida nessas aulas e também relatos relacionados com a produção do fanzine e sua distribuição na escola, bem como a repercussão do projeto no ambiente escolar.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Do vandalismo à arte Áudio
Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar:

  • criatividade na elaboração do roteiro
  • participação e envolvimento com o grupo de trabalho
  • participação do aluno durante as discussões
  • envolvimento com as atividades de criação
  • responsabilidade com o trabalho
  • capricho, criatividade e inovação na criação do fanzine
  • envolvimento com as atividades de distribuição
  • respeito às datas de entrega
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.