25/11/2009
Eziquiel Menta Rosangela Menta Mello Antonio Augusto da Silva Dias Neto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Canal |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Objetivos específicos:
Prática social inicial do conteúdo:
O professor deve iniciar a aula questionando os alunos sobre as imagens a seguir.
Qual a opinião deles sobre as imagens, o que elas suscitam, como aparentemente são feitas, enfim, aspectos gerais das obras.
Disponível em:
http://colunas.epoca.globo.com/files/592/2008/09/urbano1.jpg
Disponível em:
http://ipt.olhares.com/data/big/26/269158.jpg
Disponível em: http://marcadefantasia.sites.uol.com.br/fanzine.JPG
Disponível em:
http://codigourbis.files.wordpress.com/2008/10/lambe-lambe_1.jpg
Instrumentalização/desenvolvimento
Aula 01: Arte marginal
Depois dessa apresentação o professor deve introduzir os conceitos de gratife, fanzine e lambe-lambe, relacionando esses termos ao que se chama atualmente de “intervenção urbana”. Indicação de sites em Recursos Complementares.
Para complementar a discussão sugerimos que o professor apresente o áudio "Do vandalismo a arte". Que aborda as diferenças entre Grafiti e Pichação.
Portal do Professor. Do Vandalismo a arte. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1493 Acesso em 17 Nov. de 2009.
Feita essa apresentação dos diversos tipos de intervenção urbana, o professor deve enfatizar a ideia do fanzine. Separando a turma em pequenos grupos de 4 a 6 alunos, a proposta é a criação de um fanzine, sobre um tema a escolha do grupo.
Funções no grupo:
- roteiro
- criação dos personagens (podem ser dois alunos para essa etapa)
- criação dos cenários
- montagem das revistas (todos do grupo)
- distribuição das revistas (todos do grupo)
As funções dentro do grupo podem ser cooperativas, ou seja, todos ajudarem em todas as etapas, mas é interessante que no máximo 2 alunos sejam os responsáveis por cada uma das 3 funções específicas para que haja uma coesão no projeto.
Aula 02: Criando um fanzine
Na aula anterior foram divididos os grupos, nessa aula será a produção dos fanzines. Solicite aos alunos que tragam materiais para desenho e pintura. Preferencialmente os desenhos devem ser em preto e branco, pois a maneira mais fácil de editar um fanzine é por fotocópia.
Atenção professor! Essa atividade provavelmente demandará de 2 a 3 aulas, então estabeleça o cronograma conforme o ritmo da turma. Apresente também mais alguns modelos de fanzine para que sirva de repertório para os alunos, lem brando que o tema é livre.
Aula 03: Distribuição dos fanzines
A distribuição é parte integrante do projeto de um fanzine e por isso os alunos devem estar engajados nessa tarefa. Prepare com a direção do colégio um momento no inicio ou no final do intervalo para que os alunos possam divulgar seu trabalho aos demais colegas de outras turmas.
Catarse
Após as apresentações os alunos deverão fazer uma redação sobre seu processo de aprendizagem: pontos positivos, pontos negativos, dificuldades de aprendizado, influência do conteúdo na prática social, o que mudou no seu ponto de vista com relação à arte marginal e às intervenções urbanas após as atividades.
Prática social final do conteúdo
Os alunos deverão elaborar um texto individual contando suas experiências com a pesquisa desenvolvida nessas aulas e também relatos relacionados com a produção do fanzine e sua distribuição na escola, bem como a repercussão do projeto no ambiente escolar.
Nome | Tipo |
---|---|
Do vandalismo à arte | Áudio |
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grafite_(arte)
http://www.lost.art.br/osgemeos.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fanzine
http://kplus.cosmo.com.br/materia.asp?co=41&rv=Literatura
http://pt.wikipedia.org/wiki/Poster_Lambe-lambe
http://designstuff.wordpress.com/2008/01/28/lambe-lambe/
http://vinagreefel.blog.terra.com.br/2009/06/29/arte-marginal-um-olhar-que-a-grande-midia-nao-tem/
O professor deverá avaliar:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!