Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pode entrar Chapeuzinho Vermelho!

 

28/11/2009

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ouvir e interpretar história oralmente.
- Dramatizar história, improvisando as falas das personagens.

Duração das atividades
1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

- Cesta de palha e capa vermelha
- Livro: Chapeuzinho Vermelho – Coleção Clássicos Infantis – Recontado por João de Barro (Braguinha) – Ed. Moderna

Seria interessante o professor arrumar uma cesta que poderia conter alguns doces ou mesmo estar vazia e uma capa vermelha para preparar uma surpresa para a turma. Pediria a alguém para bater na porta, deixar a cesta e desaparecer. Então diria: Pode entrar! Mas como não entraria ninguém, iria até a porta para ver quem era. Seria o momento de trazer a surpresa para a turma:
- Vejam só o que deixaram para nossa turma! De quem será essa cesta?
Provocar o grupo com a brincadeira, de forma que pudessem associar à história da Chapeuzinho Vermelho.
Em seguida, ler para a turma a história da Chapeuzinho Vermelho.
Conversar com os alunos sobre os acontecimentos da história, o que acontece no começo, meio e fim.

Sugestões de questões para interpretação oral :

- Qual é o pedido que a mãe faz à Chapeuzinho?
- Que recomendação ela faz à menina?
- Pelo caminho, Chapeuzinho ouve uma voz que dizia ser o anjo da floresta.
Mas de quem era a voz de fato?
- A menina segue o caminho, enganada pelo lobo, vai pela floresta. Só que o lobo, mais esperto, chega na casa da vovó primeiro.
O que acontece então quando o lobo chega lá?
- O lobo, disfarçado de vovó, recebe Chapeuzinho. A menina acha estranho o jeito da vovó, mas para tudo que a menina pergunta o lobo tem uma desculpa.

Até que finalmente, ao falar da boca grande, o lobo parte para o ataque. É quando chegam os caçadores e o lobo sai correndo, fugindo na direção da floresta. O lobo acaba atingido por um tiro.
O que acontece depois? Qual é o fim da Chapeuzinho Vermelho e da vovó?

Depois de trabalhar com a história, o professor poderá propor a dramatização.
Então dividir os papéis entre os alunos: lobo, Chapeuzinho Vermelho, vovó e caçadores. Permitir que improvisem as falas, mas sem desviar dos fatos da história. Realizar apresentação para a turma. Se possível e considerar válido, promover a apresentação para outros grupos: turmas e pais dos alunos.

Recursos Complementares

- CD Disquinho, Chapeuzinho Vermelho.

- O professor poderá explorar as músicas contidas no livro Chapeuzinho Vermelho (versão Braguinha) durante a dramatização da história; ou em outras atividades, como a de apresentar a letra da música, faltando algumas palavras para completar (ditado cantado):

“Pela estrada afora,
eu vou bem sozinha, levar estes doces
para a vovozinha!
Ela mora longe,
o caminho é deserto
e o lobo mau
passeia aqui por perto!”

“Eu sou o lobo mau!
Lobo mau! Lobo mau!
Eu pego as criancinhas
pra fazer mingau!
Hoje estou contente,
vai haver festança!
Tenho um bom petisco
para encher a minha pança!”

- Outra sugestão seria a produção de texto, pedindo aos alunos para recontarem a história da Chapeuzinho Vermelho que acabaram de ouvir, relembrando com eles primeiro oralmente os acontecimentos da história.

Avaliação

Acompanhar o envolvimento e a participação dos alunos durante a atividade, desde a brincadeira da cesta, leitura da história da Chapeuzinho Vermelho, interpretação oral até a dramatização da história.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • DILEAN DE SANTANA BRITO, Prefeitura de Guarulhos , São Paulo - disse:
    dila2sb@yahoo.com.br

    14/05/2012

    Cinco estrelas

    Eu gostei muito dessa aula, e coloquei em prática na minha sala com os meus alunos. Trabalhar com histórias e contos é algo muito importante para o desenvolvimento dos alunos. Dilean


  • Jeane evangelista, Escola Batista , Maranhão - disse:
    jeane_am@hotmail.com

    28/10/2010

    Cinco estrelas

    tenho muita alegria em saber que existem pessoas tão dedicadas e comprometidas com o aprendizado das crianças ,elas amaram valeu mesmo.abraço . Jeane coordenadora pedagógica .


  • Cássia Sílvia Batista Silva, Escola Municipal de Itapicuru , Bahia - disse:
    cassiasilvia2004@hotmail.com

    22/09/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula está maravilhosa, pois tive bons resultados com ela.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.