Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Chapeuzinho Vermelho, outra história

 

27/11/2009

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ouvir uma outra versão da história de Chapeuzinho Vermelho.
- Comparar as duas versões da história da Chapeuzinho Vermelho, identificando semelhanças e diferenças entre os contos.

Duração das atividades
1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deverá ter trabalhado anteriormente com a turma a versão da história de Chapeuzinho Vermelho (recontada por João de Barro – Braguinha).

Sugestão: Ver aula no Portal do Professor “Pode entrar Chapeuzinho Vermelho!”
Autor: Ana Letícia Lima Guedes

Estratégias e recursos da aula

- Livro: Chapeuzinho Vermelho – Coleção No País das Maravilhas, Irmãos Grimm, Ed. Record.
- Livro: Chapeuzinho Vermelho – Coleção Clássicos Infantis – Recontado por João de Barro (Braguinha) – Ed. Moderna

Mostrar o livro(versão dos Irmãos Grimm) para as crianças, explorando a capa, o título e a ilustração.
Provocar o grupo questionando:
- Mas de novo Chapeuzinho Vermelho, será que é a mesma história?
Comparar as duas capas, os autores e ilustradores, as editoras, identificando as diferenças entre os dois livros.

- Então, vamos ver se a história é igual?

Contar essa versão para os alunos. Comparar as duas versões, descobrindo com o grupo as semelhanças e diferenças entre as duas histórias.
Levar os alunos a perceberem que:
Na 1ª versão (Braguinha), a mãe aconselha a menina sobre cuidados que deveria ter pelo caminho com o lobo mau. Já na 2ª versão (Irmãos Grimm) isto não acontece.

No caminho, o lobo fala como um anjo da floresta e não chega a ter contato com a menina na 1ª versão, mas na 2ª versão ele aborda diretamente a Chapeuzinho.
Em ambas, o lobo come a vovó e se disfarça dela.
Na 1ª versão, o lobo na hora que vai comer a Chapeuzinho, aparece um bando de caçadores; ele sai correndo e foge na direção da floresta, quando é atingido por um tiro.
Na 2ª versão, o lobo é pego e morto em casa com um machado por um lenhador. A vovó é retirada da barriga do lobo, ainda com vida em ambas, sendo que na 1ª este momento é mais descrito, com drama e clareza de fato.
O final da 1ª versão é a comemoração dos caçadores com a morte do lobo e o retorno seguro da Chapeuzinho para casa.
A 2ª versão termina com um lanche festivo da vovó e a Chapeuzinho, em que o lenhador também é convidado para comemorar o final feliz.

Recursos Complementares

- DVD : Deu a louca na Chapeuzinho.

O filme é muito divertido. Apresenta a história com a versão contada por cada personagem, a partir da investigação do roubo das receitas da vovó.
A vovó é a grande revelação do filme, porque ao contrário do que se espera de uma velhinha como ficar em casa tricotando, ela pratica esportes radicais.
No final, descobre-se o grande vilão do filme e ladrão das receitas, quando tem sua identidade revelada, é quem menos se espera.

O professor poderá passar o filme para os alunos, em outras aulas (duração: 80 minutos), depois poderá pedir aos alunos para escolherem uma versão apresentada por uma das personagens para recontarem a história.

- Livro: Chapeuzinho Amarelo – Chico Buarque, ilustrações de Ziraldo, Ed. Jose Olympio.

Chapeuzinho Amarelo é uma menina que tem esse nome por ser amarelada de medo. Ela tinha medo de tantas coisas . . .
“Tinha medo de trovão.
Minhoca, pra ela, era cobra.
E nunca apanhava sol.
Porque tinha medo da sombra.”

O professor poderá contar em outra aula essa história para turma, estabelecendo paralelo entre a Chapeuzinho Amarelo e a Chapeuzinho Vermelho pelo próprio título. O que elas têm de comum?

Avaliação

Acompanhar a participação dos alunos durante a atividade: da exploração das capas dos livros, leitura da 2ª versão da história de Chapeuzinho Vermelho à comparação das duas versões.
O professor poderá ainda fazer com a turma um quadro comparativo entre as duas versões da história de Chapeuzinho Vermelho, registrando as semelhanças e diferenças encontradas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria de Lourdes Alves Bedendi, CEJA BENEDITO SANTANA DA SILVA FREIRE , Mato Grosso - disse:
    lourdesbedendi@hotmail.com

    01/09/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante a metodologia aplicada pela professora, principalmente para o aluno perceber a essencia do conto Chapeuzinho Vermelho.


  • Marinez Lisboa, Batista , Rio de Janeiro - disse:
    marinezlisboa@msn.com

    25/05/2010

    Cinco estrelas

    Tudo de bom! É ótimo e de muita clareza. Ajuda muito ao professor que estar iniciando sua carreira agora. Muito obrigada!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.