Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


LITERATURA E RECICLAGEM JUNTOS NA INTERNET - O livro de Gaia de Patricia Engel Secco.

 

08/12/2009

Autor e Coautor(es)
Mirian Chaves Carneiro
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Interessar-se pela leitura e escrita como fontes de informação, aprendizagem, lazer e arte.
- Conhecer esses textos através da leitura oral do professor, identificando elementos como título, personagens, complicação e desfecho.

- Reconhecer e valorizar seu próprio saber sobre o meio natural e social, interessando-se por enriquecê-lo e compartilhá-lo.

- Identificar as maneiras de reciclar o lixo e conhecer o significado dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar o resíduo.

Duração das atividades
- Aproximadamente 150 minutos; 03 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Gênero textual: folheto: sua forma composicional, função e linguagem.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- livro na internet O livro de Gaia Uma pequena lição de amor. Patricia Engel Secco;
- folheto com “Dicas para praticar os 3Rs : reduzir, reaproveitar e reciclar”;
- produção de textos.

1º passo:

a) O professor propõe a leitura, através do computador, do livro O livro de Gaia - Uma pequena lição de amor. Patricia Engel Secco. É interessante que se aproveite o momento para mostrar aos alunos que este livro encontra-se na internet, como muitos outros.
Caso não seja possível ler no computador, o mesmo poderá ser impresso.

b) Após a primeira leitura, o professor propõe a discussão de alguns elementos da perigrafia do livro: título, autor, ilustrador, a ilustração do livro, número de páginas...

c) Além do trabalho com a perigrafia do livro, o professor discute: o conteúdo, os personagens: Gaia e Eco (cachorro) e a mensagem que o livro nos transmite.

d) A partir da mensagem do texto, o professor problematiza para a turma: Quem já faz coleta seletiva em casa? Que materiais costuma separar? O que faz com estes materiais?

e) Propondo que essa conscientização comece pela sala de aula, o professor propõe que os alunos observem a lixeira da sala ou as da escola: o que tem em cada uma? o que é feito com o lixo da sala de aula? como podemos aproveitar sobras de papel?

2º passo:

a) Com o objetivo de discutir a reciclagem de lixo, o professor questiona: Já ouviram falar sobre os 3Rs ? O que significa os 3Rs?

b) Em seguida, o professor propõe a leitura do texto abaixo:
Dicas para praticar os 3Rs: reduzir, reaproveitar e reciclar

1. Não precisa embrulhar! Recuse o excesso de embalagens no comércio.Os sacos de papel são feitos de árvores e os de plásticos são feitos de petróleo. Ambos geram poluição na fabricação.
Leve sacola própria (de pano, de feira...) para trazer boa parte das compras do mercado para casa.
2. Se levar sacos de supermercado para casa, reutilize-os como sacos de lixo, mas use com bastante moderação, pois a decomposição leva 100 anos. Na Alemanha e Irlanda, a sacola plástica é cobrada no supermercado e isto fez o volume diminuir drasticamente
3. Opte por produtos com pouca embalagem ou embalagem reutilizável como potes e vidros.
Evite embalagens não recicláveis. Rejeite o isopor.
4. Evite usar descartáveis com frequência como: pratos, garfos, copos e talheres (muito comuns em fast-foods).
5. Lanchonetes devem evitar servir sachês com porções individuais de açúcar, sal e temperos optando por potes de mesa.
6. Compre somente a quantidade que vai consumir.
7. Escolha produtos duráveis. Adquira brinquedos somente com certificado.
8. Não compre produtos piratas como : roupas, tênis, CDs, DVDs, produtos de informática, óculos de sol, pilhas, etc. Quanto menos impostos arrecadados, menos investimentos sociais.
9. Evite o consumo de supérfluos. Não encha sua casa de tralhas.
10. Devolva materiais de escritório que você não usa ao almoxarifado da empresa.
11. Antes de sair de casa, faça uma lista do que precisa comprar. Evite compras por impulso.
12. No escritório, use somente 1 copo de plástico por dia ou traga sua caneca de casa.
13. Em casa prefira usar guardanapos, toalhas e filtros de pano aos de papel.
14. Recuse folhetos.
15. Utilize os dois lados da folha de papel para escrever, imprimir ou fazer rascunho. Revise textos na tela do computador antes de imprimir. Poupe árvores.
16. Reutilize papel de embrulho de presente.
17. Dê presentes úteis. Procure descobrir o que seus parentes estão precisando ou querendo comprar na ocasião.
18. Muitas pessoas já estão divulgando esta idéia por e-mail : Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o Meio Ambiente.
19. Se você acessa seu banco pela internet, bloqueie o envio de extratos mensais pelo correio (reative quando quiser).
20. Sempre que possível procure aproveitar integralmente os alimentos como : talos, folhas, sementes e cascas. Ver receitas no site www.mesabrasil.sesc.com.br .
21. Doe roupas, brinquedos, livros e outros objetos que não tem mais utilidade para você, mas que pode ser útil para outra pessoa. Passe adiante. Algumas instituições, como o Exército da Salvação, recolhem móveis e objetos usados para vender em bazares.
22. Procure móveis e objetos de segunda mão.
23. Pelo menos a cada mudança de estação, organize seu armário de roupas. Você encontrará peças esquecidas que poderá usar ou repassar para alguém. Roupas rasgadas servem de trapos para limpeza.
24. Prefira consertar a substituir objetos.
25. Não jogue o pinheiro de Natal no lixo. Cuide bem dele até o Natal e depois plante no jardim. Ou utilize árvore sintética.
26. Use a imaginação para dar utilidade aos objetos que iriam para o lixo.
27. Leve remédios que não usa ou vencidos a um posto de saúde próximo.
28. Prefira produtos reciclados.
29. Incentive a comunidade a exigir a coleta seletiva e o fim dos lixões a céu aberto. Cobre iniciativas do prefeito.
30. Não jogue no lixo baterias de celular, lâmpadas, restos de tinta ou produtos químicos. Em caso de dúvidas de descarte, ligue para o serviço de atendimento do fabricante.
31. Cobrar das prefeituras mais empenho em viabilizar e criar cooperativas e associações de catadores de material reciclável.
32. Não leve pneus velhos para casa, nem abandone em qualquer lugar. Eles atraem mosquitos transmissores de doenças como a dengue. Deixe o pneu velho onde estiver comprando o pneu novo.
33. Sobre o descarte de computadores, TVs, telefones celulares, fornos de microondas, câmeras fotográficas e outros equipamentos, exija do governo uma norma nacional sobre reciclagem e eliminação do lixo eletrônico, já que muitos componentes têm substâncias tóxicas.
34. Com criatividade, enfeite a casa com : uma bonita fruteira, artesanato com recicláveis, vasos de folhagens, temperos, flores com raiz e crie um ambiente em harmonia com a natureza. Quem tem quintal, pode cultivar um jardim, uma pequena horta ou plantar árvores para servir de abrigo e atrair as visitas dos passarinhos.
http://www.natureba.com.br/3Rs.htm

3º Passo:

a) Após a leitura, a turma discute: Quais dessas dicas costumamos praticar?

b) O professor propõe que cada aluno sublinhe, com lápis colorido, na sua lista: DICAS QUE PASSAREMOS A VALORIZAR NA ESCOLA, EM CASA, OU EM QUALQUER OUTRO LUGAR.
- Com essas dicas, o aluno vai criar um mini folheto de orientação sobre a reciclagem.

c) Socialização dos folhetos e a proposta de que levar para casa com o objetivo de afixá-lo em lugar visível para que outras pessoas possam colaborar com o meio ambiente.

Recursos Complementares

- Livro na internet: O livro de Gaia Uma pequena lição de amor. Patricia Engel Secco. Ilustração de Daniel Kondo. 17 páginas. http://www.cempre.org.br/download/pdf%20gaia.pdf


- Os 3 R e o lixo: http://www.gpca.com.br/gil/art114.htm


- Redução, Reutilização e Reciclagem: http://paginas.fe.up.pt/~jotace/gtresiduos/recic.htm

Avaliação

O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas como a leitura do livro virtual Gaia, Patricia Engel Secco, a discussão gerada pela leitura dele, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos. Além disso, o mini folheto será um instrumento com o qual o professor poderá avaliar a aprendizagem dos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.