Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Chapeuzinho Vermelho vira história

 

27/11/2009

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Utilizar diálogo no texto.
- Reconhecer as falas das personagens e do narrador no texto.
- Empregar balões de fala, criando história em quadrinhos.
- Identificar a linguagem simbólica e outros tipos de balão utilizados nas histórias em quadrinhos e o significado que expressam: pensamento, dúvida, raiva, susto e ideia, entre outros.

Duração das atividades
1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer a história da Chapeuzinho Vermelho que servirá de contexto para a aula.

Estratégias e recursos da aula
                   

- folha A4 ou ofício
- caderno pautado
- Livro: Chapeuzinho Vermelho – Coleção No País das Maravilhas, Irmãos Grimm, Ed. Record.

Aproveitar trecho adaptado da história de Chapeuzinho Vermelho para trabalhar diálogo e introduzir a noção de parágrafo.
Lançar no quadro o seguinte trecho e pedir para os alunos registrarem em folha ou caderno:

O lobo olhou para Chapeuzinho Vermelho com muita esperteza e lhe disse:

Perguntar aos alunos de quem é essa fala.
Interferir na observação, levando o grupo a perceber que se trata da fala do narrador.
Então, chamar atenção para o uso de dois pontos, antes de anunciar a fala da personagem. Perguntar para os alunos que sinal de pontuação é usado no texto para indicar o início da fala da personagem. Se o grupo não disser, apresentar o travessão. Alertar sobre a noção de parágrafo, que a fala do narrador corresponde a um parágrafo e a fala da personagem a outro, logo devem aparecer em linhas diferentes e não juntas na mesma linha.

Em seguida, colocar a seguinte fala do lobo no quadro, iniciada por travessão:

- Por que você não corta caminho e aproveita para colher umas flores para sua vovozinha?

Assim prosseguindo com a entrada novamente do narrador e a fala da Chapeuzinho Vermelho, escritas logo abaixo da fala do lobo.

Então, respondeu Chapeuzinho Vermelho:

- Obrigada, Sr. Lobo! É uma ótima idéia.

O professor poderá usar ainda uma legenda de cores ou iniciais das personagens para identificar no diálogo, a quem pertence cada fala.
Exemplificando: N – narrador, L – lobo, CV – Chapeuzinho Vermelho,

ou amarelo – narrador, marrom – lobo e vermelho – Chapeuzinho Vermelho.
Então poderia com os alunos cobrir os travessões e destacar a fala do narrador nas cores combinadas; ou colocar ao lado as iniciais determinadas pelo grupo.
Propor depois a representação em quadrinhos desse trecho da história.
Perguntar aos alunos como no desenho aparece a fala das personagens.
Levá-los a reconhecer como recurso: o uso de balões de fala.
Registrar os balões de fala no quadro com as falas das personagens, respectivamente: lobo e Chapeuzinho Vermelho.

Mostrar para os alunos que a fala nos balões é iniciada com letra maiúscula e não se usa travessão. Cada fala deve entrar em um balão. Pedir aos alunos para ilustrarem esse trecho da história, representada agora em quadrinhos.
O professor poderá trabalhar diferentes tipos de balão e a linguagem simbólica que é empregada nas histórias em quadrinhos. Levantar com os alunos o conhecimento que trazem sobre isso. Explorar a leitura de gibis. Pesquisar com o grupo diferentes tipos de balões como de pensamento, cochicho, grito, amor, ideia entre outros. Trabalhar também o uso de onomatopéias que são palavras que imitam sons, como os da natureza e de barulhos diversos que aparecem dentro ou fora dos balões. Identificar ainda como aparece a fala do narrador nos quadrinhos, quando isto acontece.

Recursos Complementares

O professor poderá propor um teatro de varas, representando o trecho da história ou realizar com os alunos uma leitura dramatizada do texto trabalhado.
Apresentar outros pequenos textos para trabalhar a transcrição do diálogo para balões de fala e vice-versa. O texto poderá ser retirado da própria história da Chapeuzinho Vermelho, como outros diálogos entre a vovó e o lobo, entre a menina e o lobo; ou extraídos de novos contextos.
Trabalhar a identificação, em diversos textos, das falas das personagens e do narrador.
Uma boa dica para o professor seria entrar no site:

Como fazer uma História em Quadrinhos
www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html

Avaliação

Verificar como os alunos registraram a atividade e compreenderam a noção de diálogo.
O professor poderá realizar folhas de atividades em que possa estar revendo o novo conteúdo.

Aproveitar situações do cotidiano dos alunos, como por exemplo, explorar diálogo entre as crianças e pedir para colocar a conversa em balões de fala.

Sugestão para o professor:

O final do ano chegando e duas amigas falavam sobre o que fariam nas férias.

Luciana e Carla conversavam no pátio.

Luciana pergunta para Carla:

- Você vai viajar nas férias?

Carla responde:

- Eu vou ficar aqui mesmo. E você?

Luciana fala para a amiga:

- Eu devo viajar para casa da minha avó no fim do ano, mas estou de volta em janeiro. Então a gente se fala.

Carla diz, terminando a conversa:

- Vou esperar você me ligar.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.