27/11/2009
Lucia Fernanda da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
- Utilizar diálogo no texto.
- Reconhecer as falas das personagens e do narrador no texto.
- Empregar balões de fala, criando história em quadrinhos.
- Identificar a linguagem simbólica e outros tipos de balão utilizados nas histórias em quadrinhos e o significado que expressam: pensamento, dúvida, raiva, susto e ideia, entre outros.
Conhecer a história da Chapeuzinho Vermelho que servirá de contexto para a aula.
- folha A4 ou ofício
- caderno pautado
- Livro: Chapeuzinho Vermelho – Coleção No País das Maravilhas, Irmãos Grimm, Ed. Record.
Aproveitar trecho adaptado da história de Chapeuzinho Vermelho para trabalhar diálogo e introduzir a noção de parágrafo.
Lançar no quadro o seguinte trecho e pedir para os alunos registrarem em folha ou caderno:
O lobo olhou para Chapeuzinho Vermelho com muita esperteza e lhe disse:
Perguntar aos alunos de quem é essa fala.
Interferir na observação, levando o grupo a perceber que se trata da fala do narrador.
Então, chamar atenção para o uso de dois pontos, antes de anunciar a fala da personagem. Perguntar para os alunos que sinal de pontuação é usado no texto para indicar o início da fala da personagem. Se o grupo não disser, apresentar o travessão. Alertar sobre a noção de parágrafo, que a fala do narrador corresponde a um parágrafo e a fala da personagem a outro, logo devem aparecer em linhas diferentes e não juntas na mesma linha.
Em seguida, colocar a seguinte fala do lobo no quadro, iniciada por travessão:
- Por que você não corta caminho e aproveita para colher umas flores para sua vovozinha?
Assim prosseguindo com a entrada novamente do narrador e a fala da Chapeuzinho Vermelho, escritas logo abaixo da fala do lobo.
Então, respondeu Chapeuzinho Vermelho:
- Obrigada, Sr. Lobo! É uma ótima idéia.
O professor poderá usar ainda uma legenda de cores ou iniciais das personagens para identificar no diálogo, a quem pertence cada fala.
Exemplificando: N – narrador, L – lobo, CV – Chapeuzinho Vermelho,
ou amarelo – narrador, marrom – lobo e vermelho – Chapeuzinho Vermelho.
Então poderia com os alunos cobrir os travessões e destacar a fala do narrador nas cores combinadas; ou colocar ao lado as iniciais determinadas pelo grupo.
Propor depois a representação em quadrinhos desse trecho da história.
Perguntar aos alunos como no desenho aparece a fala das personagens.
Levá-los a reconhecer como recurso: o uso de balões de fala.
Registrar os balões de fala no quadro com as falas das personagens, respectivamente: lobo e Chapeuzinho Vermelho.
Mostrar para os alunos que a fala nos balões é iniciada com letra maiúscula e não se usa travessão. Cada fala deve entrar em um balão. Pedir aos alunos para ilustrarem esse trecho da história, representada agora em quadrinhos.
O professor poderá trabalhar diferentes tipos de balão e a linguagem simbólica que é empregada nas histórias em quadrinhos. Levantar com os alunos o conhecimento que trazem sobre isso. Explorar a leitura de gibis. Pesquisar com o grupo diferentes tipos de balões como de pensamento, cochicho, grito, amor, ideia entre outros. Trabalhar também o uso de onomatopéias que são palavras que imitam sons, como os da natureza e de barulhos diversos que aparecem dentro ou fora dos balões. Identificar ainda como aparece a fala do narrador nos quadrinhos, quando isto acontece.
O professor poderá propor um teatro de varas, representando o trecho da história ou realizar com os alunos uma leitura dramatizada do texto trabalhado.
Apresentar outros pequenos textos para trabalhar a transcrição do diálogo para balões de fala e vice-versa. O texto poderá ser retirado da própria história da Chapeuzinho Vermelho, como outros diálogos entre a vovó e o lobo, entre a menina e o lobo; ou extraídos de novos contextos.
Trabalhar a identificação, em diversos textos, das falas das personagens e do narrador.
Uma boa dica para o professor seria entrar no site:
Como fazer uma História em Quadrinhos
www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html
Verificar como os alunos registraram a atividade e compreenderam a noção de diálogo.
O professor poderá realizar folhas de atividades em que possa estar revendo o novo conteúdo.
Aproveitar situações do cotidiano dos alunos, como por exemplo, explorar diálogo entre as crianças e pedir para colocar a conversa em balões de fala.
Sugestão para o professor:
O final do ano chegando e duas amigas falavam sobre o que fariam nas férias.
Luciana e Carla conversavam no pátio.
Luciana pergunta para Carla:
- Você vai viajar nas férias?
Carla responde:
- Eu vou ficar aqui mesmo. E você?
Luciana fala para a amiga:
- Eu devo viajar para casa da minha avó no fim do ano, mas estou de volta em janeiro. Então a gente se fala.
Carla diz, terminando a conversa:
- Vou esperar você me ligar.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!