Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A música e a dança como exercícios sensitivos para a criação bidimensional

 

04/12/2009

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Dança: Apreciar e dançar
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de :
• Perceber que a música e a dança podem ser instrumentos para a criação em Artes.

Duração das atividades
• 7 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

• Distribuir, para os alunos, imagens de revistas recortadas em partes, de modo a formar um quebra-cabeças, de fotografias ou desenhos de pessoas dançando;
• Entregar, para os alunos, uma folha de papel sulfite A4;
• Pedir para os alunos montarem e colarem, sobre a folha de sulfite, o quebra-cabeças;
• Solicitar que os alunos colem as imagens de forma a manter uma distância de meio centímetro entre cada uma, criando uma espécie de mosaico, conforme a exemplificação abaixo:


Colagem – imagem de revista sobre sulfite A4
Fonte: Acervo particular

• Requerer que cada aluno escolha e traga para a próxima aula, uma música que goste de cantar e dançar.


Aula 2


• Reservar, para esta aula, o anfiteatro da escola;
• Recolher os CDs dos alunos e colocar para tocar as músicas que cada um selecionou;
• Deixar que os alunos expressem-se, corporalmente, ao escutarem o som das músicas executadas;
• Promover, após a oitiva e dança das músicas, uma votação, visando escolher seis músicas;
• Gravar em um único CD a coletânea das músicas selecionadas.

Aula 3


• Reservar o anfiteatro da escola para esta aula e providenciar seis aparelhos de som;
• Fazer seis fichas com os nomes das músicas, devendo constar em cada ficha, o nome do cantor ou do grupo que, interpreta a música, o nome do compositor da letra, a gravadora, o ano de sua divulgação e seu ritmo (samba, pagode, sertaneja, MPB e outros);
• Pedir aos alunos que, depois de escutarem as músicas selecionadas na aula anterior, formem seis grupos;
• Explicar aos alunos que cada grupo deverá elaborar uma apresentação relacionada com a música que lhe ficou designada;
• Solicitar que cada grupo escute, novamente, sua música, em tom baixo, de forma a não atrapalhar a concentração dos demais grupos;
• Dizer aos alunos que eles apresentarão suas coreografias na próxima aula. Sugerir-lhes que ensaiem durante os intervalos de recreio.

Aula 4


• Reservar o anfiteatro da escola para esta aula;
• Preparar o som e convidar os pais para a apresentação de seus filhos, assim como a comunidade escolar;

• Segue imagens abaixo:

Apresentação dos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental
Acervo particular

Aula 5


• Reservar, para esta aula, o anfiteatro da escola;
• Preparar, com antecedência: papel pardo, tesoura e gizão de cera;
• Fixar, no chão do anfiteatro, seis faixas de papel pardo;
• Dizer aos alunos que serão novamente escutadas as músicas dos grupos, devendo cada grupo dançar sai coreografia, até que o/a professor/a o interrompa. Neste momento, os alunos permanecerão como estátuas, enquanto o restante da sala escolhe a estátua que manteve a forma mais interessante;
• Os alunos, do grupo selecionado, deverão orientar o colega que foi selecionado deitando-o sobre o papel pardo, de modo que, na horizontal, consiga repetir a sua estátua anterior;
• Solicitar aos alunos que, com um gizão de cera, contornem o corpo do colega reproduzindo sua pose em forma de uma silhueta;
• Encerrar a aula pedindo para os alunos, recortarem a silhueta com a tesoura.

Aula 6


• Preparar com antecedência, cola, papel crepon, papéis coloridos de diferentes gramaturas e cores, cordão, linhas, gizão de cera e outros materiais;
• Soli citar aos alunos que revistam suas silhuetas com os materiais disponíveis na sala, de modo que fique parecendo tratar-se de silhuetas dançantes;
• Segue exemplos abaixo:


Trabalho de alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental
Acervo particular

Aula 7


• Expor os trabalhos dos alunos nos corredores da escola;
• Fazer uma avaliação oral sobre, as atividades realizadas para obter as silhuetas dançantes;
• Fazer a pergunta seguinte aos alunos: - É possível criar um trabalho bidimensional, tendo como ponto de partida a música e a dança?
• Solicitar que os alunos elaborem um texto expondo suas percepções sobre a experiência vivenciada.

Recursos Complementares
Avaliação

• A avaliação com os alunos será realizada ao final da proposta em ação especificada na aula 7;
• Durante todo o processo de criação bidimensional, o/a professor/a deverá avaliar o desempenho dos alunos, individualmente e em grupo, analisando, ainda, o envolvimento deles com o trabalho e com o texto final.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 7/7 - 100%
  • Quatro estrelas 0/7 - 0%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Pamela, colegio estadual maria emilia amaral fountoura , Rio de Janeiro - disse:
    jamylle_ticynha@hotmail.com

    22/05/2012

    Cinco estrelas

    adorei me adiantou d+


  • Juliana C. Ferreira Lopes, Escola Municipal Major Custodio Pereira , Minas Gerais - disse:
    ju.crislopes@yahoo.com.br

    28/03/2012

    Cinco estrelas

    adorei sua aula, agora que vamos começar com artes esta de parabens pela criatividade...


  • Watemira Maria de Carvalho, Secretaria de Educação Municipal , Goiás - disse:
    waltemirainc_soc@hotmail.com

    13/11/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns!!!Muito bom, Irei utilizar no plano de ações para 2011


  • André, E. E. Dom Mário Rino Sivieri , Sergipe - disse:
    andrezito.mg@gmail.com

    26/10/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula. Achei muito interessante, vou tentar realizar com meus alunos.


  • Sonia Mendes, Escola M Dr. Aroldo Carneiro de Carvalho , Santa Catarina - disse:
    smendesbr2000@yahoo.com.br

    15/10/2010

    Cinco estrelas

    Uma aula que desenvolve a apreciação e a contextualização por meio da concentração e atençao. ótima, muito boa


  • lourdes, Nucleo de Tecnologia Educacional , Acre - disse:
    surulinda@hotmail.com

    12/05/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante. Geralmente uma aula de música e dança se resume a ouvir e dançar a música, mas esta aula envolve outras atividades desde a socialização entre os educandos até a comunidade ao assistir a culminância da aula diante do público, dinamica de grupo, recorte e colagem, desenhos o mque envolve artes visuais. Esta aula é fantastica.


  • Edna Aparecida da Cruz, Colégio Lincoln S. Coimbra- EFM , Paraná - disse:
    ednaacruz@terra.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito divertida essa aula, com certeza vou aplicar com minhas turmas no próximo ano.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.