04/12/2009
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Dança: Apreciar e dançar |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de :
• Perceber que a música e a dança podem ser instrumentos para a criação em Artes.
Aula 1
• Distribuir, para os alunos, imagens de revistas recortadas em partes, de modo a formar um quebra-cabeças, de fotografias ou desenhos de pessoas dançando;
• Entregar, para os alunos, uma folha de papel sulfite A4;
• Pedir para os alunos montarem e colarem, sobre a folha de sulfite, o quebra-cabeças;
• Solicitar que os alunos colem as imagens de forma a manter uma distância de meio centímetro entre cada uma, criando uma espécie de mosaico, conforme a exemplificação abaixo:
Colagem – imagem de revista sobre sulfite A4
Fonte: Acervo particular
• Requerer que cada aluno escolha e traga para a próxima aula, uma música que goste de cantar e dançar.
Aula 2
• Reservar, para esta aula, o anfiteatro da escola;
• Recolher os CDs dos alunos e colocar para tocar as músicas que cada um selecionou;
• Deixar que os alunos expressem-se, corporalmente, ao escutarem o som das músicas executadas;
• Promover, após a oitiva e dança das músicas, uma votação, visando escolher seis músicas;
• Gravar em um único CD a coletânea das músicas selecionadas.
Aula 3
• Reservar o anfiteatro da escola para esta aula e providenciar seis aparelhos de som;
• Fazer seis fichas com os nomes das músicas, devendo constar em cada ficha, o nome do cantor ou do grupo que, interpreta a música, o nome do compositor da letra, a gravadora, o ano de sua divulgação e seu ritmo (samba, pagode, sertaneja, MPB e outros);
• Pedir aos alunos que, depois de escutarem as músicas selecionadas na aula anterior, formem seis grupos;
• Explicar aos alunos que cada grupo deverá elaborar uma apresentação relacionada com a música que lhe ficou designada;
• Solicitar que cada grupo escute, novamente, sua música, em tom baixo, de forma a não atrapalhar a concentração dos demais grupos;
• Dizer aos alunos que eles apresentarão suas coreografias na próxima aula. Sugerir-lhes que ensaiem durante os intervalos de recreio.
Aula 4
• Reservar o anfiteatro da escola para esta aula;
• Preparar o som e convidar os pais para a apresentação de seus filhos, assim como a comunidade escolar;
• Segue imagens abaixo:
Apresentação dos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental
Acervo particular
Aula 5
• Reservar, para esta aula, o anfiteatro da escola;
• Preparar, com antecedência: papel pardo, tesoura e gizão de cera;
• Fixar, no chão do anfiteatro, seis faixas de papel pardo;
• Dizer aos alunos que serão novamente escutadas as músicas dos grupos, devendo cada grupo dançar sai coreografia, até que o/a professor/a o interrompa. Neste momento, os alunos permanecerão como estátuas, enquanto o restante da sala escolhe a estátua que manteve a forma mais interessante;
• Os alunos, do grupo selecionado, deverão orientar o colega que foi selecionado deitando-o sobre o papel pardo, de modo que, na horizontal, consiga repetir a sua estátua anterior;
• Solicitar aos alunos que, com um gizão de cera, contornem o corpo do colega reproduzindo sua pose em forma de uma silhueta;
• Encerrar a aula pedindo para os alunos, recortarem a silhueta com a tesoura.
Aula 6
• Preparar com antecedência, cola, papel crepon, papéis coloridos de diferentes gramaturas e cores, cordão, linhas, gizão de cera e outros materiais;
• Soli citar aos alunos que revistam suas silhuetas com os materiais disponíveis na sala, de modo que fique parecendo tratar-se de silhuetas dançantes;
• Segue exemplos abaixo:
Trabalho de alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental
Acervo particular
Aula 7
• Expor os trabalhos dos alunos nos corredores da escola;
• Fazer uma avaliação oral sobre, as atividades realizadas para obter as silhuetas dançantes;
• Fazer a pergunta seguinte aos alunos: - É possível criar um trabalho bidimensional, tendo como ponto de partida a música e a dança?
• Solicitar que os alunos elaborem um texto expondo suas percepções sobre a experiência vivenciada.
sobre dança e desenho ver: http://images.google.com.br/images?q=dan%C3%A7a%20e%20desenho&hl=pt-BR&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wi
• A avaliação com os alunos será realizada ao final da proposta em ação especificada na aula 7;
• Durante todo o processo de criação bidimensional, o/a professor/a deverá avaliar o desempenho dos alunos, individualmente e em grupo, analisando, ainda, o envolvimento deles com o trabalho e com o texto final.
Cinco estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/05/2012
Cinco estrelasadorei me adiantou d+
28/03/2012
Cinco estrelasadorei sua aula, agora que vamos começar com artes esta de parabens pela criatividade...
13/11/2010
Cinco estrelasParabéns!!!Muito bom, Irei utilizar no plano de ações para 2011
26/10/2010
Cinco estrelasParabéns pela aula. Achei muito interessante, vou tentar realizar com meus alunos.
15/10/2010
Cinco estrelasUma aula que desenvolve a apreciação e a contextualização por meio da concentração e atençao. ótima, muito boa
12/05/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante. Geralmente uma aula de música e dança se resume a ouvir e dançar a música, mas esta aula envolve outras atividades desde a socialização entre os educandos até a comunidade ao assistir a culminância da aula diante do público, dinamica de grupo, recorte e colagem, desenhos o mque envolve artes visuais. Esta aula é fantastica.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito divertida essa aula, com certeza vou aplicar com minhas turmas no próximo ano.