02/12/2009
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de :
• Produzir esculturas corporais a partir de latinhas recicláveis;
• Montar uma Instalação com os objetos produzidos.
• Bidimensional - consultar link: http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&rlz=1T4GGIH_pt-BRBR285BR286&um=1&sa=1&q=arte+bidimensional&btnG=Pesquisar+imagens&aq=f&oq=&start=0
• Tridimensional - consultar link: http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&rlz=1T4GGIH_pt-BRBR285BR286&um=1&sa=1&q=arte+tridimensional&btnG=Pesquisar+imagens&aq=f&oq=&start=0
• Esculturas - consultar link: http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&rlz=1T4GGIH_pt-BRBR285BR286&um=1&sa=1&q=esculturas+corporais&aq=f&oq=&start=0
• Instalação - consultar link: http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&rlz=1T4GGIH_pt-BRBR285BR286&um=1&sa=1&q=arte+da+instala%C3%A7%C3%A3o&aq=f&oq=&start=0
Aula 1
• Conversar com os alunos sobre a possibilidade de produzirem esculturas corporais a partir de latinhas recicláveis;
• Propor, aos alunos, que, ao final da produção seja realizada uma Instalação dos trabalhos em local público;
• Mostrar para os alunos uma apresentação em PowerPoint, com imagens de arte ou de artesanato, para que os alunos possam perceber as diferentes possibilidades de criação de objetos e corpos a partir das latinhas de bebidas;
• Segue alguns exemplos:
• Solic itar aos alunos que, durante a semana, r ecolham latinhas de bebidas e as tragam para a próxima aula.
Aula 2
• Disponibilizar para esta oficina, pregos, alicates, arames, martelos, tesouras, fita crepe e sisal;
• Dividir a sala em seis grupos assim distribuídos:
1. - grupo 1 – responsável pela perfuração das latinhas;
2. - grupo 2 – responsável pela construção dos membros superiores;
3. - grupo 3 – responsável pela construção do tronco;
4. - grupo 4 – responsável pela preparação da cabeça;
5. - grupo 5 – responsável pela união dos membros inferiores aos troncos;
6. - grupo 6 – responsável pela união dos membros superiores aos troncos;
• A seguir seguem imagens ilustrativas:
• Orientar os alunos durante o processo de construção das esculturas;
Alunos do Ensino Fundamental - 2006
Fonte: Acervo particular
• Explicar para os alunos que as latinhas deverão conter quatro furos nas partes superior e na inferior;
Alunos do Ensino Fundamental - 2006
Fonte: Acervo particular
• Pedir para os alunos passarem o sisal nos furos das latinhas, unindo uma à outra, de maneira a formar uma sequência linear com quatro latinhas;
• Dizer para os alunos amarrarem uma latinha na outra com sisal, de modo que fiquem bem firmes e explicar para os alunos que estas deverão compor os membros superiores e inferiores;
Alunos do Ensino Fundamental - 2006
Fonte: Acervo particular
• Para o tronco:
• Solicitar que os alunos unam dois conjuntos de 07 latinhas, com fita crepe, para formarem o tronco;
Alunos do Ensino Fundamental - 2006
Fonte: Acervo particular
• Auxiliar os alunos a fixarem os membros ao tronco, utilizando fita crepe e sisal;
Alunos do Ensino Fundamental - 2006
Fonte: Acervo particular
• Falar para os alunos utilizarem como cabeça uma garrafa pet.
Alunos do Ensino Fundamental - 2006
Fonte: Acervo particular
Aula 3
• Providenciar, para esta aula, cola e tiras de jornal;
• Colar várias camadas de tiras de papel sobre o esqueleto da escultura, mais ou menos 5 camadas sobrepostas (a escultura ficará mais firme se entre as camadas de papel não ficar bolhas de ar).
Alunos do Ensino Fundamental - 2006
Fonte: Acervo particular
Aula 4
• Pedir para os alunos aplicarem sobre as esculturas uma camada de tinta branca;
Alunos do Ensino Fundamental - 2006
Fonte: Acervo particular
• Falar para os alunos escolherem uma cor de tinta para cada escultura e aplicá-la sobre o fundo branco.
Alunos do Ensino Fundamental - 2006
Fonte: Acervo particular
Aula 5
• Dizer para os alunos trazerem para esta aula alguns adereços para colocar nas esculturas;
Alunos do Ensino Fundamental - 2006
Fonte: Acervo particular
• Discutir com os alunos sobre possíveis lugares públicos para a Instalação dos corpos, bem como sobre a distribuição destes no espaço de exposição.
Aula 6
• Instalar os corpos de acordo com o que foi discutido com os alunos em sala de aula;
• Convidar a comunidade escolar, bem co mo os pais dos alunos para visitarem a exposição;
• Preparar uma recepção para este evento;
Alunos do Ensino Fundamental - 2006
Fonte: Acervo particular
• Segue fotos da exposição “corpos que falam” dos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica – ESEBA/UFU.
Alunos do Ensino Fundamental - 2006
Fonte: Acervo particular
Aula 7
• Preparar uma apresentação em PowerPoint, para expor aos alunos imagens tiradas durante o processo da Oficina de Corpos;
• Promover uma avaliação com os alunos no decorrer da apresentação dos slides.
• A avaliação da Oficina de Corpos será realizada na última aula quando os alunos e professor/a discutirão todo o processo a partir das imagens apresentadas em PowerPoint;
• Deverão ser discutidos:
1. A participação individual e em grupos dos alunos, em todas as oficinas;
2. O envolvimento dos alunos com o trabalho, durante o processo de construção, de pintura e de exposição;
3. A capacidade de cada aluno e ou do grupo para a resolução de problemas surgidos nas oficinas e na Instalação.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/09/2010
Quatro estrelasAula criativa, participativa onde o aluno está construindo sua escultura com o embasamento teórico necessário. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasEm "era ambiental", nada mais criativo que usar como armas a favor da preservação: arte, criatividade e reaproveitamento. Parabés! ADOREI!
24/03/2010
Cinco estrelasPARABENS, UM CONTEÚDO BASTANTE ENRRIQUECEDOR...