Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Corpo - oficina de esculturas corporais a partir de latinhas recicláveis

 

02/12/2009

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de :
• Produzir esculturas corporais a partir de latinhas recicláveis;
• Montar uma Instalação com os objetos produzidos.

Duração das atividades
• 7 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Aula 1


• Conversar com os alunos sobre a possibilidade de produzirem esculturas corporais a partir de latinhas recicláveis;
• Propor, aos alunos, que, ao final da produção seja realizada uma Instalação dos trabalhos em local público;
• Mostrar para os alunos uma apresentação em PowerPoint, com imagens de arte ou de artesanato, para que os alunos possam perceber as diferentes possibilidades de criação de objetos e corpos a partir das latinhas de bebidas;
• Segue alguns exemplos:

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://blog.ypsilon2.com/fp-content/images/red_bull_artofcan.jpg&imgrefurl=http://blog.ypsilon2.com/index.php/2008/07/17/red-bull-apresenta-art-of-can/comments/&usg=__IbMxmJnjQU9ejWE_KfO5KF1jA7g=&h=392&w=495&sz=34&hl=pt-BR&start=3&um=1&tbnid=MxR9PchOh1UAMM:&tbnh=103&tbnw=130&prev=/images%3Fq%3Darte%2Breciclada%2Bcom%2Blatinhas%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1T4GGIH_pt-BRBR285BR286%26um%3D1

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://aisforarchitecture.files.wordpress.com/2007/07/michelle-brand__cascade.jpg&imgrefurl=http://dicasinteressantes.com/tag/arte-reciclada/page/2/&usg=__PpnyQtF7mCtuDViqPBYIaFZRNWI=&h=397&w=500&sz=51&hl=pt-BR&start=9&um=1&tbnid=MgR-kmXGV5h_yM:&tbnh=103&tbnw=130&prev=/images%3Fq%3Darte%2Breciclada%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1T4GGIH_pt-BRBR285BR286%26um%3D1


http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://image2.linkinn.com/userfile/pictures_0904/Image/Cans_can_make_3.jpg&imgrefurl=http://ideiasdoarcodavelha.blogspot.com/2009_04_11_archive.html&usg=__ZSI71eQKm7_2Fb_I5DmQShHnkEk=&h=550&w=368&sz=70&hl=pt-BR&start=31&um=1&tbnid=BnMVF5RbFn-QQM:&tbnh=133&tbnw=89&prev=/images%3Fq%3Darte%2Breciclada%2Bcom%2Blatinhas%26ndsp%3D18%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1T4GGIH_pt-BRBR285BR286%26sa%3DN%26start%3D18%26um%3D1

• Solic itar aos alunos que, durante a semana, r ecolham latinhas de bebidas e as tragam para a próxima aula.

Aula 2

• Disponibilizar para esta oficina, pregos, alicates, arames, martelos, tesouras, fita crepe e sisal;
• Dividir a sala em seis grupos assim distribuídos:
1. - grupo 1 – responsável pela perfuração das latinhas;
2. - grupo 2 – responsável pela construção dos membros superiores;
3. - grupo 3 – responsável pela construção do tronco;
4. - grupo 4 – responsável pela preparação da cabeça;
5. - grupo 5 – responsável pela união dos membros inferiores aos troncos;
6. - grupo 6 – responsável pela união dos membros superiores aos troncos;


• A seguir seguem imagens ilustrativas:

• Orientar os alunos durante o processo de construção das esculturas;

Alunos do Ensino Fundamental - 2006

Fonte: Acervo particular

• Explicar para os alunos que as latinhas deverão conter quatro furos nas partes superior e na inferior;

Alunos do Ensino Fundamental - 2006

Fonte: Acervo particular


• Pedir para os alunos passarem o sisal nos furos das latinhas, unindo uma à outra, de maneira a formar uma sequência linear com quatro latinhas;

• Dizer para os alunos amarrarem uma latinha na outra com sisal, de modo que fiquem bem firmes e explicar para os alunos que estas deverão compor os membros superiores e inferiores;

Alunos do Ensino Fundamental - 2006

Fonte: Acervo particular



• Para o tronco:

• Solicitar que os alunos unam dois conjuntos de 07 latinhas, com fita crepe, para formarem o tronco;


Alunos do Ensino Fundamental - 2006

Fonte: Acervo particular

• Auxiliar os alunos a fixarem os membros ao tronco, utilizando fita crepe e sisal;

Alunos do Ensino Fundamental - 2006

Fonte: Acervo particular

• Falar para os alunos utilizarem como cabeça uma garrafa pet.

Alunos do Ensino Fundamental - 2006

Fonte: Acervo particular


Aula 3

• Providenciar, para esta aula, cola e tiras de jornal;
• Colar várias camadas de tiras de papel sobre o esqueleto da escultura, mais ou menos 5 camadas sobrepostas (a escultura ficará mais firme se entre as camadas de papel não ficar bolhas de ar).

Alunos do Ensino Fundamental - 2006

Fonte: Acervo particular


Aula 4

• Pedir para os alunos aplicarem sobre as esculturas uma camada de tinta branca;

Alunos do Ensino Fundamental - 2006

Fonte: Acervo particular


• Falar para os alunos escolherem uma cor de tinta para cada escultura e aplicá-la sobre o fundo branco.

Alunos do Ensino Fundamental - 2006

Fonte: Acervo particular

Aula 5


• Dizer para os alunos trazerem para esta aula alguns adereços para colocar nas esculturas;

 

Alunos do Ensino Fundamental - 2006

Fonte: Acervo particular


• Discutir com os alunos sobre possíveis lugares públicos para a Instalação dos corpos, bem como sobre a distribuição destes no espaço de exposição.

Aula 6


• Instalar os corpos de acordo com o que foi discutido com os alunos em sala de aula;
• Convidar a comunidade escolar, bem co mo os pais dos alunos para visitarem a exposição;

• Preparar uma recepção para este evento;

Alunos do Ensino Fundamental - 2006

Fonte: Acervo particular

• Segue fotos da exposição “corpos que falam” dos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica – ESEBA/UFU.

Alunos do Ensino Fundamental - 2006

Fonte: Acervo particular

Aula 7
• Preparar uma apresentação em PowerPoint, para expor aos alunos imagens tiradas durante o processo da Oficina de Corpos;
• Promover uma avaliação com os alunos no decorrer da apresentação dos slides.

Avaliação

• A avaliação da Oficina de Corpos será realizada na última aula quando os alunos e professor/a discutirão todo o processo a partir das imagens apresentadas em PowerPoint;
• Deverão ser discutidos:
1. A participação individual e em grupos dos alunos, em todas as oficinas;
2. O envolvimento dos alunos com o trabalho, durante o processo de construção, de pintura e de exposição;
3. A capacidade de cada aluno e ou do grupo para a resolução de problemas surgidos nas oficinas e na Instalação.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.