25/11/2009
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Comparar dois textos argumentativos sobre o mesmo assunto, publicados em um blog, para identificar o contraponto de um texto em relação ao outro sobre o mesmo fato; reconhecer nesses textos marcas lingüísticas e de contexto que podem servir de pistas para o leitor pressupor a postura político-ideológica de seus autores; realizar inferência a partir das pistas linguísticas do texto.
Leitura de textos dissertativos/argumentativos. Conhecimento da estrutura desse tipo de texto.
Estratégias
Laboratório de informática
Uso da internet
Leitura de textos publicados em blog
Atividade em pequenos grupos
Aula dialogada
Aulas 1, 2, 3 e 4
Atividade 1 – grupos de 4 alunos
Motivação/interação
Antes de acessar o blog em que foram publicados 2 artigos sobre o reconhecimento do filho pelo ex. presidente da república Fernando Henrique Cardoso, o professor distribui tiras de papel com os seguites pontos sobre os quais os alunos devem conversar:
Comentem o que sabem sobre o ex. presidente Fernando Henrique Cardoso; conversem sobre sua trajetória política; do período em que governou o Brasil; dos planos desenvolvidos em seu governo. Organizem as idéias por escrito e escolham um representante do grupo para apresentá-las.
Atividade 2
Os grupos apresentam suas discussões.
Atividade 3: em dupla
Laboratório de informática, uso da internet
Leitura silenciosa dos artigos: 1) “A cara de pau de Josias de Souza (e o filho de FHC)”, 2) “FHC vai reconhecer filho que teve fora do casamento”, disponível no blog “Vi o Mundo”, em: http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/a-cara-de-pau-de-josias-de-souza-e-o-filho-de-fhc/ ; ou o professor também poderá fazer cópia dos textos e distribuí-los para os alunos.
Atividade 4: grupo de 4 alunos
Após a leitura silenciosa, o professor orienta os alunos para que discutam e sintetizem idéias presentes no artigo 1 que contrapõem às do artigo 2, conforme exemplificado abaixo:
Pontos Divergentes em relação ao texto 2
1) Omissão da imprensa em relação ao fato, embora soubesse de sua existência há 18 anos;
Atividade 5
O representante do grupo apresenta suas respostas e o professor corrige e comenta, se necessário.
Atividade 6: ainda em grupos de 4 alunos
Os alunos devem realizar as seguintes análises:
a.assinalar no texto argumentos em que se pode perceber pontos de vista que de certa maneira favorecem ou desfavorecem às pessoas envolvidas nos textos; isto é, que argumentos fazem crítica mais contundente e que argumentos são menos contundentes em relação ao fato?
b. ler informações na página do blog de Luiz Carlos Azenha:título,subtítulo; títulos de notícias às margens da página; pesquisar informações na internet sobre Josias de Souza, inclusive em seu blog, para saber em que jornais escreve; que assuntos abordam em seus artigos; o que já se escreveu sobre ele;
c. a partir dessas atividades,o grupo deve escrever um comentário de aproximadamente 10 linhas sobre a seguinte questão: considerando a linguagem usada, a forma de organização dos artigos 1 e 2, os elementos contextualizadores dos blogs dos dois autores, é possível traçar o seu perfil político-ideológico? Apresente argumentos.
Atividade 7
Em círculo, um representante do grupo expõem suas conclusões.
Atividade 2
O professor promove um debate a partir das conclusões dos alunos. Para que todos participem, é importante o professor fazer inscrições e delimite o tempo das falas.
Para ler sobre o jornalista Josias de Souza, consultar:
http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/arch2009-11-01_2009-11-30.html
O professor verificará se os alunos reconhecem pontos de vista diferentes, por meio da comparação entre dois textos sobre o mesmo assunto; observará ainda se são capazes de realizar inferência a partir de pistas lingüísticas/ou contextuais, que possibilitam ao leitor identificar a postura político-ideológica do autor de um texto.
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