Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O tratamento dado à notícia sobre o mesmo fato

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Vilma Aparecida Gomes
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Comparar dois textos argumentativos sobre o mesmo assunto, publicados em um blog, para identificar o contraponto de um texto em relação ao outro sobre o mesmo fato; reconhecer nesses textos marcas lingüísticas e de contexto que podem servir de pistas para o leitor pressupor a postura político-ideológica de seus autores; realizar inferência a partir das pistas linguísticas do texto.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura de textos dissertativos/argumentativos. Conhecimento da estrutura desse tipo de texto.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias

Laboratório de informática

Uso da internet

Leitura de textos publicados em blog

Atividade em pequenos grupos

 Aula dialogada

Aulas 1, 2, 3 e 4

 Atividade 1 – grupos de 4 alunos

Motivação/interação

 Antes de acessar o blog em que foram publicados 2 artigos sobre o reconhecimento do filho pelo ex. presidente da república Fernando Henrique Cardoso, o professor distribui tiras de papel com os seguites pontos sobre os quais os alunos devem conversar: 

Comentem o que sabem sobre o ex. presidente Fernando Henrique Cardoso; conversem sobre sua trajetória política; do período em que governou o Brasil; dos planos desenvolvidos em seu governo. Organizem as idéias por escrito e escolham um representante do grupo para apresentá-las.

Atividade 2

Os grupos apresentam suas discussões.

 Atividade 3: em dupla

  Laboratório de informática, uso da internet

 Leitura silenciosa dos artigos: 1) “A cara de pau de Josias de Souza (e o filho de FHC)”, 2) “FHC vai reconhecer filho que teve fora do casamento”, disponível no blog “Vi o Mundo”, em: http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/a-cara-de-pau-de-josias-de-souza-e-o-filho-de-fhc/ ; ou o professor também poderá fazer cópia dos textos e distribuí-los para os alunos.

Atividade 4: grupo de 4 alunos

 Após a leitura silenciosa, o professor orienta os alunos para que discutam e sintetizem idéias presentes no artigo 1 que contrapõem às do artigo 2, conforme exemplificado abaixo:

Pontos Divergentes em relação ao texto 2

1) Omissão da imprensa em relação ao fato, embora soubesse de sua existência há 18 anos;

Atividade 5

 O representante do grupo apresenta suas respostas e o professor corrige e comenta, se necessário.

 Atividade 6: ainda em grupos de 4 alunos

Os alunos devem realizar as seguintes análises:

a.assinalar no texto argumentos em que se pode perceber pontos de vista que de certa maneira favorecem ou desfavorecem às pessoas envolvidas nos textos; isto é, que argumentos fazem crítica mais contundente e que argumentos são menos contundentes em relação ao fato?

b. ler informações na página do blog de Luiz Carlos Azenha:título,subtítulo; títulos de notícias às margens da página; pesquisar informações na internet sobre Josias de Souza, inclusive em seu blog, para saber em que jornais escreve; que assuntos abordam em seus artigos; o que já se escreveu sobre ele;

c. a partir dessas atividades,o grupo deve escrever um comentário de aproximadamente 10 linhas sobre a seguinte questão: considerando  a linguagem usada, a forma de organização dos artigos 1 e 2, os elementos contextualizadores dos blogs dos dois autores, é possível traçar o seu perfil político-ideológico? Apresente argumentos.

 Atividade 7

 Em círculo, um representante do grupo expõem suas conclusões.

Atividade 2

O professor promove um debate a partir das conclusões dos alunos. Para que todos participem, é importante o professor fazer inscrições e delimite o tempo das falas.   

Recursos Complementares

Para ler sobre o jornalista Josias de Souza, consultar:

http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/arch2009-11-01_2009-11-30.html

Avaliação

 O professor verificará se os alunos reconhecem pontos de vista diferentes, por meio da comparação entre dois textos sobre o mesmo assunto; observará ainda se são capazes de realizar inferência a partir de pistas lingüísticas/ou contextuais, que possibilitam ao leitor identificar a postura político-ideológica do autor de um texto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.