20/01/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Física | Som, imagem e informação |
Olá Professor!
Inicie a aula apresentando aos alunos algumas teorias sobre a luz, mostrando aos alunos que as Teorias vão se estabelecendo ao longo dos tempos e que um pesquisador utiliza as descobertas do outro para comprovar ou refutar o fato/fenômeno.
Isaac Newton divulgou muitos trabalhos nos campo da ótica e da matemática, dentre suas descobertas se destaca a que a luz poderia se dividir em muitas cores, através de um prisma – dispersão da luz e usou esse conceito experimental para analisar a luz.
Em 1672, Newton apresentou a Teoria Corpuscular da Luz, onde a luz era considerada como um feixe de partículas emitidas por uma fonte de luz que atingia o olho estimulando a visão. Lei que conseguiu explicar alguns fenômenos de propagação da luz .
Se tiver interesse em apresentar ou realizar um experimento com os alunos podem utilizar este que oportuniza aos alunos a compreensão de como os conceitos de luz e cores estão relacionados.
Foucault, no séc. XIX, com condições melhores de estudo e pesquisa que as de Newton no séc. XVII conseguiu medir a velocidade da luz em diferentes meios (ar/água) – Teoria Ondulatória da Luz – verificando que a velocidade da luz era maior no ar do que na água, contestando a teoria corpuscular de Newton que considerava que a velocidade da luz na água deveria ser maior que no ar.
Maxwell, na segunda metade do séc. XIX, por meio da Teoria de Ondas Eletromagnéticas, constituiu teoricamente que, a luz é uma modalidade de energia radiante que se propaga através de ondas eletromagnéticas. Quinze anos após a descoberta de Maxwell, Hertz comprovou experimentalmente a teoria ondulatória, usando um circuito oscilante.
A teoria de Hertz não conseguia explicar o fenômeno de emissão fotoelétrica, que é a ejeção de elétrons quando a luz incide sobre um condutor e Einstein usando a idéia de Planck (1900), mostrou que a energia de um feixe de luz era concentrada em pequenos pacotes de energia, denominados fótons, que explicava o fenômeno da emissão fotoelétrica – Teoria da Dualidade onda/partícula.
A natureza corpuscular da luz foi confirmada por Compton (1911). Verificou que quando um fóton colide com um elétron, eles se comportam como corpos materiais.
Hoje se aceita o fato de que:
A luz tem caráter dual: os fenômenos de reflexão, refração, interferência, difração e polarização da luz podem ser explicados pela teoria ondulatória e os de emissão e absorção podem ser explicados pela teoria corpuscular.
Adaptação de Luz: fundamentos teóricos. Disponível em: http://educar.sc.usp.br/otica/luz.htm. Acesso em 10 de jan. de 2009.
Momento 02 -
Atividade 01 - Depois de conhecermos a definição de luz aceita hoje no meio cientítifico, proponha aos alunos que pesquisem utilizando a biblioteca, livros didáticos e a internet, os três princípios básicos da ótica geomética, quando a luz atravessa um meio material transparente oticamente homogêneo.
Os registros da pesquisa realizada poderão ser postados em um blog, se realizadas individualemte ou wiki, se realizadas em grupo.
Atividade 02 - Alguns fenômenos são citados nos princípios e nas teorias sobre a luz. Que são:
Para aprofundamos as seguintes questões, em sala específica (laboratório de física e/ou de informática) proponha aos alunos que em grupos realizem as atividades propostas nos seguintes objetos:
Objeto 01 - Laboratório de Física - Realizando as atividades propostas neste objeto com a alteração da curvatura do raio, os diâmetros, poderá veriricar os conceitos de reflexão, refração, bem como, os indicies de refração, curvatura do raio, diâmetros e propagação da luz para um ou dois pontos ou objetos.
Nome | Tipo |
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Ótica geométrica | Animação/simulação |
Luz e cores | Experimento prático |
Refração | Experimento prático |
Duas estrelas 1 classificações
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24/03/2010
Duas estrelasO conteúdo está muito vago e seria impossível tratá-lo em apenas três aulas