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Outdoor: trabalhando o duplo sentido

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
Júlia Maria Cerqueira
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Cristina Weitzel Tavela

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Possibilitar ao aluno reconhecer não só o objetivo comunicativo das propagandas em outdoor, mas também os recursos nela utilizados, como, por exemplo, o duplo sentido, cuja intenção é provocar o humor.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Habilidades básicas de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula

ETAPA 1:

PROFESSOR: Inicie a aula perguntando aos alunos:

Vocês sabem o que é um outdoor?

Onde encontramos outdoors?

Como são as propagandas em outdoors?

O objetivo dessas perguntas é sondar o que os alunos já sabem sobre esse tipo de propaganda.

Após essa sondagem, leve-os a concluírem que o outdoor é uma forma de publicidade que, geralmente, contém:

uma mensagem escrita;
a foto do produto que está sendo anunciado;
o slogan e/ou marca desse produto. 

O outdoor é uma forma de comunicação rápida para possibilitar a fácil compreensão dos consumidores, que estão geralmente em movimento, sejam eles pedestres, motoristas ou passageiros. O objetivo comunicatitivo é influenciar ideologicamente o consumidor a obter o produto anunciado.

ETAPA 2:

Nessa etapa, os alunos verão alguns exemplos de outdoors. É importante que o professor ouça os comentários dos alunos, mas também faça intervenções pertinentes para que o aluno entenda os recursos utilizados pela propaganda (ambiguidade, humor, etc.)

Discuta questões como:

O público-alvo do anúncio; (para quem é o anúncio: jovens? idosos? mulheres? homens?)

Estratégias argumentativas como ambiguidade, humor, entre outros (como convencem os consumidores a adquirirem aquele produto?)

Imagens (como ela se relaciona com o conteúdo da propaganda?)

1

Disponível em: http://www.filologia.org.br/vcnlf/anais%20v/civ8_08.htm

Explique a seus alunos que nessa propaganda a palavra "coroa" é responsável pela ambiguidade (é a possibilidade de um enunciado ser entendido ou de ser interpretado de mais de uma forma):

1) pode significar mulher de meia idade;

2) coroa de flores.

Levando em conta o contexto no qual a frase se insere, isto é, a propaganda de um plano de assistência funeral, podemos inferir que a segunda opção é a mais coerente. A possibilidade de poder entender a frase de mais de uma maneira cria um efeito humorístico que cativa o consumidor. 

velha 2

Disponível em: http://losolvidados.apostos.com/2008/02/

Nessa propaganda, o humor é causado pelo verbo "perder", que não significa perder o cliente para outra empresa, mas "perdê-lo" para a morte, uma vez que os clientes são, na maioria, idosos.

velho 3

Disponível: http://www.mauraxerfan.com.br/index.php?itemid=269

Nessa propaganda, os anunciantes escolheram uma moça jovem para ser a "garota propaganda". Mas os publicitários não deixam de fazer refêrencia à morte, isto é, se o plano de "viver" não der certo, é preciso que o consumidor tenha um seguro de vida.

4

Disponível em: http://www.scielo.br/sc ielo.php?pid=S1415-65552004000200013&script=sci_arttext

Na primeira propaganda, o efeito de humor é causado por que, como se trata de um plano de assistência funerária, os clientes morrem, de modo que não há como reclamar do serviço prestado em seu funeral.

Na segunda propaganda, a ambiguidade é causada pela palavra "quentinha", que pode ser interpretada como uma novidade " fresca", mas que faz alusão ao serviço de cremação. 

Disponível em: http://losolvidados.apostos.com/2008/02/

Nessa propaganda, a ambiguidade é causada pela expressão "outro lado", que pode ser interpretada como "o outro lado da rua" ou "o outro lado da vida", ou seja, a morte. Com isso, imaginamos que o lugar é uma rua movimentada, na qual provavelmente há muitos atropelamentos.

Disponível em: http://patocomfome.blogspot.com/2007_10_01_archive.html

Nessa propaganda, há uma intertextualidade com o logotipo de uma outra marca, a "Vivo", uma empresa de telefonia. O anunciante aproveitou-se dessa dicotomia "vivo" versus "morto" para criar o efeito de humor.

Avaliação

Depois de refletir sobre a ambiguidade presente nos outdoors, o professor deve propor a criação de um outdoor. Para isso, pode-se levar fotos de vários produtos para a sala de aula (sapatos, bolsas, celular, pen drive, computador, etc.) e sortear um produto para cada dupla de alunos escrever uma frase de duplo sentido, criando um efeito de humor.

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