Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PRESERVANDO A NATUREZA: “É SÓ ASSOBIAR E O CURUPIRA APARECE PARA AJUDAR!”

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Aprender a respeitar a natureza e a vida no planeta.
2. Reconhecer na lenda do Curupira o potencial educativo na arte de preservar a natureza.
3. Desenvolver atitudes éticas respeitosas para com o ambiente escolar.

Duração das atividades
Duas ou mais aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não serão necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Comentários para o professor: Professor, os textos abaixo, retirados de sítios da internet, são de caráter informativo para a aula proposta. É importante situar para os alunos a lenda do Curupira no folclore brasileiro e, se achar necessário, fazer a diferenciação entre mitos e lendas.

O que é Folclore
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem a festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido às coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido à vida e ao mundo.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm

Professor, caso queira aprofundar a reflexão sobre mitos e lendas, você poderá acessar o sítio http://pt.wikipedia.org/wiki/Lenda

Momentos da aula:
1° Momento:
O professor deverá iniciar a aula perguntando aos alunos se conhecem a lenda do Curupira ou Caipora, do folclore brasileiro. Se conhecerem, então deverão dizer o que sabem. Após ouvir os alunos, convidá-los a assistir ao vídeo “É só assobiar e o Curupira aparece para ajudar!” acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=P79diuxmfpk

Curupira

2º Momento: Em seguida, o professor deverá abrir espaço para um debate sobre o que acharam do vídeo, o que aprenderam com a lenda do Curupira, que relações eles estabelecem entre a lenda e os problemas relativos à preservação da natureza, os cuidados para com o meio ambiente vividos por todos nós nos dias atuais e outras questões que emergirem do debate.

3º Momento: Buscando inspiração no vídeo que todos acabaram de assistir, o professor deverá fazer a seguinte proposição aos alunos: “Será que como o Curupira, nós poderíamos desenvolver um trabalho de sensibilização junto a toda comunidade escolar, no sentido de preservamos o ambiente da escola? Poderíamos detectar os problemas e propormos ações educativas que visem conscientizar a todos sobre o que cada um e todos juntos podemos fazer para cuidar do espaço escolar. O que pensam da proposta? Vamos arregaçar as mangas e trabalhar?”

Para começar, os alunos deverão se organizar em grupos a fim de realizar uma pesquisa diagnóstica acerca dos problemas relativos à falta de cuidado para com o espaço escolar e as possíveis soluções apontadas pelos entrevistados. Com prancheta e lápis na mão, os grupos se dividirão para entrevistar os alunos de outras salas de aula, a direção, a equipe pedagógica, os professores e demais servidores da escola, alé m dos pais que, espontaneamente, se dispuserem a contribuir com o processo de investigação. Os aluno s poderão fazer as seguintes sugestões de perguntas aos seus entrevistados: “Para você, existem problemas de falta de cuidado para com o espaço escolar? Se sim, quais seriam esses problemas? O que você pode fazer para modificar essa situação? Em sua opinião, o que cabe à escola fazer para buscar a solução dos problemas?”

4º Momento: Os alunos deverão socializar as respostas obtidas nas entrevistas e, juntamente com o professor, darão um tratamento especial aos dados coletados, construindo gráficos, tabelas, relatórios descritivos ou outras formas encontradas para dar visibilidade aos resultados da pesquisa realizada.

5º Momento: O professor e os alunos deverão discutir formas criativas de apresentar a síntese da pesquisa para toda a comunidade escolar, podendo ser: uma peça teatral, sessões de vídeo (ver sugestões nos recursos complementares), oficinas de origami, teatro de fantoches... Estes recursos visam à sensibilização, conscientização e compromisso de todos para a concretização das propostas de ações individuais, coletivas e da própria escola, apontadas como forma de resolução dos problemas.

Recursos Complementares

Professor, você encontrará um vídeo-animação muito bacana sobre “O Curupira”, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=r2uvjgbcMtY  . Vale a pena conferir!!!

O sítio http://www.youtube.com/watch?v=PsGs3QCSiqI narra a lenda do Curupira. Acervo do Portal Encantado da TELEMAR.

Ao acessar o sítio http://www.terrabrasileira.net/folclore/regioes/3contos/curupira.html além de um texto informativo sobre a lenda do Curupira, você encontrará um conto muito interessante de um índio caçador e o Curupira. Este recurso é precioso!

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.

Auto-avaliação dos alunos (oral): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.

Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos no debate do vídeo “É só assobiar e o Curupira aparece para ajudar!”. Capacidade de estabelecer relações entre a lenda do Curupira e as questões relativas à natureza e ao meio ambiente. Compromisso com a realização do trabalho de pesquisa, a organização dos dados coletados e com o processo de socialização dos resultados obtidos. O professor deverá verificar se os alunos conseguiram reconhecer na lenda do Curupira o potencial educativo na arte de preservar a natureza e se eles se comprometeram a desenvolver atitudes éticas respeitosas para com o ambiente escolar.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.