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Um poeta itabirano: Drummond

 

21/11/2009

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Conhecer a biografia de Carlos Drummond de Andrade;
• interpretar o poema “Confidência de um Itabirano”;
• produzir um texto em prosa relacionando biografia e obra poética.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos já devem ter noções básicas sobre análise poética e conhecer o gênero biografia.

Estratégias e recursos da aula

• A aula deve ser desenvolvida em laboratório multimídia para a pesquisa biográfica;
• recurso de vídeo para mostrar a declamação do poema “Confidência de um Itabirano” pelo próprio Drummond;
• produção de texto em duplas.

Aula 1
Atividade 1

Para motivar os alunos para o tema,  o professor questionará os alunos sobre a vida de um dos grandes poetas brasileiros: Carlos Drummond de Andrade. Para isso, utilizará a loteria abaixo que depois será checada conforme pesquisa biográfica.

(    ) Drummond nasceu em Iturama.
(    ) Filho de uma família de fazendeiros em ascensão.
(    ) Estudou no Rio de Janeiro em colégio de jesuítas.
(    ) Começou a carreira de escritor no Diário de Minas, em Belo Horizonte.
(    ) Formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925.
(    ) Foi funcionário público.
(    ) Não casou.
(    ) Teve um filho que morreu logo após o parto.
(    ) Seu primeiro livro, “Alguma poesia”, foi publicado em 1920.
(    ) Sua  filha, ao casar, mudou-se para Espanha.
(    ) Sua vida é marcada por uma série de publicações.
(    ) Em 31 de janeiro de 1987 escreve seu último poema, "Elegia a um tucano morto".
(    ) Drummond morreu primeiro que sua filha.
(    ) Drummond morreu de câncer.
(    ) O poeta morreu ao 82 anos.
(    ) O poeta deixa inúmeros escritos que são publicados após sua morte.
(    ) “Moça deitada na grama” é uma de suas obras póstumas.

Respondida a loteria com Verdadeiro ou Falso, os alunos, sentados em duplas no laboratório de informática, pesquisarão na internet a biografia de Carlos Drummond de Andrade para checar suas respostas. Poderão ainda pesquisar o contexto histórico para obterem mais informações sobre a mentalidade da época e as ações políticas e sociais importantes para a conjuntura histórica.

Atividade 2

Conhecida um pouco da história de Drummond, os alunos assistirão ao vídeo de um de seus poemas: “Confidência do Itabirano”.
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=VszDrrpybiU
Acesso em: 17/11/09.



Em seguida, o professor pedirá aos alunos para acessarem o site:
http://letras.terra.com.br/carlos-drummond-de-andrade/460645/   Acesso em 17/11/09.
Nesta página, os estudantes terão disponibilizado o poema transcrito abaixo.

CONFIDÊNCIA DO ITABIRANO


Alguns anos vivi em Itabira.
Principalmente nasci em Itabira.
Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro.
Noventa por cento de ferro nas calçadas.
Oitenta por cento de ferro nas almas.
E esse alheamento do que na vida é porosidade e comunicação.

A vontade de amar, que me paralisa o trabalho,
vem de Itabira, de suas noites brancas, sem mulheres e sem horizontes.
E o hábito de sofrer que tanto me diverte,
é doce herança itabirana.

De Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereço:
esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil;
este São Benedito do velho santeiro Alfredo Durval;
este couro de anta, estendido no sofá da sala de visitas;
este orgulho, esta cabeça baixa...

Tive ouro, tive gado, tive fazendas.
Hoje sou funcionário público.
Itabira é apen as uma fotografia na p arede.
Mas como dói!

Depois da leitura silenciosa, o professor deverá propor aos alunos uma leitura em voz alta e em conjunto a fim de exercitarem a expressividade. Em seguida, os alunos terão de responder a um estudo dirigido (que poderá ser realizado oralmente) com o objetivo de interpretar o poema lido. Seguem as questões:

  1. Qual a relação entre Drummond e Itabira?
  2. Mais do que viver, o eu lírico afirma que nasceu em Itabira. Qual o sentido dessa informação?
  3. De que forma o no poema são ligados o presente e o passado?
  4. Quais características do ferro o poeta atribui a si próprio?
  5. A partir dos versos: “E o hábito de sofrer que tanto me diverte/é doce herança itabirana”, explique a relação do eu lírico com Itabira.
  6. Por que as noites eram brancas? Comente a antítese.
  7. Leia:
    “De Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereço:
    esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil;
    este São Benedito do velho santeiro Alfredo Durval;
    este couro de anta, estendido no sofá da sala de visitas;”
  8. O que significa para o eu lírico oferecer as prendas descritas acima? E o que isso revela?
  9. Qual a perspectiva econômica e social observada pelo eu lírico?
  10. O que significa Itabira ser apenas uma fotografia na parede?
  11. Do que o eu lírico sente falta?
  12. Qual o tom do poema? Afetuoso, melancólico, ou irônico? Comente.

Atividade 3

Nesta aula, o professor pedirá aos alunos que no programa Word escrevam um texto em prosa (sugere-se um ensaio) cujo objetivo seja propor uma reflexão entre a vida de Drummond e o poema “Confidência do Itabirano”. O estudo dirigido realizado auxiliará os estudantes na organização das ideias.

Atividades complementares


O professor poderá publicar os textos mais expressivos no jornal da escola. Ainda poderá publicá-los em blogs educativos.

Avaliação

A avaliação será realizada com base na participação discente quanto: à pesquisa biográfica para checar resultado da loteria; à discussão do estudo dirigido, e, por fim, à produção textual de um ensaio relacionando biografia e poema drummondianos. A avaliação do texto em prosa deve ser feita levando-se em consideração, especialmente, a capacidade de o aluno relacionar o que foi pedido juntamente com sua habilidade para estruturar o texto.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
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Opiniões

  • maria, estácio , Rio de Janeiro - disse:
    mmaa@gmail.com

    28/06/2011

    Cinco estrelas

    excelente


  • andreia, Bósnia e Herzegovina - disse:
    andreia@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    bom muito bom


  • MARIA DE LOURDES DIONIZIO SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE , Paraíba - disse:
    lvhs@uol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A aula de Walleska Bernardino Silva, em co-autoria com Eliana Dias, apresenta uma ótima proposta de condução para o estudo de um dos poetas mais representativos do Modernismo Brasileiro. Embora as autoras apresentem claramente um de seus objetivos, situar o homem em seu tempo através dos dados biográficos propostos na sugestão de pesquisa para que os alunos conheçam melhor a figura humana de Drummond, penso que a Atividade 1 poderá tirar a atenção de questões mais relevantes na Atividade 2.


Sem classificação.
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