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ÉTICA E O ESTATUTO DO IDOSO

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1- Refletir criticamente sobre a questão do idoso na sociedade contemporânea.
2- Conhecer o Estatuto do Idoso e identificar “situações” em que ele não está sendo cumprido.
3- Identificar as atitudes cotidianas em relação aos idosos nos diferentes espaços sociais.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não serão necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Momentos da aula:

1º Momento: O professor deverá iniciar a aula convidando os alunos para assistir ao vídeo: “Dona Cristina perdeu a memória!” que possibilita o pensar sobre a questão do idoso na nossa sociedade, acessando o sítio http://www.portacurtas.com.br/curtanaescola/pop_160.asp?cod=1454&Exib=5513

Dona Cristina

2º Momento: Logo em seguida, o professor deverá propor uma conversa sobre os momentos mais significativos do vídeo para os alunos. Permeando a conversa, o professor poderá lançar algumas questões para ampliar o debate: Vocês convivem no dia a dia com pessoas idosas? Como é o relacionamento de vocês para com estas pessoas? Do que gostam? Do que não gostam? Que histórias vocês têm para contar da convivência com os idosos? Como as pessoas idosas são tratadas na nossa sociedade? Elas são respeitadas? Que notícias são veiculadas no rádio, na televisão, no jornal e na internet sobre o tratamento dispensado às pessoas idosas? Vocês sabiam que, assim como existe o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, existe também o Estatuto do Idoso? Vocês gostariam de saber o que diz este Estatuto? Então, vamos conhecê-lo?

3º Momento: O professor deverá apresentar o vídeo: "Estatuto do Idoso", acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=Dg_HuVUWMDo

Este vídeo possibilita a reflexão sobre os direitos da pessoa idosa, possibilita também identificar situações cotidianas de desrespeito a estes direitos adquiridos por lei, além de abordar criticamente os problemas relativos ao não cumprimento do Estatuto do Idoso.

Estatuto Idoso

4º Momento: Após o vídeo, professor e alunos deverão criar um jogral sobre os direitos prescritos no Estatuto do Idoso, para ser apresentado para toda a comunidade escolar.

Professor, “jogral é como se fosse um coral, só que ao inves de cânticos, é um coral falado, mas falado dentro de uma ordem, o que confere uma musicalidade e ritmo à declamação. Pega-se o texto ou a poesia e divide em versos, que serão declamados por 1, 2, 3, ou quantas vozes quiser. O conjunto fica harmonioso e deve ser bem ensaiado e falado em voz bem forte”. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogral

Recursos Complementares

Professor, para ampliar o debate sobre o Estatuto do Idoso, você poderá acessar o sítio http://www.youtube.com/watch?v=4NUllNk3ZZA TV Assembléia - Repórter Assembléia “Estatuto do Idoso completa seis anos”. Este vídeo abre brechas para uma reflexão multicultural sobre o idoso.

Outro recurso interessante para se trabalhar essa temática é através da música. Ao acessar o sítio http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/44760/ você encontrará a música, letra e vídeo “Oração ao Tempo”, de Caetano Veloso.

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.

Auto-avaliação dos alunos (oral): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.

Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos nos debates coletivos acerca dos vídeos apresentados e na criação e apresentação do jogral. Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. O professor deverá verificar se os alunos conseguiram realizar uma reflexão crítica sobre a questão do idoso na nossa sociedade e se foram capazes de identificar situações em que o Estatuto do Idoso não está sendo cumprido.

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