Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONSTRUINDO UM PROTÓTIPO DO 14 BIS

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 3 a 5 anos, poderão:

  • Participar da confecção de protótipo do 14 Bis.
Duração das atividades
Três aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre o tema dos meios de transportes. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através das aulas, apresentadas neste portal, intituladas: "Classificando os meios de transportes", "Descobrindo o avião" e "Conhecendo a história do avião".

Estratégias e recursos da aula
                                                           

1º MOMENTO - Discutindo com a turma

Depois de ter trabalhado com a turma as questões sobre a história de Santos Dumont e o 14 Bis, o professor poderá sugerir para a turma a construção de um protótipo do 14 Bis, com as caixas anteriormente selecionadas com a família das crianças.

Durante a conversa o professor deverá problematizar com o grupo como poderia ser construído o 14 bis com aquelas caixas. E assim aguarda as sugestões dos alunos. O professor poderá perguntar quantas caixas serão necessárias para montar o 14 bis; como poderia ser feito para que todas as crianças participassem da confecção, dentre outras questões que possam ir surgindo.

Nessa discussão o professor também poderá explorar as  caixas suas formas e tamanhos.

undefined

2º MOMENTO - Construindo o 14 Bis

Depois dessa discussão, o professor poderá questionar o grupo crianças sobre a melhor forma de colar as caixas. Depois que as crianças sugeriram escolhe-se a melhor forma para poder colar as caixas.

3º MOMENTO - Pintar o 14 Bis

Depois de colada todas as caixas as crianças deverão pintar o protótipo.

PINTANTO O 14 BIS

4º MOMENTO - Registrando

Ao final dessa atividade, o professor poderá sugerir que as crianças, através do desenho, registrem como a confecção do 14 Bis como também poderá ser construído coletivamente um texto sobre essa atividade.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se a criança:

  • Participou da elaboração do protótipo do 14 Bis;  
  • Registrou a atividade realizada, através do desenho;
  • Contribuiu para a construção do texto coletivo sobre a confecção do 14 Bis.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.