Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONHECENDO O AVIÃO: a aula de campo

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais da Educação Infantil, na faixa etária de 3 a 5 anos, poderão:

• Familiarizar com as características físicas do avião, diferenciando-o dos outros meios de transporte;
• Conhecer as funções do avião.

Duração das atividades
Três aulas (duas de 50 minutos e a aula de campo será realizada em um turno completo)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre o tema dos meios de transportes. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados através das aulas, apresentadas neste portal, intituladas: "Classificando os meios de transportes", "Descobrindo o avião" e "Conhecendo a história do avião".

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO – Organizando a aula

O professor deverá previamente organizar esta aula de campo tendo que:

a) Visitar o local antes da aula-passeio com as crianças;

b) Agendar o local para ser visitado, verificando se nele haverá um responsável para acompanhamento;

c) Agendar o transporte para o traslado até a Base Aérea;

d) Verificar o tempo necessário para essa visita e perceber, ou não, se irá precisar levar lanche para as crianças. Se sim, previamente marcar qual o lugar deste lanche;

e) Por fim, enviar para os pais um comunicado apresentando a aula de campo, os seus possíveis custos, as observações, além da autorização desse responsável.

2º MOMENTO – Planejamento coletivo da ida a Base Aérea

O professor deverá reunir a turma e apresentar a aula de campo a ser realizada, destacando o que cada aluno poderá aprender nesta aula. Depois dessa introdução, o professor poderá perguntar para o grupo o que as crianças acham que irão encontrar nesse espaço, quais as dúvidas. Essas questões poderão ser registradas em um painel, para que no retorno da aula, possam ser retomadas.

Realizada essa etapa, o professor deverá construir com o grupo alguns combinados necessários para a realização desta aula de campo.


3º MOMENTO – A aula de campo


No dia da aula os alunos terão a oportunidade de conhecer o avião o seu pouso e a sua decolagem, bem como observar também um pequeno museu sobre a história da viação. É importante que o professor registre através de fotografias e/ou filmagens o passeio para que depois em sala de aula esse material possa ser avaliado.

OBSERVANDO O AVIÃO

CONHECENDO O MUSEU

CONHECENDO O AVIÃO

4ª MOMENTO – O registro

Por fim, a turma poderá construir um texto coletivo sobre o passeio, como também registrar essa aula através do desenho.

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:

  • Identificaram as características do avião;
  • Conheceram as funções do avião;
  • Nomearam o seu desenho;
  • Desenharam o passeio;
  • Contribuiram para a construção do texto coletivo.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.