Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Mãos - Produção poética a partir de exercícios de percepção sensorial

 

04/12/2009

Autor y Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de :
• Produzir trabalhos plásticos bi e tri dimensionais a partir de um exercício de relaxamento e percepção sensorial.

Duração das atividades
• 5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Aula 1


• Escolher uma música suave, própria para relaxamento;
• Preparar o ambiente da sala, retirando ou afastando as carteiras do seu centro, deixando o espaço central livre;
• Solicitar que os alunos sentem no chão, formando um círculo;
• Colocar a música e conduzir um relaxamento, pedindo para os alunos a fecharem os olhos, concentrando-se na música, de forma a desligarem-se dos sons externos;
• Pedir para cada aluno, através do tato, iniciar, suavemente, a exploração de suas mãos, percorrendo toda sua extensão, costas das mãos, palmas, dedos, unhas, buscando registrar, na memória, os detalhes que for captando, tais como: depressão, saliência, rugosidade, aspereza, dentre outros;
• Desligar a música e pedir para que os alunos abram os olhos devagar;
• Acender a luz da sala somente depois que todos os alunos estiverem com os olhos abertos;
• Entregar para cada aluno uma folha de papel sulfite e espalhar algumas caixas de lápis de cor no chão da sala;
• Pedir para os alunos que registrem em desenho, no sulfite, a experiência vivenciada;
• Explicar para os alunos que os desenhos deverão ocupar toda a extensão da folha a serem coloridos com lápis de cor;
• Cuidar para que os alunos registrem no desenho a experiência vivenciada e não a cópia fiel da sua mão;
• Recolher os trabalhos.


Aula 2

• Preparar, com antecedência, o clipe e a letra da música “Balada das mãos”, para ser trabalhada nesta aula, devendo reservar previamente a sala de vídeo da escola;

Balada das mãos

http://letras.terra.com.br/moacyr-franco/710216/

Se os teus olhos faltaram um instante da vida,
Se o coração vacilar, retardando a batida,
Se o teu corpo cansado, curvasse vencido,
Na estrada comprida,
Na batalha perdida.

Tuas mãos,
Só, tuas mãos,
Gêmeas no riso e na dor,
Manterão, sempre acesa a luz,
Votiva do amor,

Mãos que se juntam na prece,
Num momento supremo,
Quando no altar duas vidas se juntam também,
Mãos que abençoam o filho
Que parte talvez, para sempre,
E depois vão tecer um casaco de lã,
Para o neto que vem,
Mãos que dão lenitivo,
Aos que foram vencidos na vida,
Mãos que nunca recusam,
Num gesto o perdão.
Mãos que arrancam das cordas,
De um violino nervoso e agitado,
A música divina
Que torna todos os homens irmãos.

Mãos que após o silêncio que cai
Sobre a vida que cai
Juntam o silêncio àquelas que também foram mãos.
Também foram mãos.
Também foram mãos.

• Apresentar o clipe aos alunos e solicitar para que prestem atenção nas imagens e na letra da música;
• Entregar uma cópia da letra da música para cada aluno, visando que façam uma leitura silenciosa;
• Informar aos alunos que durante a leitura, eles deverão sublinhar as palavras que não compreenderem o sentido;
• Oferecer aos alunos um dicionário para que procurem o significado das palavras sublinhadas;
• Solicitar que os alunos façam uma nova leitura, escolhendo alguns para expor de forma explicativa, o que compreenderam da mensagem ouvida, assistida e lida;
• Apresentar o clipe novamente aos alunos, para que estes tentem acompanhar a música, cantando junto com o cantor (repetir mais uma vez esta atividade para que os alunos consigam um resultado razoável no acompanhamento da letra e do ritmo da música);
• Entregar, para cada aluno, folhas coloridas de papel e uma tesoura, pedindo para que ele desenhe, com a tesoura uma silhueta do que mais lhe chamou a atenção, seja no clipe e na letra;
• Recolher os trabalhos.


Aula 3


• Preparar, com antecedência, argila ou massa de pa pel machê, em quantidade suficiente - que dê uma pequena porção para cada aluno;
• Entregar para os alunos os desenhos e os recortes realizados nas duas primeiras aulas;
• Explicar para os a lunos que, de posse dos trabalhos realizados nas aulas anteriores, eles deverão modelar um trabalho tridimensional, que contenha partes do desenho com lápis de cor e partes do recorte em papel colorido;
• Acompanhar a modelagem dos alunos, orientando-os nas dificuldades que possam surgir ao manipularem a argila ou o papel machê;
• Colocar os trabalhos para secar.

Aula 4


• Promover uma instalação, com os trabalhos secos e envernizados, em uma sala desocupada da escola, para isto discutir com os alunos as diferentes possibilidades de organização das peças, visando para que o público possa transitar entre elas;
• Xerocar a letra da música em folha A3;
• Fixar as cópias da letra da música na parede da sala junto com a apresentação dos trabalhos;
• Providenciar um som ambiente e deixar tocando a música “Balada das Mãos”, ou, se for possível, reservar um espaço na parede da sala, para que, durante a visitação à instalação, o público possa assistir ao clipe “Balada das Mãos”.

Aula 5


• Convidar aos alunos para avaliarem o trabalho no ambiente da Instalação;
• Recolher as impressões individuais escritas e socializá-las com os grupos de alunos;
• Desmontar a Instalação e entregar os trabalhos para os alunos levarem para casa.

Recursos Complementares

Sobre percepção sensorial:

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Percep%C3%A7%C3%A3o

Avaliação

• A avaliação deste trabalho será realizada ao findar de todo o processo, de modo que os textos feitos na última aula sejam socializados e discutidos com a turma;
• Os textos deverão ser relidos pelo professor, para que, a partir do relato dos alunos, seja avaliada a proposta da aula.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.