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Colagens Oníricas

 

19/11/2009

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de :
• Elaborar uma composição que contemple símbolos presentes em sua realidade, bem como em sua imaginação;
• Socializar seu trabalho diretamente com o público fruidor.

Duração das atividades
• 4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Max Ernst - Bischoff, Ulrich
Marx Ernst [1891-1976]. Depois de ser um soldado alemão na Primeira Guerra Mundial, Max Ernst, o garoto que aprendera a pintar copiando paisagens de Van Gogh, passou por uma breve fase cubista após a guerra. No ano seguinte, 1919, fundou o grupo Dada em sua terra natal (Colônia) e se propôs a destruir todos os valores estéticos de então. Foi uma tentativa de ruptura, uma reação contra uma sociedade falida e destruída moralmente pela Primeira Guerra Mundial. Em 1922, emigrou para a França, onde conheceu André Breton e ingressou no movimento surrealista. Publicou livros de poesia ilustrados e, em 1929, fez a colagem "A Mulher de 100 Cabeças", um dos ícones do surrealismo. Em 1930, interpretou um papel no filme de Luis Buñuel, "A Idade do Ouro". O Surrealismo levou às últimas conseqüências o que seus criadores entendiam como "renovação da arte a partir da recusa à lógica e à moral da burguesia". Assim como o Dadaísmo, jogou fora tudo o que até então era esteticamente aceitável. Ao lado de Louis Aragon, Salvador Dali e Man Ray, Ernst criou peças que até hoje chocam o público. O mentor intelectual do Surrealismo, Breton dizia que Ernst era o "mais magnífico cérebro assombrado" do mundo das artes. O pintor alemão soube levar como poucos a premissa de que a obra deveria vir de um estado onírico, de sonho. Isto é, a pintura seria a manifestação do que os psicanalistas chamam de inconsciente. Em seus quadros de cores brilhantes, Max Ernst associava imagens de elementos demoníacos e absurdos com outros eróticos e fabulosos. Unia de forma irracional esses símbolos para expressar seu subjetivismo. Da mesma forma que em suas colagens, as esculturas mesclavam objetos cotidianos, como peças de automóvel e garrafas de leite, a blocos de cimento, que depois fundia em bronze. Na Alemanha nazista, seus quadros foram expostos, junto aos de outros artistas na mostra denominada Arte Degenerada, em 1937. Durante a Segunda Guerra, com a ocupação da França, Ernst fugiu para os Estados Unidos sob a proteção da mecenas milionária Peggy Guggenheim, uma de suas várias amantes. Em 1948, ganhou a cidadania americana. Voltou à Europa em 1958, naturalizando-se francês. Morreu em 1976, em Paris.
Disponível em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://images.quebarato.com.br/photos/big/B/8/5973B8_1.jpg&imgrefurl=http://www.quebarato.com.br/classificados/max-ernst-bischoff-ulrich-3822805076-__5862328.html&usg=__aEWz7FYRiwoeJy4cf9F9cEWLqBI=&h=600&w=800&sz=31&hl=pt-BR&start=12&um=1&tbnid=f_S557ip17KoCM:&tbnh=107&tbnw=143&prev=/images%3Fq%3Dmax%2Bernst%2Bobras%2Bcidades%26hl%3Dpt-BR%26um%3D1

Estratégias e recursos da aula

Aula 1


• Mostrar aos alunos uma apresentação em PowerPoint, com imagens de obras do artista Marx Ernst (Separar obras que estejam ao alcance do entendimento dos alunos. Priorizar as que contenham formas simples, cores intensas e colagens);
• Segue abaixo algumas sugestões para a apresentação em PowerPoint:

• Sobre o artista;
• Max Ernst:

Disponível em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://serurbano.files.wordpress.com/2009/07/max_ernst.jpg&imgrefurl=http://serurbano.wordpress.com/2009/07/25/marx-ernst/&usg=__n_EtJYGcihPQOWsk6anMKWD6T5o=&h=394&w=289&sz=28&hl=pt-BR&start=14&um=1&tbnid=dfNo6x-KIXwi7M:&tbnh=124&tbnw=91&prev=/images%3Fq%3Dmax%2Bernst%2Bfotos%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1T4GGIH_pt-BRBR285BR286%26sa%3DN%26um%3D1

• Pintor e escultor Alemão (1891- 1976) [...] autodidata, através de cópias de Van Gogh foi se descobrindo como pintor. [...] Inventou a técnica como o frottage (fricção), que consiste em aplicar uma folha de papel sobre uma superfície saliente e esfregar um lápis, de modo que o papel de cima copie o aspecto da superfície posta debaixo dele. [...] Ernest também foi um dos primeiros a explorar colagens e a fazer foto-montagens. [...] A partir de 1934, passou a se dedicar também para a escultura , e utilizava técnicas semelhantes às que criara para a pintura. Disponível em: http://delicadamentemaleducado.blogspot.com/2009/06/max-ernst.html


• Max Ernst. The Fall of an Angel. Colagem e Óleo sobre papel.

Disponível em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.diretoriodearte.com/wp-content/uploads/2008/05/max-ernst.jpg&imgrefurl=http://www.diretoriodearte.com/category/pintura/page/2/&usg=__KYIl0mb3NO89Fpc9BQXy5Fb-_c4=&h=654&w=512&sz=45&hl=pt-BR&start=10&um=1&tbnid=vXW1b9NJk_9JrM:&tbnh=138&tbnw=108&prev=/images%3Fq%3Dmax%2Bernst%2Bobras%2Bcidades%26hl%3Dpt-BR%26um%3D1

Disponível em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.ricci-art.net/img006/53.jpg&imgrefurl=http://www.ricci-art.net/pt/fr/Max-Ernst.htm&usg=__FT5CuE8NlxD8jPmek1ewDoGzt9U=&h=762&w=536&sz=53&hl=pt-BR&start=9&um=1&tbnid=IBcINjZIhTOaWM:&tbnh=142&tbnw=100&prev=/images%3Fq%3Dmax%2Bernst%2Bobras%2Bcidades%26hl%3Dpt-BR%26um%3D1

Disponível em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_TcePPGgRDqg/SgL3RhVzrQI/AAAAAAAABgk/PRbq6p2sois/s400/Max%2BErnst%2Bpochoir%2B-%2B(1949).jpg&imgrefurl=http://delicadamentemaleducado.blogspot.com/2009/06/max-ernst.html&usg=__q1khQ8l57MfYKFOEpB1oMM_jmG4=&h=400&w=307&sz=22&hl=pt-BR&start=18&um=1&tbnid=pTjaTiN4HvND_M:&tbnh=124&tbnw=95&prev=/images%3Fq%3Dmax%2Bernst%2Bobras%2Bcidades%26hl%3Dpt- BR%26u


Aula 2


• Relembrar, com os alunos, a imaginação criadora do artista Marx Ernst apresentado na aula anterior, que desde criança brincava com elementos de fantasia e realidade e elaborava seus trabalhos a partir dos símbolos de sua própria imaginação.
• Propor, após a retomada deste assunto, propor um trabalho de colagem, no qual os alunos serão convocados a brincar com os elementos que o artista brincava - os da realidade e os de sua imaginação;
• Disponibilizar para cada aluno papelão recortado em tamanho A4, cola e palitos de fósforos grandes;
• Solicitar que os alunos organizem uma colagem que resultará em fundo para o trabalho posterior.


Aula 3


• Disponibilizar para esta aula: E.V.A. de diferentes cores, tesoura e cola;
• Dizer aos alunos que deverão recortar os E.V.As em formas que serão, posteriormente, coladas sobre o fundo de palitos de fósforos;
• Solicitar que os alunos priorizem nos recortes formas e símbolos, que tenham relação com suas imaginações e realidades;
• Segue exemplos destes resultados:

Produção de alunos do Ensino Fundamental - 2008

Fonte: Acervo particular

Aula 4


• Realizar uma exposição itinerante no ambiente escolar na qual o corpo do aluno funcione como as paredes de uma galeria;
• Pedir para os alunos percorrerem todos os ambientes da escola, exercitando o contato do público fruidor com o artista e sua obra;
• Explicar para os alunos que neste exercício eles deverão conversar com os colegas e com professores e respondendo questões que possam surgir sobre seu trabalho.

Exposição itinerante - 2008

Fonte: Acervo particular

Avaliação

• No decorrer da proposta deste trabalho os alunos serão avaliados a cada aula, por meio de diálogos informais, que objetivarão perceber a compreensão e o desempenho que os alunos tiveram sobre:
1. O artista Marx Ernst e sua obra;
2. A proposta lançada sobre a composição do trabalho plástico;
3. A elaboração do trabalho individual;
4. A interação com público durante a apresentação dos trabalhos na escola.;
• Acompanhar o trabalho coletivo, observando como os alunos solucionam os problemas surgidos durante o processo de construção.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniões

  • Angela, Col. Est. Alberto Santos Dumont , Paraná - disse:
    definski@bol.com.br

    27/06/2013

    Cinco estrelas

    Muito interessante esta aula.


  • zena, escola j a , Rio Grande do Sul - disse:
    zenagarcia@hotmail.com

    05/05/2011

    Cinco estrelas

    muito bom essa criatividade sinples,mas sobria. sou estudante de artes plasticas mas gosto do trabalho das crianças .e uma arte desprovida de algo pronto.


  • Jocimara, Sigilo por ser escola particular , Paraná - disse:
    jos_moraes@hotmail.com

    07/09/2010

    Cinco estrelas

    Maravilhosas estas aulas! Muito bem explicadas. Parabéns.


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