Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música – Jogos de Mãos: resgate, ampliação e composição – aula 6

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
Kátia Regina Figueiredo Romão
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Débora Ferreira Santos Braga e Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar a pulsação e a subdivisão rítmica em jogos musicais por meio do canto e do movimento corporal;

Resgatar e ampliar o repertório de jogos de mãos e brinquedos cantados;

Adequar gestos de mãos para brincadeiras tradicionais;

Aprender sobre o processo de transmissão dos jogos musicais;

Realizar o(s) jogo(s) proposto(s) em aula.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O hábito do canto nas aulas de música;

Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não;

Gestuais pertencentes a jogos de mãos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Os jogos de mãos fazem parte do repertório de brincadeiras da infância comum a quase todos os países e culturas, apresentando características similares no que diz respeito a temas, personagens, finalizações, gestos e formas de transmissão. Violeta Hemsy de Gainza, educadora musical argentina, aponta sua importância para a formação da criança e para o desenvolvimento de habilidades motoras, linguísticas e mentais, além de favorecerem o lado social e afetivo da criança. Quanto ao processo de musicalização, constituem importante ferramenta para o desenvolvimento do senso rítmico e do pulso musical, ao possibilitar a incorporação de padrões musicais por meio do canto e do movimento, de forma natural.

Ver:

GAINZA, Violeta Hemsy. Juegos de Manos: 75 rimas y canciones tradicionales com manos y otros gestos. Buenos Aires: Guadalupe, 1996.

http://www.violetadegainza.com.ar/

Caro(a) professor(a), chegamos ao segundo momento do plano de unidade “Jogos de Mãos” e partiremos para a adaptação de brincadeiras tradicionais, transformando-as em jogos de mãos. Para tal, é necessário que os alunos já estejam familiarizados com alguns jogos e gestuais diversos (ver da aula 1 à aula 5), pois assim terão repertório para sugestão.

Atividade 1


Sugerimos, nesse momento, a retomada dos questionários previstos para a aula 1, para uma nova coleta de jogos que não sejam praticados com o gestual de mãos. Cada aluno pode selecionar dois e, a partir de uma lista criada, faça uma votação para a escolha da primeira brincadeira a ser transformada. Explique aos alunos que a música se manterá; o que mudará é a maneira de brincar.


Caso a prática dos questionários seja inviável, você pode fazer suas próprias sugestões, ou mesmo fazer um rápido levantamento, com a turma, de brincadeiras que costumam realizar. Sugerimos “Corre Cotia” como primeiro exemplo.

Atividade 2


Coloque a letra de “Corre Cotia” na lousa (quadro) e comece com a turma um rápido processo de memorização. Sugerimos os seguintes passos:


1) Leitura – faça a leitura do texto com a turma (lembre-se de que os alunos estão na fase de alfabetização). Varie a dinâmica selecionando trechos que podem ser lidos por grupos diferentes ou mesmo selecionando palavras isoladas que podem ser lidas por toda a turma.


2) Cantar a música – cante com a turma algumas vezes. Varie o andamento a cada repetição.


3) Música e acompanhamento com palmas – Sugira que a música seja cantada e que a turma bata palmas marcando a pulsação. Varie quanto às palmas (palmas graves, agudas) e quanto ao andamento a cada repetição.


4) Música e acompanhamento com instrumentos – Seguindo a mesma dinâmica do passo anterior, marcando a pulsação, troque as palmas por instrumentos de percussão, como: clavas, caxixis, cocos, etc. Varie o andamento a cada repetição.

Observações:

1) Como a brincadeira é muito difundida, os alunos certamente apresentarão versões diferentes quanto à letra. Para esta primeira execução, selecione a mais citada por eles e “guarde” as demais para um momento posterior, não esquecendo de ressaltar que não há maneira certa ou errada de brincar e que o surgimento de versões é normal, devido à transmissão oral dessas brincadeiras.


2) Quanto aos passos 3 e 4, não pretendemos sugerir uma ordem de execução rígida, podendo ser trocados (primeiro faz-se com instrumentos, depois com palmas).


“Corre Cotia”


Corre cotia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da vó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça bonita do meu coração

http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/brincarebom/brincadeiras-correcotia.htm


Atividade 3

Faça uma rápida execução da brincadeira, da maneira como é realizada tradicionalmente, para que alguns aprendam e outros “refresquem a memória”.

Como brincar?

A turma está sentada em roda e um participante é selecionado para andar em volta da roda, enquanto todos cantam e batem palmas. Ele estará com um objeto em suas mãos (bola, por exemplo). Quando a música chegar ao final (sílaba “ção”, de “coração”), o aluno deverá colocar o objeto atrás de alguém que está sentado, e este deverá pegá-lo. Ambos correm em volta da roda, e o “perseguido” deve sentar no lugar do “perseguidor”. Caso isso aconteça, o “perseguidor” dá continuidade à brincadeira, e uma nova rodada se inicia. Dessa vez, ele estará com o objeto em suas mãos e deverá colocá-lo atrás de uma nova pessoa. Caso o “perseguidor” pegue o “perseguido”, este deverá se dirigir ao centro da roda e lá permanecer até que outro seja pego.

Observação:

Esta brincadeira é realizada da mesma forma que “Galinha Choca” e necessita de um espaço amplo.

Dica

1) Varie o andamento a cada rodada.

2) Selecione alguns alunos para marcar a pulsação em instrumentos de percussão, já mencionados anteriormente, enquanto a brincadeira acontece.

Recursos da Aula

Não há recursos materiais necessários para essa aula. O professor poderá utilizar instrumentos de percussão para as atividades propostas acima.

Avaliação

O professor, ao longo da aula, deverá observar se a participação dos alunos quanto à seleção dos jogos foi ativa e se houve cooperação para o rendimento das atividades propostas de memorização e execução da brincadeira. Ao final da aula, deverá observar se os alunos conseguem realizar a brincadeira "Corre Cotia".

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.