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Sociedade Indígena Do Brasil

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Vânia Lúcia Lima Vieira de Mello
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Sulamita Nagem Dias Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Reconhecer os povos indígenas como primeiros habitantes do Brasil e seus direitos à preservação da identidade cultural e ao território.

• Reconhecer, através de exemplos, a diversidade cultural e lingüística dos povos indígenas do Brasil, valorizando-a enquanto elemento constitutivo do patrimônio cultural da sociedade brasileira.
• Analisar exemplos de conflitos culturais, pela posse da terra e problemas decorrentes de contatos entre os povos indígenas brasileiros e a sociedade não indígena.

Duração das atividades
05 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Gênero textual: Mapa: estrutura, linguagem e função

Estratégias e recursos da aula

 Estratégias

-Letra de música
-Aula dialogada
-Debate
-Leitura de Texto
-Interpretação de texto
-Mapa
-Interpretação de imagem
-Trabalho de grupo
-Vídeo

Desenvolvimento

1º passo:

a) Trabalhando com música:

- O professor apresentará aos alunos a letra e a música de Baby Consuelo “Todo dia é dia de Índio”( disponível nos recursos educacionais), estimulando-os a cantarem acompanhado a cantora.

- Com o objetivo de torná-la mais significativa para o grupo, o professor discute o significado das palavras CURUMIM ( menino) e CUNHATÃ ( moça ou menina).

- O professor propõe que os alunos discutam essas questões:

. O que o autor está querendo dizer com a expressão: “Todo dia é dia de Índio”?
. Qual a imagem o autor nos passa do Índio antes da chegada do branco? Que parte da música comprova essa resposta?
. Como é descrito, na letra da música, o relacionamento do Índio com a natureza? Que parte da música comprova essa resposta?


2º passo

a) O professor apresenta a imagem e solicita que os alunos façam a leitura desse texto.

http://200anos.fazenda.gov.br/historia-do-mf/historia-do-mf/Desembarque%20de%20Cabral%20em%20Porto%20Seguro.jpg


b) O professor propõe a discussão das seguintes questões:
-O que significa, para os portugueses, aqueles homens encontrados por eles na praia?
-O que significa, para os índios, aqueles homens que acabavam de chegar?
- Como você imagina que foi o encontro dos portugueses com os índios?
-Você é capaz de imaginar o sentimento dos homens brancos neste encontro?
- Indique uma diferença entre os índios e o branco?
-Como você imagina que foi a comunicação entre estes dois povos?
c) O professor, ao final da discussão sintetiza as idéias dos alunos complementando-as quando for necessário.

3º Passo
a) O professor apresenta e faz uma leitura do texto: “Identidade e Diversidade”.
IDENTIDADE E DIVERSIDADE
O Brasil possui uma imensa diversidade étnica e lingüística, estando entre as maiores do mundo. São 215 sociedades indígenas, mais cerca de 55 grupos de índios isolados, sobre os quais ainda não há informações objetivas. 180 línguas, pelo menos, são faladas pelos membros destas sociedades, as quais pertencem a mais de 30 famílias lingüísticas diferentes. No entanto, é importante frisar que as variadas culturas das sociedades indígenas modificam-se constantemente e reelaboram-se com o passar do tempo, como a cultura de qualquer outra sociedade humana. E é preciso considerar que isto aconteceria mesmo que não houvesse ocorrido o contato com as sociedades de origem européia e africana. No que diz respeito à identidade étnica, as mudanças ocorridas em várias sociedades indígenas, como o fato de falarem português, vestirem roupas iguais às dos outros membros da sociedade nacional com que estão em contato, utilizarem modernas tecnologias (como câmeras de vídeo, máquinas fotográficas e aparelhos de fax), não fazem com que percam sua identidade étnica e deixem de ser indígenas. É necessário reconhecer e valorizar a identidade étnica específica de cada uma das sociedades indígenas em particular, compreender suas línguas e suas formas tradicionais de organização social, de ocupação da terra e de uso dos recursos naturais. Isto significa o respeito pelos direitos coletivos especiais de cada uma delas e a busca do convívio pacífico, por meio de um intercâmbio cultural, com as diferentes etnias.
Texto adaptado.
http://www.funa i.gov.br/indios/conteudo.htm#IDENTIDADE

b) A partir da leitura do texto, o professor propõe a discussão das seguintes questões:
- Você sabe o que significa FUNAI?
- O texto informa que no Brasil há uma grande diversidade étnica e lingüística entre os povos indígenas.Como você explica esta realidade?
- O texto afirma que existem, também, cerca de 55 grupos de índios isolados e que não há informações objetivas sobre os mesmos. Na sua opinião, porque não se tem essas informações sobre esses grupos indígenas?
- Muitos índios já assimilaram os costumes dos brancos; usam celulares, vestem roupas iguais às dos outros membros da sociedade nacional. Para você, eles perderam sua identidade étnica? Por que?
- Como devemos agir com relação à identidade étnica dos povos indígenas?
- O que significa identidade?
4º passo
a) O professor organiza a turma em grupos e orienta-os sobre o trabalho a ser realizado:
- ler o texto;
- discutir as informações que ele apresenta;
- elaborar conclusões sobre o que foi discutido
b) Socializar as idéias com os outros grupos.
5º passo
a) O professor prepara a turma para assistir o documentário: “Índios disputam olimpíadas no Pará”, disponível nos recursos educacionais.
b) Em seguida, o professor inicia uma discussão sobre o processo de assimilação da cultura dos brancos, solicitando que os alunos emitam suas opiniões em relação ao que viram no documentário
6º passo
a) O professor coloca no quadro o trecho abaixo, faz a leitura do mesmo, chamando a atenção dos alunos para as palavras em destaque.
Reserva indígena é uma área de domínio de um país, destinada a servir a um grupo de indígena, com os meios suficientes à sua subsistência. No Brasil, a reserva indígena não é necessariamente área de ocupação tradicional indígena, distinguindo-se nisto de terra indígena (área indígena), definida na Constituição de 1988.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reserva_ind%C3%ADgena


b) Em seguida entrega o mapa abaixo:

c) A partir do mapa, discute as questões abaixo:
- Qual a fonte de informação deste mapa?
- Qual o símbolo usado para indicar a localização dos parques indígenas?
- Qual o símbolo usado para localizar as terras indígenas?
- Onde existe uma maior concentração de parques indígenas?
- Onde existe uma maior concentração de terras indígenas?
- No seu Estado existe ocupação indígena?
- Que título você daria para este mapa?


7º passo

a) O professor prepara a turma para assistir o documentário sobre questões de terras indígenas, disponível em: Jornal Hoje –edição do dia 14/11/2009
http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1379373-16022,00-INDIOS+DISPUTAM+TERRAS+COM+FAZENDEIROS+NO+MATO+GROSSO.html


b) O professor distribui o texto abaixo:
Índios disputam terras com fazendeiros no Mato Grosso
O clima na região é de guerra. Os xavantes querem expulsar os fazendeiros e para evitar um confronto a Funai montou um posto de vigilância na entrada de uma aldeia improvisada onde vivem 900 xavantes.
Índios disputam terras com fazendeiros no Mato Grosso
O clima na região é de guerra. Os xavantes querem expulsar os fazendeiros e para evitar um confronto a Funai montou um posto de vigilância na entrada de uma aldeia improvisada onde vivem 900 xavantes.
Os funcionários da Funai já receberam várias ameaças dos fazendeiros.

"Sem a presença da polícia federal aqui na área a permanência nossa não vai durar muito tempo, não. Porque a ameaça é muito grande”, diz um funcionário.

Bra ncos e índios brigam há mais de 40 anos pelas terras da antiga fazenda Suiá-Missu, que já foi a maior do mundo.

A área se estende por quatro municípios. Dentro dela existe até um vilarejo com mais de 800 habitantes que se recusam a sair.

"A justiça pode até determinar, mas nós vamos lutar até o final da vida”, declara um índio.
A fazenda foi vendida a uma multinacional e depois retalhada em centenas de propriedades menores.

Em 1998 o governo federal reconheceu o direito dos xavantes e transformou a área numa reserva.

Há dois anos a justiça mandou que todos os não índios deixassem a região. Mas os fazendeiros recorreram e continuam derrubando a floresta para criar gado e plantar soja.

De acordo com as investigações da polícia federal a devastação atinge mais de 60% da reserva. Depois que a floresta é derrubada a área parece um deserto
O comércio de terras indígenas não pára. Imagens apreendidas pelo Ministério Público são propaganda de um loteamento chamado: reforma agrária privada.

"Nós temos documentos, registros, certidões da Funai atentando que nunca morou um índio lá dentro, nunca teve uma aldeia”, afirma Renato Teodoro, presidente da Associação dos Produtores de Suiamissu.

Os procuradores da república garantem que os documentos das fazendas são forjados.

“É uma área indígena, objeto de grilagem, é uma área que vem sendo devastada e ocupada por latifundiários”, declara Mario Lúcio Avelar, procurador da República.
c) Em grupos e a partir do texto, o professor propõe que os alunos discutam e analisem as informações apresentadas no documentário.
d) Os grupos deverão preparar argumentos favoráveis ou não em relação à noticia do “Jornal Hoje” com o objetivo de realizar a dinâmica da argumentação:
- Após o levantamento dos argumentos, a sala será organizada em círculo e no meio quatro cadeiras frente à frente. Duas duplas serão solicitadas a assumir os lugares das cadeiras que estão no centro do círculo. Cada dupla terá uma tarefa inicial: Uma deverá “defender” as informações da notícia e a outra “acusá-la".

- Ao ser dado o primeiro sinal (palma) pelo professor, as duplas iniciam o debate, usando as argumentações que selecionaram anteriormente, para a defesa ou ataque.

- Após um pequeno espaço de tempo, o professor dá o segundo sinal (palma) e as duplas deverão trocar de papéis, imediatamente, ou seja, a que defendia passa a acusar e a que acusava passa a defender . Esse momento de mudança é rápido. Não pode demorar porque fica cansativo e repetitivo.

- O restante da turma observa e, após os debates, comenta sua impressão a respeito do nível de argumentação das duplas.

- O professor fecha a atividade apresentando seu comentário e retomando os aspectos do texto que são considerados fundamentais e pertinentes.

Recursos Educacionais


Vídeo e letra da música de Baby Consuelo

http://letras.terra.com.br/baby-do-brasil/365271/

Vídeo sobre olimpíadas dos índios

http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1379557-10406,00-INDIOS+DISPUTAM+OLIMPIADAS+NO+PARA.htm


Mapa dos parques e terras indígenas no Brasil
http://www.educacional.com.br/reportagens/indios/mapa.asp

Recursos Complementares

Vídeo sobre Rondon e os Índios Brasileiros
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=2042


Significado de Terras Indígenas:
A definição de terras tradicionalmente ocupadas pelos índios encontra-se no parágrafo primeiro do artigo 231 da Constituição Federal: são aquelas "por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seu usos, costumes e tradições". No artigo 20 da Constituição está estabelecido que essas terras são bens da União, sendo reconhecidos aos índios a posse permanente e o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes.

Significado de parque indígena:
Área criada pelo poder público, destinada a vários grupos indígenas de origem étnica diversa.
www.plenariovirtual.blogspot.com/2008/05/geografia-termos-geogrficos-letra-p.html


FUNAI - Fundação Nacional do Índio


A Fundação Nacional do Índio - FUNAI é o órgão do governo brasileiro que estabelece e executa a Política Indigenista no Brasil, dando cumprimento ao que determina a Constituição de 1988. FUNAI


Vídeos para consulta do professor:


http://www.suapesquisa.com/indios/


http://www.funai.gov.br/


http://veja.abril.com.br/200405/p_112.html


http://www.socioambiental.org/

http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/apresente-aos-estudantes-esses-desconhecidos-chamados-indios-432128.shtml


http://pt.wikipedia.org/wiki/Reserva_ind%C3%ADgena

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1145527-7823-TRAFICANTES+DERRUBAM+ARVORES+E+PLANTAM+MACONHA+EM+RESERVAS+INDIGENAS,00.html

http://wapedia.mobi/pt/Povos_ind%C3%ADgenas_do_Brasil?t=4.


http://www.coiab.com.br/coiab.php?dest=show&back=artigo&id=195&tipo=A&pagina=2

http://pessoas.hsw.uol.com.br/indios2.htm

http://pessoas.hsw.uol.com.br/indios3.htm

http://www.terra.com.br/istoe/1594/brasil/1594saga.htm

Avaliação

A participação e aprendizagem dos alunos serão avaliadas durante o desenrolar das atividades propostas.As idéias desenvolvidas durante as aulas serão avaliadas nas atitudes dos alunos nos trabalhos de grupos, nas discussões e na participação das interações em sala de aula. A estratégia da dinâmica da argumentação é um instrumento com o qual o professor poderá avaliar a aprendizagem dos alunos.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • natália tiso, Colégio Acadêmico , São Paulo - disse:
    nati_tiso@yahoo.com.br

    10/05/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula! Fontes diversas trabalham crítica textual e iconográficaque, além de proporcionar reflexão acerca do condição indígena no Brasil. Tentarei prepara uma aula mais enxuta para trabalhar no Ensino Médio. Obrigada! <a href="destino">http://historiaporai.blogspot.com</a>


  • Hebert Ferreira de Mendonça, ESCOLA NOVA CRUZ , Pernambuco - disse:
    hebertfm@gmail.com

    29/04/2010

    Cinco estrelas

    Material de grande valia. Muito bom!


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