08/12/2009
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Conhecer e identificar os símbolos de um mapa da corrida de orientação.
- Aprender a identificar estes símbolos no mapa de orientação e no terreno que está sendo representado pelo mapa.
- Socializar com os colegas as tarefas dos mapas da corrida de orientação.
Não há necessidades de conhecimentos prévios.
O professor iniciará a aula explicando aos alunos que existem diferentes tipos de símbolos nos mapas de corrida de orientação, e saber os significados desses símbolos é importante para descobrir onde encontrar os prismas.
Dica: O professor poderá achar os símbolos dos mapas de orientação no site da forj: http://www.forj.com.br/documentos/ISOM2000%20-%20POR.pdf
http://www.forj.com.br/documentos/Sinaletica_IOF_2004_Portugues.pdf
http://www.forj.com.br/simbologia.htm
Nesta aula, o professor recortará vários símbolos da corrida de orientação e colocará num pedaço de cartolina, para ser distribuído aos grupos. Em seguida, será distribuído para cada grupo uma cópia do documento com as sinaléticas, isso ajudará os alunos a identificar os significados dos símbolos e dividi-los em três blocos: vegetação, hidrografia e construções.
Ex: Foto do símbolo da árvore que ficaria no bloco da vegetação e o símbolo do poste que entraria no bloco das construções.
O professor deverá buscar os seguintes símbolos para distribuir para os alunos: vegetação – árvore, moita, cupim, tronco de árvore caída; hidrografia – tanque com água, poço, rio, lago, nascente e charco; e construção – poste, cerca, construção, ruína, muro, trilha e estrada.
Na próxima atividade, o professor explicará aos alunos que alguns desses símbolos analisados existem na escola, e a próxima tarefa para os grupos, será encontrar um pedaço de cartolina com a foto deste símbolo que estará colado nos respectivos objetos espalhados pela escola. Atrás de cada pedaço de cartolina, existe uma pergunta sobre alguns conteúdos da corrida de orientação que foram aprendidos até o momento. Cada cartolina encontrada valerá dois pontos para o grupo e cada pergunta respondida corretamente valerá mais um ponto. Assim, no final, ganhará o grupo que somar mais pontos.
Frente - Símbolo Verso - Pergunta
Dica: Essa atividade deverá ser preparada pelo professor antes da aula. Ele escolherá algumas árvores, postes, muros, tanques de água, cercas, etc e prenderá um pedaço de cartolina com as respectivas imagens.
No final, o professor reunirá a turma e fará uma avaliação desta aula.
Sites: Clube de orientação da UFRJ: http://www.eefd.ufrj.br/coufrj
Federação de Orientação do Rio de Janeiro: http://www.forj.com.br/
Orientação.Net: http://www.orientacao.net
Como forma de avaliação, o professor fará perguntas aos alunos sobre o tema trabalhado na aula. Estas perguntas podem ser: Qual a opinião dos alunos para os objetos serem representados por símbolos e não por nomes? Os símbolos estão bem relacionados aos objetos? A escola oferece espaço e quantidades de símbolos diversificados? O que os alunos acharam da aula?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!