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ATITUDES REDUTORAS DE CONSUMO

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
Marta Regina Alves Pereira
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz, Fátima Rezende Naves Dias, Lucianna Ribeiro de Lima, Liliane dos Guimaraes Alvim Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reafirmar a possibilidade de brincar e se divertir sem nenhuma necessidade de consumo.
- Reconhecer a afetividade presente nos gestos cotidianos.

Duração das atividades
Duas aulasde 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Não é necessário nenhum conhecimento prévio

Estratégias e recursos da aula

Comentários iniciais dirigidos à/ao professora/or:


Professora/or, dando continuidade às aulas anteriores com o tema “Criança e consumo”, vamos agora estimular os/as alunos/as a encontrar formas alternativas não consumistas de brincar e demonstrar afetividade. A brincadeira e a demonstração de afeto são imprescindíveis quando consideramos o desenvolvimento saudável de uma criança. Nesta aula, estará em pauta, o princípio do consumo consciente na atividade de brincar e também, a descoberta/confirmação de que podemos e devemos demonstrar nosso amor pelas pessoas com gestos simples e ao alcance de todos.


1º Momento: Inicie a aula solicitando que as crianças desenhem atividades divertidas que podem ser feitas sem que se gaste nenhum dinheiro. Peça para as/os alunas/os mostrarem seus desenhos para a turma e contar o que está representado nele. Se aparecerem desenhos de brincadeiras que possam ser realizadas na escola, aproveite a oportunidade para estimular as crianças a realizarem tais brincadeiras durante o recreio.
Faça um painel com os desenhos realizados pelas crianças com o seguinte título: “Muita diversão sem gastar nenhum tostão”!


2º Momento:
Leve as crianças para o laboratório de informática para que visitem o “Mapa do Brincar” da Folha online. Nesse mapa as crianças poderão pesquisar brincadeiras tradicionais de todas as regiões do Brasil e aprender como se brinca. Inicialmente deixe as crianças navegarem pelo mapa espontaneamente. Depois divida a turma em pequenos grupos e direcione a atividade solicitando que cada grupo pesquise uma região do Brasil e escolha uma brincadeira para aprender e ensinar para toda a classe.
De volta à sala de aula, peça para cada grupo apresentar/ensinar a brincadeira escolhida.
Professor, você encontrará o “Mapa do Brincar”, acessando o sítio: http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/ . Se necessário interrompa a aula após esta atividade e retome-a no próximo encontro.


3º Momento:
Diga às crianças que você irá contar-lhes uma história chamada: “O homem que amava caixas”. Prepare-as para a história que vão ouvir, solicitando-lhes que imaginem como será essa história. Por que será que o homem amava caixas? O que ele fazia com elas?
Após ouvir o que as crianças têm a dizer, continue com as perguntas: é possível alguém gostar de coisas que quase ninguém valoriza? Você tem apego por algum objeto sem valor comercial? Que objeto é esse e por que você gosta dele?
Inicie a leitura da história:

Se você tiver o livro em mãos, leia-o para as crianças e mostre-lhes as ilustrações. Se não conseguir o livro, conte a história e peça para que elas façam as ilustrações ou apenas representem, por meio de desenho, a parte da história que mais gostou.


“Era uma vez um homem. O homem tinha um filho.
O filho amava o homem. E o homem amava caixas.
Caixas grandes, caixas redondas, caixas pequenas, caixas altas, todos os tipos de caixas!
O homem tinha dificuldade em dizer ao filho que o amava;
Então, com suas caixas, ele começou a construir coisas para seu filho.
Ele era perito em fazer castelos. E seus aviões sempre voavam... A não ser, claro, que chovesse.
As caixas apareciam de repente, quando os amigos chegavam, e, nessas caixas, eles brincavam... e brincavam ... e brincavam ...
A maioria das pessoas achava que o homem era muito estranho.
Os velhos apontavam para ele. As velhas olhavam zangadas para ele.
Seus vizinhos riam dele pelas costas . Mas nada disso preocupava o homem,
Porque ele sabia que tinham encontrado uma maneira especial de compartilharem ...
O amor de um pelo o utro.

(Refer ência: King, Stephen Michael. O homem que amava caixas. São Paulo: Brinque-Book, 1997).

Professora/or, essa história pode ser explorada a partir de diferentes perspectivas, uma delas poderia ser a relação com a diferença, uma vez que ela narra situações em que algumas pessoas não compreendiam e até criticavam o interesse que o homem tinha pelas caixas. Porém, nosso foco agora é discutir formas não consumistas de demonstrar afeto e alternativas de lazer que não gerem gastos.

Explore a história da seguinte forma: pergunte às crianças se gostaram dela e por quê? Querem fazer alguma pergunta sobre ela? Que parte da história vocês mais gostaram? Por que será que o homem tinha dificuldade de dizer ao filho que o amava? Você consegue dizer o que sente para as pessoas que ama? De que maneira uma pessoa pode demonstrar amor por outra, sem verbalizar isso? Se necessário, ajude as crianças a lembrar de pequenos gestos que traduzem amor como por exemplo: fazer a comida predileta de alguém e convida´-lo para comer, ligar para saber se a pessoa está bem, demonstrando interesse por ela, ouvir com atenção quando a pessoa está nos dizendo algo, compartilhar uma alegria que vivemos como forma de incluir a pessoa em nossa vida, sentir-se feliz com as conquistas e alegrias de alguém etc.

Avaliação

- Vamos imaginar que o “Homem que amava caixas” escreveu uma carta para nossa turma dizendo que precisa de ajuda para criar novos brinquedos com caixas. Solicite então que cada criança desenhe um brinquedo para sugerir ao “Homem que amava caixas, que ele o construa. Logo abaixo do desenho, cada criança deverá escrever porque vale a pena brincar com brinquedos feitos de caixa.
- Divida a turma em pequenos grupos e peça que façam uma lista de comportamentos/atitudes entre colegas e professoras/es que demonstrem afetividade de uns pelos outros.
- Observe o envolvimento e o interesse das crianças pelo tema trabalhado nesta aula

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

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Opiniões

  • Isolina Salvina de Andrade, Escola Estadual Professora Joana Cunha , Minas Gerais - disse:
    isolinasalvinaandrade@hotmail.com

    05/11/2011

    Cinco estrelas

    Achei a aula bastante pertinente com o momento que temos vivido onde as crianças já recebem os brinquedos prontos perdendo a oportunidade de usar sua imaginação e criatividade.


Sem classificação.
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