20/11/2009
Gláucia Costa Abdala Diniz, Fátima Rezende Naves Dias, Lucianna Ribeiro de Lima, Liliane dos Guimaraes Alvim Nunes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
- Desenvolver a criatividade.
- Reconhecer o valor de um brinquedo pelas possibilidades lúdicas que ele oferece e não pelo preço que custou.
- Identificar formas alternativas de dar um destino para as embalagens descartáveis de produtos consumidos.
- Reconhecer-se como agente transformador da sociedade ao contribuir para minimizar o problema do excesso de lixo que produzimos.
- Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
1º Momento:
Professora/or, retome a aula “Atitudes redutoras de consumo” solicitando às crianças que relembrem a história do “Homem que amava caixas”. Chame atenção para o fato de o homem criar brinquedos fantásticos com caixas de papelão e de como as crianças se divertiam com eles. Comente o fato de existirem muitas pessoas preocupadas com o excesso de lixo que produzimos e que inventam formas criativas de transformar as embalagens que iriam para o lixo, em algo reutilizável. Pergunte-lhes: de que forma podem participar desse grupo de pessoas engajadas nas causas ambientais? Ouça o que as crianças têm a dizer, anote as idéias que apresentadas para explorá-las posteriormente. Para exemplificar o que pode ser feito e comprovar tal possibilidade, leve as crianças ao laboratório de informática para que assistam a um vídeo sobre uma artista plástica que trabalha com garrafas pet.
http://www.youtube.com/watch?v=SqH06mSzq2c&NR=1
Após assistir ao filme e opinar sobre ele, sugira a possibilidade de construírem brinquedos com materiais descartáveis.
2º Momento:
Lance a idéia de confeccionarem brinquedos utilizando embalagens descartáveis assim como fazia “O Homem que amava caixas” da história que conheceram na aula anterior. Essa atividade poderá ser desenvolvida juntamente com a/o professora/or de artes em um trabalho interdisciplinar. Antes de propor a criação de projetos de brinquedos pelas crianças, leve-as ao laboratório de informática par que acessem os endereços abaixo e descubram como fazer alguns brinquedos utilizando embalagens descartáveis.
O sítio abaixo propõe uma Oficina de Brinquedos.
http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?Editoria=7&SubEditoria=35
Neste sítio, você encontrará alternativas de construção de brinquedos reciclados:
Professora/or, ao voltar para a sala de aula, divida a turma em pequenos grupos e solicite que decidam qual brinquedo querem construir e façam uma listagem dos materiais/quantidade necessários. Deixe expostas no mural da sala as listas de cada grupo para que todos se comprometam em conseguir as embalagens para si e para os demais colegas. Após coletarem todo material necessário, iniciem a confecção dos brinquedos.
Reserve duas aulas para essa atividade.
Vocês podem decidir o que fazer com os brinquedos confeccionados. Eles podem ficar na escola para serem utilizados pelas crianças em momentos lúdicos, podem ser doados para crianças de outra escola ou de outra instituição que atende crianças.
Professora/or, para ampliar sua compreensão sobre as questões que envolvem essa aula, sugiro que acesse os endereços eletrônicos abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=9lwAFaqPXwM&feature=related
http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?Editoria=3&SubEditoria=7
- Verifique o envolvimento, a participação e a criatividade das crianças durante a atividade de confecção de brinquedos.
- A partir das reflexões realizadas e das produções dos objetos reciclados, observe se os alunos identificaram formas alternativas de utilizar as embalagens descartáveis na criação de brinquedos que podem ser úteis pelas possibilidades lúdicas que oferecem e pela redução na produção de lixo.
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