19/12/2008
Felipe Oliveira Jerez; Hosana Jéssica Batista; Prof.ª Dra. Raquel Gomes de Oliveira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Análise de dados e probabilidade |
Professor (a), nessa aula serão trabalhados os conceitos de Probabilidade tendo como suporte um software que aborda esse conteúdo através de exemplos e atividades que envolvem os jogos de azar.
Para dar início ao trabalho com esse conteúdo, o professor poderá abordar a história da Matemática, tendo como base o texto encontrado no endereço:
www.mat.ufrgs.br/~portosil/histo2c.html
Nesse texto é narrada a relação existente entre o início dos estudos desse conteúdo e os Jogos de Azar. O professor pode complementar falando da participação dos matemáticos Blaise Pascal e Pierre de Fermat no estudo das Probabilidades.
DICA: Além de expor esses fatos o professor pode utilizar ainda atividades de pesquisa, essa é uma boa oportunidade de trabalhar com os alunos na biblioteca da escola, que na maioria das vezes serve de ambiente apenas para aulas de Português, outra opção é o acesso à internet em sites de busca e portais educacionais.
Para desenvolver o trabalho na Sala de Informática o professor utilizará o software “Probabilidade: a Matemática ao acaso” que se encontra no endereço:
portaldoprofessor.mec.gov.br/resourceView.action
Inicialmente esse software aborda de forma breve a história da Probabilidade, em seguida o professor tem a oportunidade de trabalhar três atividades distintas, sendo que nessa aula iremos nos focar na primeira delas.
Essa atividade é dividida em duas partes, a primeira “Sorteio na Caixa” o aluno inicia escolhendo entre peças com forma de figuras geométricas (triangulo, círculo e quadrado) de cores variadas (azul, verde e amarelo) quantas peças com cada característica estarão dentro da caixa totalizando 80 peças, por exemplo, 20 peças triangulares azuis, 10 peças quadrangulares verdes, etc. Em seguida começa a atividade, o aluno escolhe a peça em que vai apostar, calcula a chance de essa ser sorteada e realiza o sorteio. Ele procede dessa forma por seis vezes e no fim verifica seus acertos e sua sorte.
DICA: Caso não tenha acesso à internet ou número de computadores necessários para que seja realizada essa atividade o professor pode, com base nas instruções do jogo, desenvolver esse trabalho com material manipulável, pedindo aos alunos que confeccionem as fichas como no exemplo abaixo, utilizando cartolina, papel cartão ou papel sulfite.
Durante essa primeira parte da atividade, o professor poderá trabalhar os conceitos de Probabilidade Simples, onde essa poderá ser apresenta como sendo a razão entre a parte e o todo, ou seja, entre o número de elementos do evento, isto é, a freqüência do mesmo, e o número de elementos do espaço amostral. Além da explicação teórica pode-se ainda apresentar a equação: P(E) = n(E)/n(S).
A segunda parte dessa atividade é a “Roleta Matemática”, onde o aluno tem a sua disposição as possibilidades de escolha de aposta. Primeiro ele escolhe sua opção de aposta, em seguida identifica em uma tabela de frações quais as suas chances de acerto, conforme o resultado obtido o aluno deve calcular sua pontuação conquistada ou perdida.
Nessa etapa o aluno terá ainda a chance de escolher sua aposta com base em uma dada condição, tendo assim casos de Probabilidade Condicional. Após a dica, ele procede da mesma forma, escolhendo sua aposta, identificando a fração que a representa e calculando sua pontuação.
DICA: Nessa etapa o professor poderá exemplificar e contextualizar os conceitos envolvidos no trabalho com situações em que haja probabilidades de reunião ou de intersecção de eventos. Com base no que será trabalhado na atividade e na discussão sobre os resultados obtidos será possível chegar às equações:
- P(A Ç B) = P(A).P(B) para casos de eventos independentes, e
- P(A È B) = P(A) + P(B) - P(A Ç B) para reunião de dois eventos.
Nome | Tipo |
---|---|
Probabilidade: a matemática ao acaso | Animação/simulação |
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/10/2014
Cinco estrelasNossa fabuloso. Vou usar para realizar um projeto com meus alunos do ensino médio. Parabéns. Nota 10
31/01/2011
Quatro estrelasADOREI A AULA TUDO ESTÁ MUITO BEM PLANEJADO E AS ATIVIDADES SÃO DE FÁCEIS MANUSEIO PARA OS ALUNOS QUE PODE FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
17/11/2010
Cinco estrelasgostei muito e vou aplicar nas minhas aulas