Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

 

01/12/2009

Autor y Coautor(es)
Marta Regina Alves Pereira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz, Fátima Rezende Naves Dias, Lucianna Ribeiro de Lima, Liliane dos Guimaraes Alvim Nunes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Tornar-se consciente da necessidade de prestar atenção aos alimentos que são ingeridos diariamente, buscando evitar o ganho excessivo de peso.
- Recusar alimentos calóricos e pouco nutritivos.
- Consumir alimentos em quantidade e qualidade suficientes para obter saúde e alegria de viver.

Duração das atividades
Uma aula de 50 a 60 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Comentários iniciais dirigidos à/ao professora/or:

Professora/or, a preocupação com a obesidade infantil vem crescendo nos últimos tempos e em alguns países já passou a ser considerado um problema de saúde pública. Uma boa educação alimentar é tão mais eficiente quanto mais cedo ela tem inicio na vida das crianças. Cabe principalmente às famílias esse papel de desenvolver bons hábitos alimentares em suas crianças. Entretanto, a escola é um elemento coadjuvante imprescindível na educação alimentar, mesmo porque as crianças se alimentam no período que passam na escola. Escolher o tipo de alimento que vamos consumir requer informações sobre as melhores opções e a razão para evitar este ou aquele tipo de alimento.


1º Momento:

Inicie a aula perguntando às crianças o que é preciso fazer para ter uma vida saudável. Aguarde as respostas e se necessário acrescente aspectos relacionados a exercícios físicos, alimentação adequada, horas de sono, atividades de lazer, relacionar-se com amigos, sentir-se feliz com as atividades que realiza etc.
Informe às crianças que você vai direcionar a aula de hoje para a questão da alimentação. Pergunte-lhes o que elas mais gostam de comer. Provavelmente elas vão dizer que gostam de doces, balas, chocolates, bolachas etc. Pergunte então o que elas sabem sobre uma alimentação saudável e o que é preciso comer para ter saúde e se desenvolver de maneira satisfatória.
Professora/or, anote as respostas das crianças para que possa analisá-las posteriormente e, então, identificar um ou outro aspecto problemático que foi evidenciado nas respostas dadas por elas. Neste caso, haverá a necessidade de explorar mais o tema, enfatizando as conseqüências de uma alimentação com excesso de açúcares e gorduras.


2º Momento:

Leve as crianças para o laboratório de informática para que assistam a uma reportagem que apresenta informações sobre doenças como colesterol alto, hipertensão e diabetes sendo diagnosticadas cada vez mais cedo em crianças, devido à má alimentação e ao sedentarismo.


A reportagem está disponível em: http://br.video.yahoo.com/watch/5480271/14420104

Obesidade

Após assistirem à reportagem, solicite que as crianças digam o que mais lhes chamou atenção. Anote os pontos levantados por elas e explore-os acrescentando ou reafirmando as mensagens veiculadas no vídeo que acabaram de assistir. Se julgar conveniente, reveja a reportagem, agora direcionando a atenção das crianças para algum aspecto que você julgue necessário enfatizar.


3º Momento:

- Faça uma reflexão com a turma sobre as mudanças de hábitos, de atitudes e de estilo de vida necessárias para que cada uma das crianças que participou dessa aula possa alcançar uma qualidade de vida capaz de gerar saúde e alegria de viver. Solicite a elas que registrem em um pequeno texto como está sua alimentação e quais mudanças são necessárias ou desejáveis.
- Faça um levantamento junto às crianças, de ações que podem ser realizadas na escola para promover as mudanças mencionadas acima.

Recursos Complementares

- Professora/or, caso queira obter mais informações sobre a polêmica que envolve as questões alimentares na contemporaneidade, inclusive no que se refere à preocupação com as crianças, acesse o seguinte endereço e leia os textos que lá se encontram publicados:

http://www.akatu.org.br/akatu_acao/publicacoes/alimentos

Avaliação

- Verifique o envolvimento e a participação das crianças nas discussões desenvolvidas durante a aula.
- As crianças deverão formar duplas para discutir e resolver o seguinte desafio: Vamos imaginar que cada um/a de vocês é um/a nutricionista muito importante e precisa orientar a Maria Eduarda, a criança do vídeo apresentado nessa aula. Escreva algumas dicas do que ela pode fazer para perder peso e ganhar mais saúde.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.