01/12/2009
Gláucia Costa Abdala Diniz, Fátima Rezende Naves Dias, Lucianna Ribeiro de Lima, Liliane dos Guimaraes Alvim Nunes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
- Tornar-se consciente da necessidade de prestar atenção aos alimentos que são ingeridos diariamente, buscando evitar o ganho excessivo de peso.
- Recusar alimentos calóricos e pouco nutritivos.
- Consumir alimentos em quantidade e qualidade suficientes para obter saúde e alegria de viver.
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Comentários iniciais dirigidos à/ao professora/or:
Professora/or, a preocupação com a obesidade infantil vem crescendo nos últimos tempos e em alguns países já passou a ser considerado um problema de saúde pública. Uma boa educação alimentar é tão mais eficiente quanto mais cedo ela tem inicio na vida das crianças. Cabe principalmente às famílias esse papel de desenvolver bons hábitos alimentares em suas crianças. Entretanto, a escola é um elemento coadjuvante imprescindível na educação alimentar, mesmo porque as crianças se alimentam no período que passam na escola. Escolher o tipo de alimento que vamos consumir requer informações sobre as melhores opções e a razão para evitar este ou aquele tipo de alimento.
1º Momento:
Inicie a aula perguntando às crianças o que é preciso fazer para ter uma vida saudável. Aguarde as respostas e se necessário acrescente aspectos relacionados a exercícios físicos, alimentação adequada, horas de sono, atividades de lazer, relacionar-se com amigos, sentir-se feliz com as atividades que realiza etc.
Informe às crianças que você vai direcionar a aula de hoje para a questão da alimentação. Pergunte-lhes o que elas mais gostam de comer. Provavelmente elas vão dizer que gostam de doces, balas, chocolates, bolachas etc. Pergunte então o que elas sabem sobre uma alimentação saudável e o que é preciso comer para ter saúde e se desenvolver de maneira satisfatória.
Professora/or, anote as respostas das crianças para que possa analisá-las posteriormente e, então, identificar um ou outro aspecto problemático que foi evidenciado nas respostas dadas por elas. Neste caso, haverá a necessidade de explorar mais o tema, enfatizando as conseqüências de uma alimentação com excesso de açúcares e gorduras.
2º Momento:
A reportagem está disponível em: http://br.video.yahoo.com/watch/5480271/14420104
Após assistirem à reportagem, solicite que as crianças digam o que mais lhes chamou atenção. Anote os pontos levantados por elas e explore-os acrescentando ou reafirmando as mensagens veiculadas no vídeo que acabaram de assistir. Se julgar conveniente, reveja a reportagem, agora direcionando a atenção das crianças para algum aspecto que você julgue necessário enfatizar.
3º Momento:
- Faça uma reflexão com a turma sobre as mudanças de hábitos, de atitudes e de estilo de vida necessárias para que cada uma das crianças que participou dessa aula possa alcançar uma qualidade de vida capaz de gerar saúde e alegria de viver. Solicite a elas que registrem em um pequeno texto como está sua alimentação e quais mudanças são necessárias ou desejáveis.
- Faça um levantamento junto às crianças, de ações que podem ser realizadas na escola para promover as mudanças mencionadas acima.
- Professora/or, caso queira obter mais informações sobre a polêmica que envolve as questões alimentares na contemporaneidade, inclusive no que se refere à preocupação com as crianças, acesse o seguinte endereço e leia os textos que lá se encontram publicados:
- Verifique o envolvimento e a participação das crianças nas discussões desenvolvidas durante a aula.
- As crianças deverão formar duplas para discutir e resolver o seguinte desafio: Vamos imaginar que cada um/a de vocês é um/a nutricionista muito importante e precisa orientar a Maria Eduarda, a criança do vídeo apresentado nessa aula. Escreva algumas dicas do que ela pode fazer para perder peso e ganhar mais saúde.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/08/2010
Cinco estrelasGostei da matéria esta abordagem com as crianças é muito importante para todos.