Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aula 5: Construindo e trabalhando com o prisma da corrida de orientação

 

08/12/2009

Autor e Coautor(es)
MIGUEL VICTOR NEVES SARAIVA
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Construir um prisma da corrida de orientação identificando características como tamanho e cor.

- Compreender qual é o objetivo do prisma na corrida de orientação.

- interagir em grupo, exercitando sua criatividade e respeitando as opiniões dos colegas.

Duração das atividades
50 min/1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

O professor iniciará a aula perguntando aos alunos, se alguém lembra o que significa um prisma para corrida de orientação, e se saberiam dizer para que serve este prisma. Depois o professor explicará que o prisma é um ponto de controle que tem como objetivo saber se o atleta passou naquele local. Este prisma fica preso a um cavalete, e antigamente na parte de cima do cavalete tinha um picotador, para o atleta registrar no seu cartão de controle a passagem por aquele ponto, cada picotador tinha um tipo de furação diferente. Atualmente, este picotador foi substituído por uma base eletrônica, onde o atleta introduz o seu chip.

Antigamente o prisma com picotador

Atualmente o prisma com a base eletrônica

Após essa conversa inicial, começaremos a construir um prisma com os alunos. O professor dividirá a turma em grupos de seis alunos, e distribuirá duas folhas de cartolina branca e uma folha laranja (cores do prisma original). Em seguida, cada grupo deverá fabricar seis prismas idênticos. Para fabricar esse prisma será preciso cortar a cartolina branca e a laranja em três partes, no sentido horizontal. Depois cada parte da cartolina branca será dobrada em três partes iguais, construindo assim o formato do prisma. Já a cartolina laranja será cortada em três partes iguais, formando pequenos retângulos, para serem cortados novamente na diagonal, de uma ponta a outra, formando assim, pequenos triângulos. Para finalizar as cores do prisma, será colado um triangulo laranja na base de cada parte dobrada da cartolina branca.

Confeccionado o prisma, o professor pedirá que cada grupo numere seus prismas, colocando na parte superior, números de 31 a 99. Depois de numerados, serão distribuídas etiquetas pequenas para colocarem o número de cada prisma e serem grampeadas junto à parte de baixo dos mesmos. Para finalizar, será feito um furo na parte superior, para amarrar um pedaço de barbante, que facilitará na hora de prender os prismas nos lugares escolhidos.

Como última atividade, o professor pedirá que cada grupo monte uma charada, tendo como resposta algum lugar da escola. Em seguida, um responsável de cada grupo terá que prender um dos prismas confeccionados nesse local da charada. Depois cada grupo deverá ler a sua charada, para os outros grupos descobrirem onde estar o prisma e retornarem com a etiqueta do número do prisma. O objetivo da atividade é que todos possam descobrir os prismas, sem que haja um grupo vencedor.

Dica: Importante reforçar que nesta atividade objetivo não será trazer o prisma todo, nem arrancar todas as etiquetas, o objetivo será descolar apenas uma das etiquetas com o número do prisma.

No final da aula, o professor reunirá os prismas confeccionados pelos grupos, e explicará que na aula seguinte será dada seqüência a esta aula com os prismas, podendo manter os mesmos grupos.

Recursos Complementares

Sites: Clube de orientação da UFRJ: http://www.eefd.ufrj.br/coufrj
         Federação de Orientação do Rio de Janeiro: http://www.forj.com.br/
         Orientação.Net: http://www.orientacao.net

Avaliação

No final da aula o professor perguntará aos alunos qual foi a maior dificuldade que eles encontraram na construção do prisma, qual foi a função das etiquetas colocadas nos prismas e se todas as charadas estavam com respostas coerentes aos locais onde foram colocados os prismas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.