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A ALIMENTAÇÃO NA ESCOLA: IDENTIFICANDO PROBLEMAS E BUSCANDOSOLUÇÕES

 

01/12/2009

Autor y Coautor(es)
Marta Regina Alves Pereira
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz, Fátima Rezende Naves Dias, Lucianna Ribeiro de Lima, Liliane dos Guimaraes Alvim Nunes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Avaliar hábitos alimentares presentes na escola.
- Executar ações simples de impacto positivo sobre o meio ambiente
- Valorizar o ambiente escolar reduzindo a produção de lixo orgânico na escola.
- Reconhecer-se como agente transformador da sociedade ao contribuir para minimizar o problema do excesso de lixo que produzimos.

Duração das atividades
Três aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Comentários iniciais dirigidos à/ao professora/or:

- Professora/or, o descarte excessivo de material orgânico que vai parar nos lixões gera a produção de gás metano, um dos grandes responsáveis pelo aquecimento global. As crianças estão herdando um planeta em vias de esgotamento dos recursos naturais, ocasionado em grande parte pelo descaso e ou ignorância a respeito do impacto de nossas ações cotidianas relacionadas ao consumo. É importante educar nossas crianças para a percepção do problema ambiental que enfrentamos, para que possam assumir a parte que lhes cabe na busca da recuperação da “saúde” de nosso planeta. Nesta aula, nosso foco será identificar a qualidade da merenda servida na escola, se os alimentos são aproveitados integralmente e o que é feito com a matéria orgânica gerada com a produção das refeições servidas ali.

1º Momento:


Retome a aula Consumo sustentável de alimentos, especialmente as informações sobre a conveniência do aproveitamento de integral de frutas e legumes. Procure investigar se as/os alunos/as estão mais sensíveis à prática de evitar o desperdício na alimentação e comece a direcionar a atenção das/os alunas/os para a merenda escolar. O que foi servido no lanche da escola, na semana passada? Como vocês avaliam a refeição que receberam? É nutritiva, saudável? Pode melhorar? Em que sentido? Ouça o que as crianças têm a dizer e depois diga-lhes que o trabalho a ser desenvolvido agora será descobrir se estão recebendo uma alimentação saudável na escola, se as cantineiras praticam o aproveitamento integral dos alimentos e o que é feito com os resíduos orgânicos gerados na produção das refeições. Pergunte-lhes de que forma poderão obter resposta a essas questões.

2º Momento:

Professora/or é bem provável que as crianças sugiram uma entrevista com a pessoa responsável pela cantina da escola. Para realizá-la, inicialmente é preciso elaborar o convite à pessoa indicada e agendar o dia e o horário para a realização da mesma. Depois de acertado os detalhes, elaborem o roteiro da entrevista. As crianças devem sugerir as perguntas a serem feitas e se você julgar necessário, acrescente algumas, como por exemplo: - Como é feito o cardápio da merenda que será servida durante a semana? Há orientação de uma/um nutricionista? Há sobras de merenda? O que é feito com elas? Em nossa escola pratica-se o aproveitamento integral dos alimentos? Os resíduos orgânicos são jogados no lixo ou é dado outro destino a eles? Qual? Em sua opinião, como as/os alunas/os dessa escola podem contribuir para o melhor aproveitamento da alimentação que é servida aqui?

3º Momento:

Após a realização da entrevista, faça junto com as crianças a produção coletiva de um relatório com as informações obtidas. A partir desse relatório, estabeleça ações necessárias para lidar com os problemas que foram identificados. Por exemplo, pode ser que, com a entrevista, ficou claro uma necessidade de mudança na qualidade nutritiva da merenda oferecida na escola, ou então, que há desperdício de partes de frutas e verduras que poderiam ser melhor aproveitadas. O que é possível fazer para minimizar o problema? É possível envolver os/as alunos/as e suas famílias nesse processo? De que forma? Poderíamos convidar uma nutricionista para vir à escola e nos orientar sobre como produzir merendas saudáveis e com melhor aproveitamento dos alimentos?

Professora/or, para lidar com os resíduos orgânicos gerados na produção da merenda escolar, uma ação simples e que provavelmente ainda não foi colocada em prática na escola, é a compostagem. Explique às crianças o que é compostagem e porque é importante realizá-la. Professora/or, é importante que as crianças entendam que os resíduos orgânicos depositados nos lixões geram a produção de gás metano, um dos gases que provoca o efeito estufa, responsável pelo aquecimento global. Essa é uma das razões pela qual a compostagem deve ser estimulada, ou seja, contribuir para diminuir a produção de gás metano. Você poderá encontrar maiores informações sobre isso nos seguintes endereços eletrônicos:


a) http://www.5elementos.org.br/5elementos/files/pdf/downloads/ccsa/ccsa_consumo_sustentavel.pdf (pág.20, 44 e 45).

b) http://www.amda.org.br/detalhe/2,45,139,o-que-e-compostagem.aspx

Depois de conversar com as crianças sobre as questões acima, passem ao laboratório de informática para assistir a um filme que ensina como fazer a compostagem em espaços pequenos. Diga-lhes que após assistirem ao filme e conversar sobre ele, vocês vão iniciar um processo de compostagem na escola, seguindo as orientações presentes no filme.

http://www.recicloteca.org.br/default.asp?Editoria=1&SubEditoria=65 (Acesse o filme: Compostagem dentro de casa)

Recursos Complementares
Avaliação

- Observar o envolvimento e a participação das crianças durante toda aula.
- Observar se as crianças começaram a perceber que nossa alimentação requer cuidados relacionados à sustentabilidade ambiental e que na escola onde estudam, são necessários processos e práticas que gerem a menor quantidade possível de resíduos.

- Dimensionar a disposição das crianças em contribuir para a transformação de hábitos alimentares nocivos ao meio ambiente. Solicite que em uma escala de zero a dez, elas se posicionem em relação aos seguintes aspectos:


a) Sou capaz de contribuir para mudanças alimentares na minha escola, levando em conta o respeito ao meio ambiente.
b) Estou disposta/o a consumir alimentos necessários à minha saúde, mesmo que não os julgue tão saborosos.
c) Estou disposta/o a estimular minha família e meus amigos a praticar o aproveitamento integral de alimentos.
d) Acho importante repassar para as pessoas que eu conheço, as informações sobre como e porque fazer a compostagem.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniones

  • joseani, SEMEC , Roraima - dijo:
    joseanivieira@hotmail.com

    24/05/2011

    Quatro estrelas

    Muito bom este projeto, se bem aplicado é capaz de sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância do aproveitamento de resíduos alimentares para o meio ambiente.


  • Evanir Terezinha Coletto, Escola Estadual Pinhalzinho , Paraná - dijo:
    evanirt@seed.pr.gov.br

    20/09/2010

    Cinco estrelas

    Achei essa aula muito boa, pois faz com que as crianças começam a valorizar mais o meio ambiente, reduzindo o lixo orgânico, para salvar o planeta.


  • juraci bomfim, emef Dias Gomes , São Paulo - dijo:
    juracibonfim@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito do projeto e passarei a desenvolve-lo com meus alunos. Obrigada


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