Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


SUSTENTABILIDADE RIMA COM FELICIDADE

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Marta Regina Alves Pereira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz, Fátima Rezende Naves Dias, Lucianna Ribeiro de Lima, Liliane dos Guimaraes Alvim Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Valorizar as questões ambientais acima dos interesses econômicos.
- Perceber que a felicidade que todos almejam pode estar vinculada a uma vida simples.
- Implementar mudanças de atitude no cotidiano visando à sustentabilidade ambiental.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professora/or, procure saber se as crianças conhecem o conceito de sustentabilidade. Caso esse conceito ainda não tenha sido trabalhado com elas, apresente-lhes o significado dele. No endereço abaixo você encontrará um texto interessante sobre práticas sustentáveis. Ele poderá subsidiar a discussão sobre o tema, com as crianças.

Almanaque pra práticas sustentáveis/Conceitos e princípios da sustentabilidade (Disponível em

http://www.catalogosustentavel.com.br/arquivos/file/praticas_sustentaveis%20almanaque.pdf )

Estratégias e recursos da aula

Comentários iniciais dirigidos à/ao professora/or:

Professora/or, contribuir para transformar o mundo em que vivemos em um lugar ecologicamente equilibrado, onde haja justiça social e paz entre os povos é desejo de todas/os nós. O consumismo infantil é um problema que dificulta a luta por um mundo melhor, uma vez que ao aprender a consumir de forma irresponsável, as crianças desenvolvem valores materialistas, muitas vezes desvinculados das questões humanitárias. A construção de um mundo melhor começa com o despertar da consciência. Consciência do impacto que o estilo de vida de cada um de nós causa ao meio ambiente, às relações sociais, à economia e a nós mesmos, para que possamos aumentar os impactos positivos e diminuir os negativos. Outro tipo de consciência imprescindível, quando se fala em um mundo melhor, é a consciência de que a maioria das coisas que tornam as pessoas mais felizes não está relacionada a bens adquiridos comercialmente e sim com atitudes, valores, sensibilidade, coisas que não têm preço e não se esgotam nunca, por mais que as pratiquemos.

Obs: Aula adaptada a partir de sugestões contidas no caderno “Coleção Consumo Sustentável e Ação” , disponível no seguinte endereço:
http://www.5elementos.org.br/5elementos/files/pdf/downloads/ccsa/ccsa_consumo_sustentavel.pdf

 
1º Momento:

Peça às crianças que terminem oralmente, a seguinte frase: Ser feliz é ...
Ouça o que cada uma diz e anote no quadro. Pode ser que você ouça afirmações como: Ser feliz é comer um sanduíche na lanchonete do meu primo, sair para passear com meus amigos, morar em uma casa com meu pai e minha mãe, ganhar um tênis novo, tomar sorvete todo dia, nadar na piscina do clube, ter um irmãozinho para brincar comigo, soltar pipa depois da aula, passar de ano na escola, ganhar roupas bonitas, não ter dor de garganta, saber que meus/minhas amigos/as gostam de mim, ganhar um vídeo game novo...
Divida o quadro em duas colunas. A primeira escreva: Maneiras não consumista de ser feliz e na segunda, Sou feliz quando consumo...
Com a ajuda das crianças, separe as afirmações feitas por elas, escrevendo-as na coluna correspondente. Como uma contribuição pessoal, diga às crianças que você irá acrescentar na primeira coluna, as seguintes afirmações: Ser feliz é proteger o planeta Terra, Ser feliz é ajudar uma pessoa com dificuldade e Ser feliz é ter saúde. Veja se elas concordam com suas afirmações e se já se sentiram felizes por realizar o que você disse.

2º Momento:

Solicite às crianças que façam uma reflexão e escrevam numa folha de papel, as coisas boas que já fizeram para ser mais feliz e cuidar do planeta Terra. O que cada um/a fez por si mesmo e pelo meio ambiente? Recolha as respostas das crianças para posterior montagem de uma planilha a ser preenchida por elas, durante uma semana. Você poderá seguir a idéia apresentada abaixo, apenas acrescentando algo que apareceu nas respostas das crianças e ainda não consta aqui, ou então montar uma planilha totalmente extraída das respostas delas.

(Fonte: planilha e critérios de pontuação extraído do caderno: “Coleção Consumo Sustentável e Ação”, disponível no seguinte endereço:
http://www. 5elementos.org.br/5elementos/files/pdf/downloads/ccsa/ccsa_consumo _sustentavel .pdf )

Explique aos/às seus/suas alunos/as que eles/as deverão preencher a planilha, dia a dia, durante uma semana, usando os seguintes ícones:

Coração Cheio = sim
Coração partido= nem tanto
Raio= não

Professora/or, interrompa a aula aqui pra retomá-la  na próxima semana.

3º Momento:

Com a planilha preenchida pelas crianças, peça-lhes que cada uma some a pontuação alcançada, de acordo com a seguinte distribuição de pontos:

Coração cheio = 10 pontos
Coração partido = 5 pontos
Raio = 0 ponto

Depois de somados os pontos, oriente as crianças a interpretarem os resultados de acordo com os seguintes critérios:

Se você fez menos de 600 pontos, sua vida pode melhorar se você prestar mais atenção nas suas ações.
Se você fez entre 600 e 800 pontos você é feliz e um consumidor sustentável e no caminho certo, reflita antes de consumir.
Se você fez mais que 850 pontos você é uma liderança e deve compartilhar
as suas iniciativas com todos.

- Solicite a cada criança que diga a quantidade de pontos conseguida e registre no quadro. Em seguida procure identificar juntamente com a turma, qual pontuação prevaleceu no grupo.

- Para finalizar essa aula, promova um debate sobre a importância do meio ambiente para a felicidade de cada um de nós.

Professora/or, é importante que você sinta-se embasada/o para levar o debate adiante, problematizando o pensamento das crianças para que desenvolvam o senso crítico. No sítio abaixo você encontra vários textos que poderão contribuir para sua reflexão pessoal.

http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/Biblioteca.aspx?v=1&art=98

Recursos Complementares

1) Professora/or, caso se interesse em aprofundar sua reflexão sobre as questões referentes à essa aula, acesse a biblioteca do Instituto Alana, onde você encontrará vários textos. Para iniciar suas leituras, sugiro que faça download do artigo de Solange Jobim e Souza, cujo título é Criança, consumo e cidadania: uma equação possível? Para encontrá-lo, acesse o endereço: http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/Biblioteca.aspx?v=1&art=98
O artigo trata da influência da cultura de consumo na forma das relações sociais atuais, bem como dos efeitos desse fenômeno no processo de socialização das crianças

2) Roth, Otavio. “Duas dúzias de coisinhas à-toa que deixam a gente feliz”. São Paulo: Ática, 1997.


3) http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/Biblioteca.aspx?v=1&art=98

4)http://www.5elementos.org.br/5elementos/files/pdf/downloads/ccsa/ccsa_consumo_sustentavel.pdf

Avaliação

- Solicitar que os/as alunos/as comentem como se sentiram ao preencher a planilha e o que aprenderam com essa atividade.

- Pedir que as crianças identifiquem uma ou mais atitudes que passaram a ter depois dos debates realizados. As atitudes devem se referir aos cuidados com o meio ambiente, com os/as colegas e amigos/as, e consigo mesmo.

- Conte às crianças que Otávio Roth, um artista plástico paulista, escreveu um poema chamado: “Duas dúzias de coisinhas à-toa que deixam a gente feliz” e que uma das coisas que ele diz que o deixa feliz é “acordar com cafuné”. Peça às crianças que pensem em algumas coisinhas à-toa que as deixam felizes e que desenhem isso e depois escrevam uma frase complementando o desenho. Depois que todos fizerem seus desenhos promova uma socialização dos mesmos. Observe o envolvimento e a participação das crianças nesta atividade. Verifique se elas conseguiram identificar com mais facilidade, pequenas alegrias nas situações vividas cotidianamente.


“Duas dúzias de coisinhas à-toa que deixam a gente feliz”
Pintinho saindo do ovo.
Começar caderno novo.
Alegria do meu povo.
Espaguete al dente.
Um pé de meia quente.
Melancia sem semente.
Acordar com cafuné.
Visita pela chaminé.
Estalar os dedos do pé.
Queijinhos vindos da França.
Menina loira com trança.
Dom Quixote e Sancho Pança.
Barquinho na enxurrada.
Queijo com goiabada.
Beijinhos da namorada.
Joaninha no nariz.
Respingo de chafariz.
Fazer um amigo feliz.
Estrelinha piscando n o céu.
Melar o dedo no mel.
Abrir clipe de papel.
Alguém sempre por perto.
Um saco de bombom aberto.
Uma rima que deu certo.
(Fonte: Roth, Otavio. “Duas dúzias de coisinhas à-toa que deixam a gente feliz”. São Paulo: Ática, 1997).

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.