06/12/2009
Suze Elane Dias Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
- ler as imagens, interpretando-as num processo de intertextualidade;
- perceber a ironia das colocações feitas pelo narrador a respeito da leitura;
- identificar o gênero do vídeo como uma campanha publicitária;
- refletir sobre o impacto do hábito de leitura na história da humanidade e no modo de viver da sociedade
-Figuras de linguagem
Como forma de motivação, na aula anterior, levar para a sala cópias de oito textos de gêneros diferentes e entregar aos alunos, dentro de envelopes semi-fechados, recomendando que levem para casa , mas não abram e nem leiam o conteúdo.
PASSO-A-PASSO DO DESENVOLVIMENTO DA AULA:
1º passo: No primeiro momento da aula, cobrar os envelopes e questionar se cumpriram a recomendação, se foi difícil, se ficaram curiosos. Deve ser uma discussão rápida. A idéia é estimular ainda mais a curiosidade sobre o conteúdo dos envelopes.
2º passo: Em seguida, pedir que abram os envelopes e examinem o conteúdo. A partir daí, deverão formar grupos de acordo com o texto dentro do envelope.
3° passo: Os grupos deverão ler os textos e discutir por alguns minutos sobre a experiência da leitura e o que ela lhes provocou.
4° passo: Socialização das experiências pelos grupos, enfocando o primeiro momento, sobre o que significou para eles a proibição da leitura.
5° passo: Exibição do vídeo Ler devia ser proibido para a turma, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iRDoRN8wJ_w
6º passo: Discussão sobre o tema abordado, identificando as personalidades que aparecem no vídeo, as suas contribuições para a humanidade e como o hábito da leitura contribuiu para isto. Questionar sobre as associações feitas entre essas personalidades e as representações que temos delas.
Sugestão de textos: Os textos deverão ser selecionados de acordo com o interesse dos alunos, incluindo reportagens, poemas, crônicas, textos publicitários. Deverão ser textos que prendam a atenção e estimulem a discussão.
Pode-se ainda aproveitar o momento para explorar as características da linguagem da propaganda ou fazer isso em outra oportunidade, utilizando vídeos disponíveis na Internet.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/10/2010
Cinco estrelasMuito interessante a elaboração da aula, vou aproveitar com certeza.Alcionê