Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


RETRATOS DA DIVERSIDADE

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz; Marta Regina Alves Pereia; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Ampliar a percepção sobre si mesmo e sobre os colegas, fortalecendo o vínculo grupal.
2. Aprofundar a reflexão sobre a diversidade humana.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não serão necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Momentos da aula:

1° Momento: O professor deverá iniciar a aula propondo aos alunos uma atividade muito divertida: “Sessão de Autógrafos”. A prática de dar autógrafos é muito comum às pessoas famosas, aos escritores e artistas em geral. Nesta brincadeira, todavia, os alunos pedirão autógrafos para os seus colegas, considerando o que sabem ou o que pensam saber sobre eles. Estes, por sua vez, só darão seus autógrafos se sentirem possuidores das qualidades, dos atributos e das preferências atribuídas a eles por seus colegas.

Dados os devidos esclarecimentos, o professor deverá distribuir uma folha de papel para cada aluno contendo a atividade a ser realizada, como no modelo abaixo. Com prancheta e lápis na mão, os alunos deverão pedir e dar autógrafos para os seus colegas. Mãos à obra!

Tabela sessão autógrafos

2º Momento: Em seguida, numa grande roda, os alunos poderão falar sobre como se sentiram ao pedir e também ao dar autógrafos, o que perceberam sobre si mesmos, o que descobriram acerca de seus colegas e o que puderam aprender com esta atividade.

Com o objetivo de aprofundar a reflexão sobre a diversidade humana, o professor deverá chamar a atenção dos alunos para: as diferenças e igualdades entre eles (pluralidades e singularidades no grupo de alunos!); para o fato de, apesar das diferenças, todos poderem aprender uns com os outros a cada dia; para a constatação de que nem sempre eles querem brincar das mesmas brincadeiras, não têm as mesmas opiniões e nem gostam das mesmas coisas, mas, mesmo assim, é possível ser amigo e até divertir uns com os outros; para a necessidade de exercitar a tolerância e o respeito às diferenças em todos os grupos de convivência.

3º Momento: A grande roda se desfaz e o professor convida os alunos para sentar-se confortavelmente a fim de assistir ao vídeo “Diversidade Humana”, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=dv_Nwd0EejE

Diversidade humana

4º Momento: Inspirados no vídeo, os alunos se dividirão em pequenos grupos, para a produção de um trabalho intitulado RETRATOS DA DIVERSIDADE. Para isto, o professor deverá disponibilizar para os grupos: folhas de papel pardo, revistas variadas, tesouras, cola, lápis de cor, giz de cera, retalhos de tecidos, sucatas diversas e outros. A tarefa de cada grupo é criar uma montagem com imagens de pessoas de diferentes etnias, idades, sexo... de diferentes “tribos urbanas”, mostrando a diversidade humana própria do nosso espaço sócio-cultural. Para esta produção criativa, os grupos poderão lançar mão de manequins da figura humana (feitos de papel), álbuns de fotografias, globo terrestre, mapa do Brasil e outras possibilidades bem originais e criativas! Os trabalhos deverão ser expostos em um espaço coletivo da escola, juntamente com as folhas referentes à atividade “Sessão de Autógrafos”, e aberto à visitação de toda a comunidade escolar.

Recursos Complementares

Professor, como recurso complementar sugerimos a leitura do livro: Aprendendo sobre as diferenças, de Rodrigo Estramanho de Almeida. Este livro busca despertar a reflexão das crianças a respeito das diversidades humanas.

 

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.

Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos na atividade de “Sessão de Autógrafos”, nos momentos de reflexão sobre si mesmo e sobre os colegas e na produção do trabalho em grupo sobre “Retratos da Diversidade”. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. O professor deverá verificar se os alunos conseguiram aprofundar a reflexão sobre a diversidade humana, reconhecendo as pluralidades e singularidades inerentes aos grupos sociais.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.