29/11/2009
Gláucia Costa Abdala Diniz; Marta Regina Alves Pereia; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
1. Ampliar a percepção sobre si mesmo e sobre os colegas, fortalecendo o vínculo grupal.
2. Aprofundar a reflexão sobre a diversidade humana.
Momentos da aula:
1° Momento: O professor deverá iniciar a aula propondo aos alunos uma atividade muito divertida: “Sessão de Autógrafos”. A prática de dar autógrafos é muito comum às pessoas famosas, aos escritores e artistas em geral. Nesta brincadeira, todavia, os alunos pedirão autógrafos para os seus colegas, considerando o que sabem ou o que pensam saber sobre eles. Estes, por sua vez, só darão seus autógrafos se sentirem possuidores das qualidades, dos atributos e das preferências atribuídas a eles por seus colegas.
Dados os devidos esclarecimentos, o professor deverá distribuir uma folha de papel para cada aluno contendo a atividade a ser realizada, como no modelo abaixo. Com prancheta e lápis na mão, os alunos deverão pedir e dar autógrafos para os seus colegas. Mãos à obra!
2º Momento: Em seguida, numa grande roda, os alunos poderão falar sobre como se sentiram ao pedir e também ao dar autógrafos, o que perceberam sobre si mesmos, o que descobriram acerca de seus colegas e o que puderam aprender com esta atividade.
Com o objetivo de aprofundar a reflexão sobre a diversidade humana, o professor deverá chamar a atenção dos alunos para: as diferenças e igualdades entre eles (pluralidades e singularidades no grupo de alunos!); para o fato de, apesar das diferenças, todos poderem aprender uns com os outros a cada dia; para a constatação de que nem sempre eles querem brincar das mesmas brincadeiras, não têm as mesmas opiniões e nem gostam das mesmas coisas, mas, mesmo assim, é possível ser amigo e até divertir uns com os outros; para a necessidade de exercitar a tolerância e o respeito às diferenças em todos os grupos de convivência.
3º Momento: A grande roda se desfaz e o professor convida os alunos para sentar-se confortavelmente a fim de assistir ao vídeo “Diversidade Humana”, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=dv_Nwd0EejE
4º Momento: Inspirados no vídeo, os alunos se dividirão em pequenos grupos, para a produção de um trabalho intitulado RETRATOS DA DIVERSIDADE. Para isto, o professor deverá disponibilizar para os grupos: folhas de papel pardo, revistas variadas, tesouras, cola, lápis de cor, giz de cera, retalhos de tecidos, sucatas diversas e outros. A tarefa de cada grupo é criar uma montagem com imagens de pessoas de diferentes etnias, idades, sexo... de diferentes “tribos urbanas”, mostrando a diversidade humana própria do nosso espaço sócio-cultural. Para esta produção criativa, os grupos poderão lançar mão de manequins da figura humana (feitos de papel), álbuns de fotografias, globo terrestre, mapa do Brasil e outras possibilidades bem originais e criativas! Os trabalhos deverão ser expostos em um espaço coletivo da escola, juntamente com as folhas referentes à atividade “Sessão de Autógrafos”, e aberto à visitação de toda a comunidade escolar.
Professor, como recurso complementar sugerimos a leitura do livro: Aprendendo sobre as diferenças, de Rodrigo Estramanho de Almeida. Este livro busca despertar a reflexão das crianças a respeito das diversidades humanas.
A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.
Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.
Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos na atividade de “Sessão de Autógrafos”, nos momentos de reflexão sobre si mesmo e sobre os colegas e na produção do trabalho em grupo sobre “Retratos da Diversidade”. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. O professor deverá verificar se os alunos conseguiram aprofundar a reflexão sobre a diversidade humana, reconhecendo as pluralidades e singularidades inerentes aos grupos sociais.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!