Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A VIDA NO PLANETA : UMA VIAGEM IMAGINÁRIA!

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
Fátima Rezende Naves Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Gláucia Costa Abdala Diniz; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Aprender a exercitar a capacidade imaginativa.
2. Trabalhar em grupo de forma cooperativa e solidária.
3. Fazer proposições que visem melhorar a qualidade de vida no planeta.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não serão necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula

Comentários para o professor: Professor, sugerimos que esta aula aconteça em um espaço amplo da sua escola, podendo ser o anfiteatro ou mesmo uma grande sala. Seria muito interessante combinar previamente com os alunos que venham neste dia com calças compridas confortáveis e que cada um traga seu colchonete, esteira ou mesmo uma toalha para a atividade que será realizada.

Momentos da aula:
1° Momento:
O professor deverá iniciar a aula propondo aos alunos que busquem um lugar na sala para deitar. Em seguida, deverá conduzir uma atividade de relaxamento segmentar das partes do corpo, iniciando pela respiração. Solicitar aos alunos que encontrem uma posição confortável, que fechem os olhos, que inspirem e depois expirem todo o ar de seus pulmões. Que repitam este ato sempre que o professor solicitar, tomando consciência de sua respiração (de três a cinco repetições). Prosseguindo, o professor pedirá aos alunos que concentrem primeiramente em seus pés, tensionando-os fortemente e depois relaxando-os. Na sequência, que tensionem e em seguida relaxem cada parte de seu corpo: as pernas, os glúteos, o abdômen, as mãos, os braços, os ombros e todo o rosto: testa, olhos, boca. Solicitar aos alunos que procurem perceber todo o corpo pesado, solto, relaxado... e que permaneçam neste estado de relaxamento enquanto durar a “Viagem Imaginária” que será proposta em seguida. Para esta viagem, cada aluno deverá se imaginar num tapete mágico, dando início a uma grande aventura pelo espaço!

2º Momento: O professor será o facilitador desta viagem dos alunos, guiando-os pelos caminhos da imaginação:

“Agora, vocês se preparem para embarcar em uma ‘Viagem Imaginária’. Sentados em seus tapetes mágicos, vocês vão se imaginar saindo desta sala rumo ao espaço, até atravessar a órbita da terra. Desse novo lugar, vocês poderão visualizar o planeta Terra, um planeta maravilhosamente azul! Desfrutem o máximo que puderem desta visão [pausa]”.

“O 1º desafio de vocês é procurar, pela imaginação, redesenhar este planeta, desfazendo todas as fronteiras, aproximando os povos, as etnias, as religiões, as culturas, os costumes, as idades... vocês vão imaginar todos vivendo em harmonia, em paz! Vão imaginar um mundo sem guerra, sem fome nem miséria! Sem lixões, sem explorações, sem desigualdades, sem violência... onde todos tenham comida, carinho, proteção, saúde, atenção, trabalho, escola e uma casa para morar [pausa]”.

“Imaginem um mundo onde nos oceanos, mares, rios e lagos, a vida se renove a cada instante e que todos a respeitem profundamente [pausa]”.

“Imaginem também o verde cobrindo a terra, as florestas, as matas... as flores colorindo-a com suas multicores! Procurem imaginar a natureza sendo cuidada e preservada por todos! [pausa]”.

“Imaginem agora os animais sendo bem tratados e respeitados pelos homens, podendo reproduzir suas espécies, voltando a habitar este planeta [pausa]”.

“O próximo desafio de vocês é imaginar as respostas para as questões: Como seria viver neste planeta sonhado, idealizado? O que cada um poderia fazer para garantir a qualidade de vida no planeta?” (Professor, você poderá fazer uma pausa maior para possibilitar a reflexão dos alunos).

“Agora, cada um a seu tempo, deve preparar-se para fazer a viagem de volta. Traga para o momento presente as sensações, emoções, sentimentos e imagens mentais vividas nesta grande aventura imaginária! Procure perceber a respiração, o corpo relaxado e, lentamente, comece a ‘acordar’ o corpo, mexendo os pés, pernas, braços, cabeça, abrindo os olhos e voltando para o espaço da sala.”

3º Momento: Em seguida, o professor deverá solicitar aos alunos que produzam um desenho coletivo sobre os momentos mais significativos da viagem. Para a realização desta atividade, o professor deve rá fornecer um grande pedaço de papel pardo (que deverá ocupar o centro da sala), lápis de cor, caneta hidrocor, giz de ce ra e pincel atômico. Os alunos, divididos em dois grupos, deverão assentar em volta do papel, um em frente ao outro. Esta representação gráfica deverá ocorrer de forma dialogada. Pode acontecer um certo “troca-troca” de lugares entre os alunos, visando complementar os desenhos uns dos outros. O que se espera, todavia, é que ocorra a ampliação das visualizações mentais de cada um, dando um sentido cooperativo e solidário à obra artística.

4º Momento: Concluída a obra, é chegado o momento de elaborar, coletivamente, uma “Carta de Intenções” sobre o que cada um pode fazer para tornar possível a concretização dos desejos, dos sonhos relativos à vida e ao viver neste planeta azul. Posteriormente, as produções do desenho e da Carta de Intenções poderão ser expostas no anfiteatro da escola, com um pequeno texto explicativo da dinâmica realizada por eles: “Viagem Imaginária”.

5º Momento: É chegado um momento muito interessante da aula, em que os alunos poderão assistir ao vídeo sobre a música “Imagine” de John Lennon, um dos integrantes da banda de rock “The Beatles”, acessando o sítio http://www.youtube.com/watch?v=b7FHCe1_THo  . Neste vídeo, a letra da música “Imagine” se aproxima dos momentos vividos pelos alunos na Viagem Imaginária, permitindo a eles estabelecer relações, perceber as semelhanças e diferenças entre o vídeo e a produção gráfica – desenho – produzida por eles.

Imagine

(Professor, no sítio http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Lennon você encontrará a biografia de John Lennon, caso os alunos se interessem por conhecer a vida e a obra deste músico e compositor britânico).

Recursos Complementares

Professor, como recurso complementar, sugerimos que acesse o sítio http://www.youtube.com/watch?v=eZVXnE1_NlY onde você encontrará o vídeo da música Planeta Água, de Guilherme Arantes.

Avaliação

A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.

Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.

Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos nas atividades: “Viagem Imaginária”, representação coletiva através do desenho, elaboração da “Carta de Intenções”. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. O professor deverá verificar se os alunos foram capazes de: exercitar a capacidade imaginativa, trabalhar em grupo de forma cooperativa e solidária, fazer proposições sobre a melhoria da qualidade de vida no planeta.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.