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Para que servem as regras?

 

23/11/2009

Autor e Coautor(es)
Adriane Silva Tomaz
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar o papel das regras como uma convenção que rege as condutas sociais;

Compreender a importância da construção coletiva das regras nas brincadeiras populares.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Iniciar a aula explicando que a regra é algo que está presente em todos os dias de nossa vida, e envolve nossa vida familiar, a escola, o trânsito etc. Destacar que estamos cercados por regras o tempo todo. Em seguida lançar o seguinte questionamento: O que são regras e para que servem?

Neste momento o professor(a) poderá encaminhar a discussão para a identificação da presença de regras em casos específicos:  em casa (que regras nossos familiares querem que cada um de nós sigamos?) na escola (quais são as regras?), no trânsito(existem regras para pedestres e para motoristas?) e nas brincadeiras (usamos regras para brincar?)


Atividade 2: “Experimentando as regras”


Propor à turma a experimentação do jogo popular de queimada, e destacar que a questão central do jogo será “regras”.

O professor(a) pedirá a turma que se divida em quatro grupos(1,2,3,4):

a) Solicitará ao grupo 1 e 2 que iniciem o jogo de queimada, sem qualquer tipo de informação.

b) Solicitará ao grupo 3 e 4  que iniciem o jogo de queimada, apresentando a seguinte indicação: quem for queimado terá que sair do jogo e esperar  que ele termine.

c) Após 10 minutos de jogo, encerrar a partida  e reorganizar os grupos para uma nova partida da seguinte forma: 1 joga com 3 e 2 joga com 4.

d) Solicitar que antes do início da partida um representante da equipe 1  explique como foi realizado seu primeiro jogo com a equipe 2, e que um representante da equipe 3 explique como foi seu jogo com a equipe 4.

e) Em seguida pedir que as crianças combinem como deverá ser o jogo e iniciem a partida.

f) Após 10 minutos de jogo encerrar as partidas.


Atividade 3: Refletindo sobre a questão regras


Reunir novamente toda a turma  para retornar à questão central sobre a função social das regras. Neste momento o professor deverá encaminhar a discussão a partir das seguintes provocações:

1) Perguntar para os grupos 3 e 4: na primeira partida quem era queimado tinha que sair do jogo. Isso era uma regra?  Ela pode ser considerada boa ou ruim? E por que?
2) Perguntar para os grupos 1 e 2: na segunda partida como vocês jogaram? Mudaram as regras ou não?
3) Perguntar para todos: seria justo jogarmos num mesmo jogo, com duas regras diferentes ao mesmo tempo, uma valendo para uma equipe e outra valendo para outra?
4) O que devemos fazer então?

Terminar a aula com a reflexão de que as regras precisam ser construídas coletivamente por todas as crianças envolvidas, antecipadamente, e todos precisam cumpri-la senão o jogo fica injusto e perde-se o sentido e o prazer de brincar.

Avaliação

Avaliação: Atividade escrita para casa

O que são regras e para que servem?

R:

Preencha o formulário abaixo sobre as regras do jogo de queimada:

O que é permitido na queimada

O que não é permitido na queimada

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