23/11/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Identificar o papel das regras como uma convenção que rege as condutas sociais;
Compreender a importância da construção coletiva das regras nas brincadeiras populares.
Não há necessidade de conhecimentos prévios
Iniciar a aula explicando que a regra é algo que está presente em todos os dias de nossa vida, e envolve nossa vida familiar, a escola, o trânsito etc. Destacar que estamos cercados por regras o tempo todo. Em seguida lançar o seguinte questionamento: O que são regras e para que servem?
Neste momento o professor(a) poderá encaminhar a discussão para a identificação da presença de regras em casos específicos: em casa (que regras nossos familiares querem que cada um de nós sigamos?) na escola (quais são as regras?), no trânsito(existem regras para pedestres e para motoristas?) e nas brincadeiras (usamos regras para brincar?)
Propor à turma a experimentação do jogo popular de queimada, e destacar que a questão central do jogo será “regras”.
O professor(a) pedirá a turma que se divida em quatro grupos(1,2,3,4):
a) Solicitará ao grupo 1 e 2 que iniciem o jogo de queimada, sem qualquer tipo de informação.
b) Solicitará ao grupo 3 e 4 que iniciem o jogo de queimada, apresentando a seguinte indicação: quem for queimado terá que sair do jogo e esperar que ele termine.
c) Após 10 minutos de jogo, encerrar a partida e reorganizar os grupos para uma nova partida da seguinte forma: 1 joga com 3 e 2 joga com 4.
d) Solicitar que antes do início da partida um representante da equipe 1 explique como foi realizado seu primeiro jogo com a equipe 2, e que um representante da equipe 3 explique como foi seu jogo com a equipe 4.
e) Em seguida pedir que as crianças combinem como deverá ser o jogo e iniciem a partida.
f) Após 10 minutos de jogo encerrar as partidas.
Reunir novamente toda a turma para retornar à questão central sobre a função social das regras. Neste momento o professor deverá encaminhar a discussão a partir das seguintes provocações:
1) Perguntar para os grupos 3 e 4: na primeira partida quem era queimado tinha que sair do jogo. Isso era uma regra? Ela pode ser considerada boa ou ruim? E por que?
2) Perguntar para os grupos 1 e 2: na segunda partida como vocês jogaram? Mudaram as regras ou não?
3) Perguntar para todos: seria justo jogarmos num mesmo jogo, com duas regras diferentes ao mesmo tempo, uma valendo para uma equipe e outra valendo para outra?
4) O que devemos fazer então?
Terminar a aula com a reflexão de que as regras precisam ser construídas coletivamente por todas as crianças envolvidas, antecipadamente, e todos precisam cumpri-la senão o jogo fica injusto e perde-se o sentido e o prazer de brincar.
Avaliação: Atividade escrita para casa
O que são regras e para que servem?
R:
Preencha o formulário abaixo sobre as regras do jogo de queimada:
O que é permitido na queimada |
O que não é permitido na queimada |
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/02/2015
Cinco estrelasExcelente sugestão para falar sobre regras. Obrigada!