17/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
• Desenvolver a capacidade de observação, estabelecer relações a partir de valores, questionar e comparar.
• Formular hipóteses sobre grandezas numéricas e estabelecer comparações
• Conhecer os números naturais.
• Interpretar e produzir escritas numéricas simples.
• Resolver cálculos numéricos utilizando as 4 operações fundamentais.
O professor deverá levar as cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro atual em fotos ampliadas para que a turma possa fazer a identificação de elementos constantes em cada cédula e em cada moeda. Observar o tamanho, a cor e o valor. Estabelecer comparações entre as cédulas e moedas quanto ao valor, a cor, ao desenho e o tamanho de cada cédula e/ou moeda em relação a outra. Exemplo: Comparar a moeda de R$1,00 com a moeda de R$0,50. Levantar os aspectos que tornam as duas moedas diferentes. Comparar a cédula de R$2,00 e a cédula de R$20,00. Quais são as diferenças?
O professor também poderá levantar questões a respeito das possibilidades de aquisição de mercadorias com R$2,00 e com R$20,00.
O registro deverá ser anotado coletivamente num blocão e pendurado no mural da sala de aula.
- Fotos das cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro
- Blocão
- Caneta Hidrocor
- Visita à Casa da Moeda. O professor poderá entrar em contato pelo telefone com o setor de visitas à Casa da Moeda e agendar uma visita guiada para a sua turma.
site: http://www.casadamoeda.gov.br
Sitio da Casa da Moeda do Brasil
Comunicação Social
Rua René Bittencourt, 371
Distrito Industrial de Santa Cruz
Rio de Janeiro - RJ
Brasil
23.565-200
(21)2414-2125
Analisar a capacidade de percepção da turma quanto à diversidade de elementos observados.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!