30/11/2009
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Diferenciar o pretérito imperfeito, usado na narrativa para marcar das ações habituais antes ocorridas, em determinado tempo passado, do pretérito perfeito, empregado para exprimir um fato acontecido. Reconhecer os verbos usados para marcar ações habituais realizadas no tempo presente. Identificar advérbios de tempo que ajudam a definir o emprego dos verbos; aprendrer que esses verbos, usados na narrativa, são mecanismos de coesão sequencial e que têm como função fazer progredir o texto.
Vídeo da canção “O Menino da Porteira”, uso da internet
Cópia da letra da música
Atividades em pequenos grupos
Atividades em pequenos grupos
Motivação
Para despertar o interesse do aluno, o professor poderá, em aula anterior, perguntar aos alunos se eles sabem cantar a música “O Menino da Porteira” e se tem alguém na sala que toca violão. Se alguém se manifestar, combina-se que na aula seguinte eles vão cantar a música. Geralmente essa canção é conhecida pela maioria dos alunos.
Aulas 1 e 2
Atividade 1 – atividade oral – faz-se um círculo à meia lua
O professor distribui cópias da letra da música, para que os alunos cantem, acompanhando o violão. Se não for possível o uso do violão, eles cantam da maneira como sabem. Eles devem colar a letra no caderno.
Segue a letra
O menino da porteira
Composição: Teddy Vieira / Luizinho
Toda vez que eu viajava pela Estrada de Ouro Fino
de longe eu avistava a figura de um menino
que corria abrir a porteira e depois vinha me pedindo:
- Toque o berrante seu moço que é pra eu ficar ouvindo.
Quando a boiada passava e a poeira ia baixando,
eu jogava uma moeda e ele saía pulando:
- Obrigado boiadeiro, que Deus vá lhe acompanhando
pra aquele sertão à fora meu berrante ia tocando.
Nos caminhos desta vida muitos espinhos eu encontrei,
mas nenhum calou mais fundo do que isso que eu passei
Na minha viagem de volta qualquer coisa eu cismei
Vendo a porteira fechada o menino não avistei.
Apeei do meu cavalo e no ranchinho a beira chão
Ví uma mulher chorando, quis saber qual a razão
- Boiadeiro veio tarde, veja a cruz no estradão!
Quem matou o meu filhinho foi um boi sem coração!
Lá pras bandas de Ouro Fino levando gado selvagem
quando passo na porteira até vejo a sua imagem
O seu rangido tão triste mais parece uma mensagem
Daquele rosto trigueiro desejando-me boa viagem.
A cruzinha no estradão do pensamento não sai
Eu já fiz um juramento que não esqueço jamais
Nem que o meu gado estoure, e eu precise ir atrás
Neste pedaço de chão berrante eu não toco mais.
Atividade 2 : Laboratório de Informática – atividade em dupla
Exibição do vídeo que mostra cenas do filme “O Menino da Porteira”, música cantada pelo cantor Daniel, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=M4rYB3qZ7gg&feature=related
Os alunos acompanham a letra no vídeo, observando as imagens.
Atividade 3 – alunos em círculo
O professor faz a seguinte brincadeira:
1) um aluno começa contar a história, para em um ponto;por exemplo: Toda vez que eu viajava para a
2) o colega do lado dá sequência, até chegar ao final da narrativa, (sem olhar na folha com a letra da música), por exemplo:
1º alu no: Toda vez que eu viajava pela Estrada de Ouro...
2º aluno: De longe eu avistava... (e assim sucessivamente.)
Aula 3 e 4 : atividade em duplas
Atividade 1
O professor pede que eles façam os seguintes exercícios:
1º) circular no texto os verbos usados no tempo pretérito imperfeito e sublinhar os do pretérito perfeito; numerar os do tempo presente;
2º) transcrever os verbos na sequência em que acontecem aos fatos da narrativa;
3º) Organizar um quadro, anotando nas colunas os verbos,de acordo com o que eles expressam:
Ações habituais do passado Ações habituais do presente Ações concluídas
O que os verbos expressam4º Identificar na letra da música os advérbios de tempo e, em seguida, responder que relação de sentido eles estabelecem com o tempo verbal empregado.
Atividade 2
O professor faz oralmente a correção dos exercícios, mostrando e explicando a importância do uso dos verbos, enquanto elementos coesivos que exercem a função de dar sequência às ações na narrativa, o que possibilita a sua progressão temática.
Verificar se os alunos foram capazes de perceber as relações de sentido estabelecidas pelo uso do tempo verbal na narrativa em estudodos e compreender tam´bem que são elementos coesivos cuja função é de fazer o texto progredir. Pode-se também avaliar de forma qualitativa, com base nos exercícios desenvolvidos.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/08/2011
Cinco estrelasMuito prática a atividade proposta, bem como altamente interessante e criativa. Gostei muito. Gostaria de outras sugestões para trabalhar os tempos verbais na narrativa.
24/03/2010
Quatro estrelasA sugestão da aula parece ser muito boa, mas acontece que não temos facilidades para tirar cópias de textos e muito menos para acessarmos laboratório de informática na escola, aliás, na minha, até o fim do ano passado nem estava montado, não sei se já o teremos esse ano.