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Sistematizando os jogos

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar alguns jogos de forma lúdica e de forma mais complexa;

Discutir a relação existente entre a sistematização mais complexa do jogo e a necessidade de uma maior organização tática para sua prática.

Duração das atividades
1 aula de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O conceito de jogo e de esporte, utilizados na aula:  Jogo/Brincadeira ou esporte?

Estratégias e recursos da aula

Espaço: uma quadra ou pátio grande

Material: uma bola

Atividade 1:

Vivenciar o jogo “Queimada/o” ludicamente, de forma que somente algumas regras essenciais para a existência do jogo sejam estabelecidas. Como por exemplo: quem é queimado vai para o campo dos queimados atrás do campo da outra equipe, se queimou alguém nesse campo não pode voltar.

Vivenciar o jogo “Pique Bandeira” ludicamente, de forma que somente algumas regras essenciais para a existência do jogo sejam estabelecidas. Como por exemplo: deve-se pegar a bandeira da outra equipe e levá-la para o próprio campo; para impedir que a bandeira chegue ao campo do outro, a equipe que teve a bandeira roubada tenta “colar” quem está com esta. Faz ponto quem levar a bandeira do outro grupo para seu campo.  (aprox. 20 min.)

Atividade 2:

Vivenciar o jogo “Queimada” estabelecendo regras mais rígidas. Regras da queimada em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Queimada_%28jogo%29

Regras

Preparação

Cada equipe se coloca num campo, sendo que apenas um jogador de cada lado deverá se colocar atrás da linha de fundo do campo oposto sendo denominado de "reserva", que não pode "queimar" enquanto esta nesta função. Para decidir sobre a posse da bola e do campo, no início do jogo, esses dois jogadores virão colocar-se ao centro, entre os dois campos. Ocorre uma disputa de bola (um puxa de um lado e o outro do outro lado). Feito isso, voltam os jogadores aos seus lugares, entregando-se a bola para o reserva da equipe que a obteve, para começar a partida, que é iniciada ao sinal do professor.

Objetivo

O objetivo visado é fazer o maior número possível de prisioneiros em cada campo. Será vencedor, o grupo que, no fim de um tempo previamente determinado, fizer maior número de prisioneiros, ou então, aquele que aprisionar todos os jogadores da outra equipe.

Desenvolvimento

Ao sinal do professor, um jogador do grupo que ficou com a posse da bola tenta entregar a bola ao restante da sua equipe tendo como objetivo tentar queimar alguém da outra equipe. Se o conseguir sem que a bola seja agarrada antes de tocar no chão pelo jogador tocado ou por um companheiro do time dele, o jogador atingido é considerado prisioneiro e deve sair do seu campo, colocando-se no "cemitério", espaço posterior à linha de fundo. Feito o primeiro prisioneiro, o reserva volta ao seu campo para que tenha oportunidade de jogar também nesta posição. Atenção: quando o prisioneiro fica pela primeira vez com a bola, não pode "queimar" nenhum componente do outro time.

A bola que, depois de haver tocado em um jogador, rola ou salta pelo terreno, pode ser recolhida por qualquer jogador, para ser arremessada novamente. A bola pode, também ser recolhida por um prisioneiro da outra equipe, a quem, neste caso, se permite apanhá-la e atirá-la a um companheiro seu ou queimar. O mais recomendável é agarrar a bola quando arremessada, o jogador só é carimbado se a bola bater nele e cair no chão, do contrário, se o jogador for carimbado, a bola continuar no ar, e ele a agarrar, não será carimbado. Neste jogo, como se vê, a rapidez de ação e a cooperação entre os jogadores têm enorme importância.

(aprox. 20 min.)

Vivenciar o jogo “Pique Bandeira” com regras mais rígidas.

Regras do pique bandeira em:

http://www.appai.org.br/Jornal_Educar/jornal16/educacao_fisica/pique.htm

Pode ser considerado um jogo "oficial" no universo das brincadeiras infantis. Consiste em um jogo entre dois grupos, colocados inicialmente em campos iguais e distribuídos.

Os jogadores dispostos na metade "B" do campo têm que passar pela metade do campo "A" para alcançarem sua área livre, sem serem tocados pelos jogadores do outro grupo. O mesmo cabe ao time "A". Nas áreas livres, há uma bola, ou qualquer outro objeto, que serve como bandeira.

O jogador que chega à área livre deve trazer a bola até seu campo sem ser, novamente, tocado. Ao Cruzar a linha do meio-campo seguindo as regras, o grupo faz um ponto. Caso contrário, o jogador fica "colado", ou seja, paralisado no outro campo.

Regras principais :

1) o jogador "colado" deverá esperar que um companheiro livre o toque, possibilitando-lhe movimentar-se novamente.

2) o jogador "colado" com a bola nas mãos a entrega ao defensor do lugar onde foi pego ou a lança para um colega que se encontre na área livre, para que este tente passar com a bola.

( aprox. 20 min.)

Atividade 3:

Discutir as diferenças entre as vivências realizadas anteriormente. Perguntar aos alunos: Quais destes jogos demandaram uma organização maior para alcançar o objetivo final do jogo?  (destacar a importância da organização tática)

Avaliação

Realizar um mini-torneio dos jogos que têm as regras mais complexas e avaliar se os alunos compreenderam a necessidade de se organizar taticamente.

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