Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Conhecendo melhor alguns esportes: o Voleibol

 

30/11/2009

Autor y Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as características que fazem do Voleibol um esporte; verificar a origem do Voleibol; refletir sobre a mudança constante em suas regras como meio para transformá-lo em esporte espetáculo.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O conceito de esporte utilizado na aula “jogo, brincadeira ou esporte?”

Estratégias e recursos da aula

Espaço: uma quadra de voleibol ou espaço similar.

Material: uma bola de voleibol, uma câmara de bola de basquete, os postes para erguer a rede e a rede para a prática do voleibol.

Atividade 1

Reunir os alunos e perguntá-los: O que faz do voleibol um esporte?(espera-se que eles respondam que: a popularização do jogo em vários países, a uniformização das regras, a existência de campeonatos que utilizam as mesmas regras em qualquer lugar do mundo, a regulamentação do esporte pelas Confederações e federações). (aprox. 5 min.)

Atividade 2

Apresentar a origem do voleibol para os alunos e vivenciar o jogo como foi criado

 Usar o texto contido em:

 http://www.lnv.com.br/historia_volei.php

 como base para a aula .

Dinâmica do jogo: com 5 jogadores para cada lado,alguns autores falam em número ilimitado de jogadores; rede com 1,85 de altura; o jogo deveria consistir de nove pontos e iniciava com um saque e toques ilimitados; a bola (feita da  câmara de ar da bola de basquete )deveria ser batida com uma das mãos; o jogador que executava o saque precisava manter um pé sobre a linha de fundo ; duas tentativas de saque eram permitidas; marcava pontos apenas a equipe que estivesse sacando; a bola que tocasse na linha era considerada bola fora; um toque na rede executado pelos jogadores era também considerada bola fora; cada saque executado corretamente e que não fosse devolvido pela equipe adversária, contava um ponto para a equipe que estivesse sacando; se a bola tocasse um objeto fora da quadra, e voltasse para esta, o jogo prosseguia normalmente; era permitido um drible dentro do espaço de 1,20 metros da rede; todos os jogadores deveriam fazer um rodízio para que todos passassem pela zona de saque.

 (aprox. 20 min.)

Atividade 3

Jogar 1 set de voleibol usando as regras básicas , adaptadas,utilizadas antes da mudança de pontos do set de 15 pontos com vantagem para 25 pontos sem vantagem:

- sets de 15 pontos com vantagem, ou seja, só é conseguido o ponto se a equipe já estava sacando.

- não é permitido tocar com qualquer parte do corpo na rede;

- não existe líbero;

- não é permitido que o saque toque na rede.

- se o set empatar em 15 a 15 continua até haver uma diferença de dois pontos.

 - é permitido deixar a bola cair e tentar um novo saque se o arremesso para este tiver sido dado de forma incorreta. (aprox. 30 min.)

Atividade 4

Jogar 1 set de voleibol usando as regras atuais.

Ver as regras em:

http://www.cbv.com.br/newcbv/tecnico/index.asp

(aprox. 20 min.)

Atividade 5

Reunir os alunos e questioná-los: O voleibol nasceu como esporte?( espera-se que o aluno fale que não,uma vez que surgiu como opção para a prática lúdica, levando-se em consideração o texto base utilizado para contar a história do fenômeno) Por quê o Voleibol sofreu tantas mudanças ao longo dos anos? Levar os alunos a compreender que devido a grande popularidade do voleibol entre grupos de todas as faixas etárias, esse esporte passou a despertar o interesse da iniciativa privada, que passou a ver os atletas, os ginásios, enfim, tudo o que envolve esse esporte, como uma excelente vitrine para seus produtos e serviços. A partir do interesse da iniciativa privada em patrocinar equipes de voleibol, e das redes de comunicação em transmitir os jogos, estes passaram a ser transmitidos pela televisão e pelo rádio. Conseqüentemente a mídia também passa a influenciar nas alterações das regras do voleibol, na medida em que os jogos entre equipes de um nível técnico equilibrado vinham tendo a duração de 2 a 3 horas, o que desencorajava a cobertura pela TV e pelo rádio, devido à impossibilidade de prever a duração de uma partida.

( fonte: http://www.lnv.com.br/historia_volei.php )

(aprox.10 min.)

Avaliação

Pedir aos alunos que façam uma redação contando a história do voleibol relacionando as mudanças nas regras a partir da influência da mídia.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.