30/11/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Identificar as características que fazem do Voleibol um esporte; verificar a origem do Voleibol; refletir sobre a mudança constante em suas regras como meio para transformá-lo em esporte espetáculo.
O conceito de esporte utilizado na aula “jogo, brincadeira ou esporte?”
Espaço: uma quadra de voleibol ou espaço similar.
Material: uma bola de voleibol, uma câmara de bola de basquete, os postes para erguer a rede e a rede para a prática do voleibol.
Atividade 1
Reunir os alunos e perguntá-los: O que faz do voleibol um esporte?(espera-se que eles respondam que: a popularização do jogo em vários países, a uniformização das regras, a existência de campeonatos que utilizam as mesmas regras em qualquer lugar do mundo, a regulamentação do esporte pelas Confederações e federações). (aprox. 5 min.)
Atividade 2
Apresentar a origem do voleibol para os alunos e vivenciar o jogo como foi criado
Usar o texto contido em:
http://www.lnv.com.br/historia_volei.php
como base para a aula .
Dinâmica do jogo: com 5 jogadores para cada lado,alguns autores falam em número ilimitado de jogadores; rede com 1,85 de altura; o jogo deveria consistir de nove pontos e iniciava com um saque e toques ilimitados; a bola (feita da câmara de ar da bola de basquete )deveria ser batida com uma das mãos; o jogador que executava o saque precisava manter um pé sobre a linha de fundo ; duas tentativas de saque eram permitidas; marcava pontos apenas a equipe que estivesse sacando; a bola que tocasse na linha era considerada bola fora; um toque na rede executado pelos jogadores era também considerada bola fora; cada saque executado corretamente e que não fosse devolvido pela equipe adversária, contava um ponto para a equipe que estivesse sacando; se a bola tocasse um objeto fora da quadra, e voltasse para esta, o jogo prosseguia normalmente; era permitido um drible dentro do espaço de 1,20 metros da rede; todos os jogadores deveriam fazer um rodízio para que todos passassem pela zona de saque.
(aprox. 20 min.)
Atividade 3
Jogar 1 set de voleibol usando as regras básicas , adaptadas,utilizadas antes da mudança de pontos do set de 15 pontos com vantagem para 25 pontos sem vantagem:
- sets de 15 pontos com vantagem, ou seja, só é conseguido o ponto se a equipe já estava sacando.
- não é permitido tocar com qualquer parte do corpo na rede;
- não existe líbero;
- não é permitido que o saque toque na rede.
- se o set empatar em 15 a 15 continua até haver uma diferença de dois pontos.
- é permitido deixar a bola cair e tentar um novo saque se o arremesso para este tiver sido dado de forma incorreta. (aprox. 30 min.)
Atividade 4
Jogar 1 set de voleibol usando as regras atuais.
http://www.cbv.com.br/newcbv/tecnico/index.asp
(aprox. 20 min.)
Atividade 5
Reunir os alunos e questioná-los: O voleibol nasceu como esporte?( espera-se que o aluno fale que não,uma vez que surgiu como opção para a prática lúdica, levando-se em consideração o texto base utilizado para contar a história do fenômeno) Por quê o Voleibol sofreu tantas mudanças ao longo dos anos? Levar os alunos a compreender que devido a grande popularidade do voleibol entre grupos de todas as faixas etárias, esse esporte passou a despertar o interesse da iniciativa privada, que passou a ver os atletas, os ginásios, enfim, tudo o que envolve esse esporte, como uma excelente vitrine para seus produtos e serviços. A partir do interesse da iniciativa privada em patrocinar equipes de voleibol, e das redes de comunicação em transmitir os jogos, estes passaram a ser transmitidos pela televisão e pelo rádio. Conseqüentemente a mídia também passa a influenciar nas alterações das regras do voleibol, na medida em que os jogos entre equipes de um nível técnico equilibrado vinham tendo a duração de 2 a 3 horas, o que desencorajava a cobertura pela TV e pelo rádio, devido à impossibilidade de prever a duração de uma partida.
( fonte: http://www.lnv.com.br/historia_volei.php )
(aprox.10 min.)
Pedir aos alunos que façam uma redação contando a história do voleibol relacionando as mudanças nas regras a partir da influência da mídia.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!