03/12/2009
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Com esta aula, os alunos poderão identificar os principais tipos de passes no handebol.
Identificar as situações de jogo em que os passes deverão ser utilizados.
Aplicar em seus alunos o plano de aula “Handebol (viajando na história)”.
O professor deverá perguntar aos alunos se eles conhecem algum tipo de passe (quais?) forma de realizar?
Previamente o professor deverá imprimir ou escrever os nomes dos passes em letras bem grandes, em folhas de oficio ou cartolinas. Se algum aluno citar o nome de algum passe o professor deverá colocar ou colar a folha com o nome dito no chão e realizar uma demonstração de como se realiza esse passe. À medida que a explicação for acontecendo os outros nomes também deverão ser colados no chão e demonstrados.
Quais são os passes:
Passes acima do ombro: podem ser realizados em função da trajetória da bola para frente ou oblíquo.
Passes em pronação: lateral e para trás.
Passes por de trás da cabeça: lateral e diagonal.
Passes por de trás do corpo: lateral e diagonal. Passe para trás: na altura da cabeça com extensão do pulso.
Passe quicado: quando a bola toca o solo uma vez antes de ser recepcionado pelo companheiro, nesse tipo de passe a bola é atirada ao solo em trajetória diagonal.
O mais utilizado é o passe acima do ombro como no exemplo:
Por cima do ombro
http://www.efdeportes.com/efd93/handeb02.gif
Outros exemplos:
http://i29.tinypic.com/2vimu5k.jpg
É interessante saber que poderão existir outras classificações relacionadas a nomenclaturas dos passes, segundo outros autores e escolas internacionais de handebol.
Logo após este primeiro momento, o professor deverá perguntar aos alunos qual a forma mais comum de realizar os passes e tentar aponta as principais dificuldades de execução.
Atividade 2
O professor deverá colocar os alunos em duas colunas de forma a trocarem passes de forma livre.
Se o professor possuir uma grande quantidade de bolas, o exercício poderá ser realizado em duplas, se não, o professor poderá formar filas atrás das colunas e os alunos deverão revezar durante o exercício.
Atividade 3
Logo após o primeiro exercício o professor deverá cobrar que realizem o passe por cima do ombro, mas de forma direta.
Depois realizar o passe por cima do ombro, mas quicando a bola uma vez antes de chegar ao colega.
Os alunos deverão cumprir todos os movimentos de passes citados.
Atividade 3
Montar grupos de 3 alunos. Um dos alunos será o marcador e os outros dois deverão trocar passes.
Se o marcador pegar a bola troca de lugar com o outro aluno.
Somente poderá ser utilizado o tipo de passe indicado pelo professor.
Deste modo, os alunos identificarão que os principais tipos de passes são realizados em função de como ele esta sendo marcado durante o jogo.
Para a avaliação o professor deverá perguntar aos alunos se eles compreenderam as formas de passes existentes e suas formas de execuções.
O professor deverá verificar com os alunos, se eles identificam situação de jogo cada passe será mais executado.
Quatro estrelas 9 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/07/2012
Cinco estrelasObrigado pelas publicações de todos vcs
03/05/2012
Três estrelasgostei mas tentem colocar videos dos exercicios que fica bem mais facil para ensinarmos
22/03/2012
Cinco estrelasmuito legalllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll
12/09/2011
Cinco estrelasmuityo bom me ajudou muito, adoraria conhecer esse professor.
30/04/2011
Quatro estrelasbom muito legal me ajudou mais eu não achei o passe quicando !!!!
26/02/2011
Três estrelasA aula é boa, gostei prque assim eu posso vir aqui e planejar aulas e tal, bem bacana !
03/11/2010
Quatro estrelasmuito bom .,.,.,.
22/05/2010
Cinco estrelasmuito boa
24/03/2010
Quatro estrelasbem legal esse sit!!!!