Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogos de sentido na lingagem: ler e escrever para além da escola

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
Liliane Gomes Falcão
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

EDNA SANTANA DE MAGALHÃES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir desta aula, o aluno poderá aprender a:

1) realizar a transposição de gênero - retextualização partindo de um elemento constante do texto de origem;

2) produzir textos explorando a capacidade criadora, realizando construções lógico-semânticas;

3) estabelecer relações extra-textuais;

4) explorar as possibilidades de ressignificação das palavras;

5) reconhecer a intencionalidade na utilização das palavras, identificando recursos como: ambiguidade, trocadilho, duplo sentido.

Duração das atividades
Aproximadamente 5 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, converse com seus alunos a respeito de paródia, veja quais são os conhecimentos que eles têm a respeito do assunto. A atividade que será desenvolvida em muito se aproxima da paródia. Se julgar necessário, solicite uma pesquisa prévia ou selecione exemplos de paródias e releituras de textos diversos e solicite aos alunos que comentem suas percepções.

Trabalhe também os conceitos de ambiguidade, trocadilhos e duplo sentido. Há um video que ilustra muito bem essa discussão e que, certamente, será uma ótima ferramenta na definição de tais conceitos.    http://www.youtube.com/watch?v=4_0VoMfQXPY   (acesso em 07/12/2009)

Utilize ainda as charadas entituladas "Qual o nome do filme?" - link:  http://www.osvigaristas.com.br/charadas/filme/     (acesso em 07/12/2009) para explorar a utilização da palavra em outro contexto e ainda, para direcionar o trabalho escrito.

Estratégias e recursos da aula

Professor, procure criar um ambiente de expectativa acerca deste trabalho. Os textos abordados, bem como a proposta de produção textual é bastante estimulante. Instigue a curiosidade dos alunos a respeito de filmes, procure saber se eles assistem filmes, se conhecem bastante a respeito, quais gêneros eles privilegiam (comédia, comédia-romântica, romance, terror, suspense, drama, aventura...). Peça a eles que pesquisem e tragam sinopses de filmes que já assistiram ou até mesmo produzam um breve resumo de algum filme do qual gostaram.

Para quem não tem hábito de ir a cinemas, peça que pesquisem em jornais e revistas os filmes em carataz ou que vá a um cinema...

Se isso tudo não for possível, leve você mesmo os jornais e revistas para a sala de aula.

1ª aula (50 minutos) - conversando sobre os filmes 

Professor, sugerimos que, inicialmente, você prepare o ambiente a ser trabalhado. Na maioria das locadoras você poderá ter acesso (gratuito) aos cartazes dos filmes mais antigos. Procure decorar a sala com esses cartazes e, se possível, cubra o título do filme e veja se os alunos conseguem identificá-los.

Esta aula consiste em identificar quais os interesses apresentados pelos alunos. Como as turmas, normalmente, são bastante heterogêneas, há a possibilidade de encontrarmos várias sinopses diferentes.

Os alunos tentarão identificar os filmes. Peça a eles que selecionem um cartaz cujo título eles não conseguiram identificar.

Explicite o gênero sinopse ( traga exemplos, se possível o próprio box de dvd de alguns filmes), peça aos alunos que procurem caracterizar esse gênero elencando os elementos que são comuns nos textos.

2ª aula (120 minutos) - trabalhando com títulos específicos

Professor, trabalhe com os seguintes cartazes e suas respectivas sinopses:

Fonte:

http://2.bp.blogspot.com/_Mq8Q02e-weU/SHbVLvXLUjI/AAAAAAAABmk/NA_iZK1lKRA/s400/007-o-Espi%C3%A3o-que-me-amava.jpg     [Acesso em 18/11/2009]

Sinopse: A Inglaterra descobre que alguém sabe como rastrear um submarino submerso e está oferecendo esta tecnologia para quem pagar mais alto. Uma crise internacional tem início quando um submarino com dezesseis mísseis nucleares desaparece, enquanto fazia uma patrulha. O agente secreto 007 (Roger Moore) é incumbido de investigar o caso e recuperar as ogivas, antes que sejam disparadas, e para isto recebe a ajuda de uma bela e sensual agente soviética (Barbara Bach).

Fonte:  www.maiscinema.org/filme_ficha.php?id=1383 [Acesso em 18/11/2009]

Fonte:

http://www.jafilmes.com/site_2008/filmes/filmes_h/hulk2/fotos_hulk2/cartazes_hulk2/hulk2_poster01.jpg [Acesso em 18/11/2009]

SINOPSE
Depois de participar de uma experiência científica que deveria gerar supersoldados, o cientista Bruce Banner passa a se transformar em uma criatura gigantesca e com força sobre-humana quando seu s batimentos cardíacos aumentam muito. Procu rado pelas autoridades que conduziam esses t estes, Banner tenta ac har a cura para seu es tado, até que seu rast ro é descoberto. Decid ido a encontrar-se com outro cientista que t enta ajudá-lo, o prota gonista decide que é h ora de voltar para casa.

Fonte: http://cinema.uol.com.br/filmes/o-incrivel-hulk-2008.jhtm [Acesso em 18/11/2009]

Fonte: http://www.adorocinema.com/old_media/filmes/outra-face/outra-face-poster04.jpg [Acesso em 18/11/2009]

Sinopse
Sean Archer (John Travolta) é um agente do FBI que vê o seu filho ser morto por Castor Troy (Nicolas Cage), um terrorista psicopata.
Durante muito tempo o agente tenta capturá-lo e, quando finalmente consegue, descobre que uma grande bomba está colocada num centro cheio de gente, em Los Angeles, que por obra do assassínio, logo de seguida, entra num coma profundo.< br />Assim, Sean Arc her, utilizando uma nova técnica revolucionária, troca de rosto com Castor Troy, para conseguir através do seu irmão (Alessando Nivola) a localização da bomba. Mas o criminoso sai do coma, e vai em busca da familia do agente, fazendo-se passar por ele.

Fonte: http://www.listadefilmes.com/filme/a-outra-face-faceoff/ [Acesso em 18/11/2009]

null

Fonte: http://www.bocadoinferno.com/romepeige/novosfilmes/piratas/cartaz1.jpg [Acesso em 18/11/2009]

Sinopse

Lorde Cutler Beckett (Tom Hollander) e sua Companhia das Índias Orientais assumiram o controle do navio fantasma Flying Dutchman. Sob o comando do almirante James Norrington (Jack Davenport), saem matando piratas. Para salvar a pele dos que restam, Will Turner (Orlando Bloom), Elizabeth Swann (Keira Knightley) e o capitão Barbossa (Geofrey Rush) precisam reunir os Nove Lordes da Corte da Irmandade para tentar derrotar Beckett. O último que falta é Jack Sparrow (Johnny Depp), que está preso no baú de Davy Jones (Bill Nighy). Para salvar Sparrow, eles viajam até Cingapura e enfrentam o pirata Sao Feng (Chow Yun-Fat) para recuperar os mapas que os levarão ao fim do mundo, onde está o último dos nobres.

Fonte:  http://www.cyberdvdijui.com.br/index.php?i=filme&id=8 [Acesso em: 18/11/2009]

Fonte:  http://agrandearte.files.wordpress.com/2009/04/1245087915_janelaindiscretaposter05.jpg [Acesso 18/11/2009]

Sinopse: Em Greenwich Village, Nova York, L.B. Jeffries (James Stewart), um fotógrafo profissional, está confinado ao seu apartamento por ter partido a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido.

Fonte: http ://www.passeiodasestrelas.com/2008/10/05/filmo grafia-de-grace-kelly/ [Acesso: 18/11 /2009]

Fonte: http://losolvidados.ap ostos.com/gonewiththewind.jpg [Acesso em 18/11/2009]

Sinopse: Durante a Guerr a Civil Americana, quando fortunas e famílias foram destruídas, um cínico aventureiro e uma determinada jovem que foi duramente atingida pela guerra se envolvem numa relação de amor e ódio. Com Clark Gable, Vivien Leigh e Olivia de Havilland no elenco. Vencedor de 10 Oscars.

Fonte: http://www.cinemaevideo.com.br/v2/?pid=inc/inc_conteudo.php&id_grupo=31&id_conteudo=1585 [Acesso em: 18/11/2009]

Fonte: http://media.photobucket.com/image/cartazedwardmaosdetesoura/bydanger/edward-maos-de-tesoura-poster02.jpg [Acesso em 18/11/2009]

Sinopse: Peg Boggs (Diann e Wiest) é uma vended ora da Avon que acidentalmente descobre Edward (Johnny Depp), um jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha e que na verdade foi criado por um inventor (Vincent Price), que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos, mas ele dá vazão à sua solidão interior ao podar a vegetação em forma de figuras ou esculpir lindas imagens no gelo. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e, se é amado por uns, é perseguido e usado por outros.

Fonte: http://www.mwbra.com/edward-maos-de-tesoura [Acesso em 18/11/2009]

Fonte: http://www.julianohartz.com.br/img/diabo-veste-prada.jpg [Acesso em 18/11/2009]

Sinopse: Uma repórter vai fazer uma entrevista de emprego de secretária sem saber que está se candidatando a trabalhar para Miranda Priestly, a megera que dita as regras da moda para o mundo todo.

Fonte: http://cinemassoto.wordpress.com/2008/04/24/o-diabo-veste-prada/ [Acesso em: 18/11/2009]

Professor, solicite que os alunos, em duplas ou grupos, analisem as sinopses e façam a classificação do gênero (comédia, drama, suspense...) Em seguida, solicite que eles apresentem suas conclusões para o restante da turma. Compare as respostas, observe a pertinência delas.

3ª aula (120 minutos) - trabalhando com uma proposta de releitura

Professor, nesta aula trabalharemos com uma proposta de retextualização dos cartazes já trabalha dos em sala. O material aqui exposto trata-se de uma campanha publicitária da Hortifruti, uma empresa que repre senta a maior rede brasileira de comercialização de hortifrutigranjeiros e que representa hoje, uma referência no que diz respeito  ao conceito de vida saudável. Seria de muita importância o trabalho de análise focado na proposta da empresa, ressaltar a seriedade com a qual os textos foram desenvolvidos. Direcione a análise dos elementos constituintes do texto fazendo a ligação com os cartazes e com as sinopses. Evidencie nessa análise o estabelecimento de uma identificação com os textos-base. Analise os recursos gráficos, a exploração das cores, as informações contidas nos slogans, a diagramação, explorando todos os elementos juntamente com os alunos a fim de que eles "treinem" o olhar.  Para isso, utilize o projetor de imagem. Caso não seja possível, trabalhe com transparências ou cópias xerográficas coloridas (a cor é importante dentro do objeto a ser analisado). Aproveite este momento para tomar nota das observações (já é um recurso que poderá ser utilizado na avaliação). Estimule os alunos a fazerem uma leitura comparativa entre o cartaz original, a sinopse e a proposta da empresa.

 undefined

undefined

undefined

undefined

undefined

undefi
        
            ned

undefined

Fonte: recebi estas imagens por e-mail, mas no site de pesquisa www.google.com.br é possível encontrar imagens. Basta pesquisar imagens, digitando no espaço de pesquisa a palavra hortifruti.

Endereços de alguns sites: http://www.tugare.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/05/hortifruti_todos.jpg              (acesso em 05/12/2009)

                                       http://inusitatus.blogtv.uol.com.br/img/Image/Inusitatus/2008/Junho/hortifruti_2.jpg        ( acesso em 05/12/2009)

                                       http://img.blogs.abril.com.br/1/i10as/imagens/hortifruti1.jpg                                          ( acesso em 05/12/2009)

4ª aula (120 minutos) - explorando reescritas

Professor, divida a classe em grupos de até cinco alunos. Proponha que eles elaborem uma campanha explorando outros títulos de filmes. Selecione material suficiente para eles trabalharem (cópias de cartazes de filmes e sinopses). Se quiser deixar livre a escolha, solicite que o material seja providenciado previamente.

Proponhaaos grupos que elaborem uma reescrita d os cartazes que eles têm em mãos, simulando um produto ou empresa específicos. Ressalte que, na reescrita apresentada anteriormente, os textos foram compostos na temática dos hortifruti. Você poderá direcionar esse trabalho determinando o objeto de escrita, ou s eja, delimitando o assunto, porém correrá um risco de podar a criatividade do grupo. Solicite aos grupos que preparem um esboço e o apresentem antes de elaborarem a versão final.

5ª aula (120 minutos) - encerrando os textos

De posse dos ra scunhos, discuta com cada grupo o processo de composição do texto  (outro momento importante para você avaliar). Aqui será possível orientar, avaliar o processo. Reserve este momento para os ajustes finais e reescritas dos textos.

5ª aula (50 minutos) - divulgando os textos

Professor, exponha os textos. Escolha o veículo (blog, jornal, revista, mural etc)  e divulgue o trabalho.

Recursos Complementares

Professor, leia um artigo produzido por estudantes universitários sobre os jogos de sentido que a Hortifruti usa em seus anúncios. Isso te dará mais elementos para subsidiar a discussão sobre os elementos gráficos, gramaticais e não gramaticais usados. Dependendo do nível de habilidade linguística dos seus alunos, esse pode ser um texto a ser discutido, após o primeiro contato deles com as sinopses e as capamnhas realizadas pela Hortifruti. Experimente, ainda, pedir uma análise após a leitura deste texto: http://www.alb.com.br/anaisjornal/jornal4/comunicacoesPDF/25_imprescindivelFLAVIOCASTRO.pdf (Acesso em 06/12/2009). 

Outros textos para a leitura do professor: http://www.filologia.org.br/iiijnlflp/textos_completos/pdf/A%20paródia%20publicitária%20à%20luz%20da%20semiolingüística%20-%20ADRIANO.pdf (Acesso em 06/12/2009).

Campanhas publicitárias http://www.youtube.com/watch?v=HQ0PA4fT8RY (acesso em 06/12/2009).

http://www.mppublicidade.com.br/ (Acesso em 06/12/2009). Nesse site você pode encontrar vários exemplos de campanhas publicitárias construídas a partir dos jogos de sentido. Um exercício muito interessante para você e seus alunos. 

Avaliação

Professor, avalie todo o processo, observe as inferências e construções elaboradas pelo aluno no momento da análise dos textos, a pertinência contida nas intervenções e nos textos elaborados (tanto orais, quanto escritos) sugeridos nas aulas 3 e 5.

Observe ainda a participação e o envolvimento do aluno e concentre sua análise na produção final. Observe se o aluno conseguiu estabelecer relações lógico-semânticas, se as construiu autonomamente e com coerência. Selecione os conteúdos gramaticais e de estruturação textuais que precisam ser retomados e trabalhe-os, dando mais sistematização ao uso e enfatizando as diferentes possibilidades desse uso. Um exercício interessante é organizar os alunos em grupo e propor a reflexão desses pontos de estudo: o que sabem? o que precisam aprimorar? como isso poderá ser feito? que estratégias de ensino, de condutas pessoais devem ser acionadas para melhorar a escrita e a leitura individual? 

Envolver os alunos nas decisões do trabalho pedagógico pode ser uma boa estratégia para cooptar a atenção e a participação de todos no desenvolvimento das habilidades de letramentos deles. No Portal do Professor, você encontrará várias sugestões de como trabalhar os conteúdos em que seus alunos precisam desenvolver proficiência. Quanto mais interessantes as suas propsotas de ensino, melhores resultados você alcançará com sua turma.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • deisi, Colégio Estadual General Osório , Bahia - disse:
    deisipedreira@hotmail.com

    23/05/2013

    Cinco estrelas

    Aula densa e completa . Envolveu vários recursos para assegurar a atenção e desenvolvimento para cada aluno, até para os que necessitam de mais sacudidas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.