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BIBLIOTECA

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno irá exercitar habilidades de leitura, interpretação de texto e expressão de idéias. Além disso, será desafiado a usar diferentes estratégias de reconto.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética, capacidade de leitura e interpretação de texto.

Estratégias e recursos da aula

A atividade proposta visa estimular a leitura e o uso da biblioteca de sala e/ou da escola. Além deste estímulo teremos algumas estratégias de registro das leituras e assim estaremos desenvolvendo a capacidade de representação de idéias, interpretação, fluência da leitura, entre tantas outras.

Para que tudo isso aconteça será preciso destinar em sua rotina semanal um dia e horário especifico para desenvolvimento desta atividade. Recomendo que este tempo seja de aproximadamente 50 minutos.

Atenção, a seqüência ora apresentada não pretende que o hábito de leitura e uso da biblioteca, na escola seja cultivado somente uma vez por semana, por 50 minutos. A intenção é não só de ampliar, mas diversificaras experiências de leitura de registros relacionados a este momento. Assim, esta é apenas uma estratégia.

1 – Uma vez definido o dia e o horário, inicie sempre esta atividade com uma contação de história. É fundamental, que escolha o livro com antecedência e faça uma leitura a fim de verificar vocabulário, temática abordada e também sua desenvoltura para contar a história de um modo envolvente que cative a atenção e interesse do grupo. Este momento pode variar também por ser uma poesia a ser recitada, ou uma canção suave e tranqüila. No exercício de contar, além de ler, você poderá “decorar” e recontar do seu jeito, e ainda, se tiver interesse e habilidade poderá usar também fantoches e outros objetos.

É importante, que a contação aconteça em uma dinâmica diferente das demais atividades de sala de aula. Então, você pode usar a biblioteca, pode sair de sala e ir para sombra de uma árvore, ou mesmo apagar a luz da sala e sentar em roda ou conforme as crianças sentirem-se mais à vontade. Pode ainda, fazer um pouco de tudo, sendo cada dia de um jeito.

Após este momento, as crianças devem ter um tempo para escolher os livros que quiserem. Estes devem estar acessíveis, quanto à disposição, mas também à faixa etária. No momento da escolha, você poderá sugerir/ indicar autores e/ou livros. Mas, evite estabelecer e “obrigar” a leitura de um livro específico. É importante que o livro, as histórias e estes contatos aconteçam de forma sedutora. Uma vez escolhido o livro a criança pode se organizar, no chão ou como achar melhor para iniciar sua leitura.

2 – Todos deverão ter conhecimento que o livro será emprestado para o término da leitura em casa, e na seqüência haverá a possibilidade de uma apresentação que poderá acontecer em diversas modalidades conforme um sorteio.

Imagine que o dia estabelecido para esta vivência seja toda sexta-feira. Toda semana, a criança deverá levar um livro para casa e ler. Na segunda-feira você professor(a) sorteará uma (ou mais) criança(s) e uma atividade relacionada ao livro para ser apresentada na sexta-feira (desta mesma semana). Veja que será um ciclo. Todos levam na sexta-feira, na segunda é definido quem fará apresentação e que tipo de apresentação e finaliza novamente na sexta-feira quando todos apreciam a apresentação do(s) colega(s).

A finalidade, não é fazer da leitura uma obrigação ou algo que implica em uma avaliação severa ou coisa similar. O objetivo além de ampliar os tempos e momentos de leitura é colaborar para que a criança crie estratégias de compreensão e representação do material lido. Desse modo, exercitamos também sua criatividade e expressão. Ressalto assim, que a atividade a ser proposta como apresentação deve evitar ser de caráter enfadonho e ainda, se assim julgar pertinente, que caso a criança sorteada não queira apresentar que se sinta à vontade para manifestar, de modo que não será penalizada. Contudo, adianto que o desejo e euforia em participar na maioria das vezes é carregado de muito empenho e entusiasmos.

Lembre-se de comunicar a família sobre a organização desta atividade. E anote na agenda da criança quando ela for sorteada.

3 – Organize então as possíveis formas de apresentação a ser sorteada. Verifique algumas alternativas:

- fazer um cartaz divulgando o livro lido;
- recontar a história usando apenas ilustração;
- trazer informações do autor da história;
- escrever um convite, que estimule a turma e conhecer e ler este livro;
- recontar a história (em poucas palavras, como um resumo)
- escolha junto com sua família uma forma criativa de apresentar o livro;

Não se preocupe se algumas orientações ficarem repetidas, a variedade de histórias certamente fará o momento ser bem instigante para as crianças.

Então, você precisa organizar duas caixinhas ou saquinhos um para constar o nome dos alunos e outro para as atividades que deverá desenvolver e apresentar após a leitura do livro.

Se preferir poderá sortear somente a criança que fará a apresentação e deixar a critério da criança e família a forma de apresentação. Contudo, penso ser fundamental, orientar e apoiar a família em atividades desta natureza.

Avaliação

Com esta atividade você poderá avaliar o interesse de cada criança pela leitura. Devemos estar atentos, pois atividades desta natureza possibilitam uma avaliação extensa, e entre tanto vamos destacar a necessidade de observar, os resultados quanto a desenvoltura e entonação para leitura, as contribuições da leitura para criatividade em situações de escrita e conhecimento quanto ao conteúdo de um modo geral e também no que diz respeito ao vocabulário. Por fim, cito ainda a repercussão do hábito de ler para uma escrita coerente e ortográfica.

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